LETRAMENTO CIENTÍFICO-DIGITAL E A FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
letramento científico, cultura digital, formação de professores, licenciatura, Ciências Biológicas.
Apesar da tecnologia sempre ter estado presente na educação e na ciência, hoje se vive uma era tecnológica diferente, a era da cultura digital. Ser professor nesse tempo tem se mostrado bem mais complexo do que se podia imaginar. Pensar a formação de professores de Ciências e Biologia para atuar em um contexto social que carece do letramento científico-digital é uma iniciativa relativamente recente, e que, portanto, necessita de mais estudos e investigações. Desse modo, propõe-se um estudo que investigue elementos relevantes para a formação inicial de professores de Ciências Biológicas para o uso didático-pedagógico das tecnologias digitais em suas práticas de ensino, bem como potencializar o letramento científico em seus processos educacionais. Logo, buscou-se investigar como o letramento científico-digital se apresenta e é construído na formação docente no contexto de Licenciaturas em Ciências Biológicas. Como espaço e grupos de pesquisa se apresentam os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de instituições públicas do estado de Alagoas que estão em funcionamento. O contexto da pesquisa se desenvolveu em quatro etapas: Revisão Sistemática de Literatura (RSL), pesquisa documental sobre os PPC das Licenciaturas, pesquisa documental sobre a transformação de um curso desde sua criação e pesquisa de levantamento com docentes coordenadores desses cursos. Esta coleta de informações permitiu obter as compreensões acerca do letramento científico-digital e de seu desenvolvimento no contexto da formação inicial docente dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, e o mapeamento das práticas realizadas e vivenciadas nesse contexto. Destaca-se a necessária formação docente para o desenvolvimento dessa temática, de maneira a superar a visão tecnicista e instrumental, mediante a apresentação de algumas possibilidades de contribuição das tecnologias digitais para suprir necessidades e limitações identificadas a partir deste estudo. Neste sentido, esta pesquisa encontra-se relacionada às perspectivas didáticas, metodológicas e científicas da área de Ensino quando propõe o ato de pensar a ressignificação da formação inicial de professores de Ciências e Biologia para uma educação contemporânea, por meio da interação entre a cultura digital e o letramento científico.