Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO RAULE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO RAULE DE SOUSA
DATA : 23/01/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO:

CIRCULAÇÃO TEXTUAL/DISCURSIVA SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE: POTENCIALIDADES PARA A ESCRITA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Texto Acadêmico; Ensino de Ciências; Gênero; Análise do Discurso Crítica


PÁGINAS: 103
RESUMO:

A tese desenvolvida na presente pesquisa objetivou identificar valorações dos textos circulantes em projetos institucionais da universidade como potencialidades discursivas à prática de ensino de linguagem na formação de professores de Ciências. Voltados para a temática de relações de gênero e diversidade sexual, a submissão e realização de propostas que atendam a essa demanda tem se tornado recorrente e gerado materialidades textuais/discursivas que podem ser tomadas como motivações de debates e geração de argumentos em atividades alocadas na disciplina de produção textual acadêmica. Nesse aspecto, a pesquisa se deu a partir da identificação de projetos com foco nas temáticas supracitas no âmbito da universidade, listagem das produções textuais geradas a partir do desenvolvimento das atividades das referidas ações e, finalmente, mapeamento das discussões presentes nas materialidades textuais/discursivas circulantes nos projetos sob a ótica da Análise do Discurso Crítica (ADC) por meio da afinação das seguintes categorias de análises: Representação de Atores Sociais, Interdiscursividade, Lexicalização e Metáforas. Cada categoria foi elencada a partir do corpus composto pelos textos produzidos no cerne de nove (9) projetos e agrupados da seguinte forma: Projetos 1, 2, 8, 9 (P1, P2, P8 e P9); Projetos 3, 4 e 5 (P3, P4 e P5); Projetos 6 e 7 (P6 e P7).  No total, foram analisados 9 textos distribuídos conforme os gêneros discursivos a seguir: 6 (seis) artigos científicos (P1, P2, P4, P6, P8 e P9); 1 (um) capítulo de livro (P3); 1 (uma) mesa redonda (P7); 1 (um) podcast (P5).  Considerando que a ADC preza pela elaboração da conjuntura social e cultural dos problemas sociais presentes nos textos analisados, em perspectiva de Análise Discursiva Textualmente Orientada (ADTO), foram apontadas as seguintes contextualizações: Interseccionalidade entre classe social, gênero, maternidade e classe trabalhadora na universidade, na análise 1 (A1); Interseccionalidade com foco nas questões de racismo e lgbtfobia (A2); Relações de gênero, violência e mulheres na Ciência, na análise 3 (A3) e, por fim, Educação Sexual, Currículo e Territorialidade na análise 4 (A4). Os resultados sinalizam para possibilidades didático-pedagógica de inserção da referida temática nas produções textuais no Ensino Superior na formação em Ciências Naturais focando a linguagem. Além disso, docentes de Ciências  poderão conduzir discussões sobre a temática dentro do escopo da educação em Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) por meio de Questões Sociocientíficas (QSC). O indicativo preponderante e inovador da pesquisa reside na disponibilidade dessas discussões e análises como potencialmente válidas às propostas de ensino de produção textual acadêmica subsidiando práticas pedagógicas em diálogo com as demais áreas do conhecimento, sobretudo, tendo a linguagem como contributo à formação cidadã de sujeitos críticos e engajados, desafiando-se ao compromisso de mudanças sociais no que tange às opressões e violências de gêneros tanto na universidade quanto na Educação Básica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2546184 - ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS
Interno(a) - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA
Interno(a) - 1120572 - JENNER BARRETTO BASTOS FILHO
Externo(a) à Instituição - EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL - UFRPE
Externo(a) à Instituição - REGINALDO FERREIRA DOMINGOS - UFCA
Notícia cadastrada em: 22/12/2023 13:38
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 04/05/2024 06:50