DE VOLTA AO PASSADO: narrativas dos egressos de um mestrado profissional em ensino, identidade e saberes docentes
Formação Docente. Identidade Profissional. Ensino de Ciências e Matemática.
A presente pesquisa surge da necessidade de compreender os impactos da formação proporcionada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na vida profissional e pessoal de seus egressos, frente à ausência de estudos específicos sobre essa temática. O problema identificado reside na lacuna de investigações que abordem as contribuições dos saberes adquiridos no PPGECIM para a formação identitária e prática pedagógica dos egressos após a conclusão do curso. Nesse contexto, os objetivos da pesquisa são elucidar as contribuições e mudanças geradas nos egressos do PPGECIM em sua formação identitária e saberes docentes, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Para alcançar esses objetivos, a metodologia adotada é qualitativa, utilizando narrativas dos egressos por meio de entrevistas e questionários online. Os dados coletados serão analisados seguindo as etapas de compilação, descrição, recomendação, interpretação e conclusão, utilizando a Análise Temática para identificar padrões nos discursos dos participantes. Os resultados esperados abordarão os saberes adquiridos no PPGECIM, os impactos desses saberes na prática profissional dos egressos e as contribuições do programa para a formação da identidade profissional. Esses resultados serão triangulados com teorias e perspectivas dos próprios egressos, oferecendo uma compreensão aprofundada dos processos de formação e aprendizado proporcionados pelo programa. As considerações finais sintetizarão as principais descobertas e apontarão perspectivas para estudos futuros, visando contribuir para a valorização e fortalecimento do PPGECIM na promoção de uma educação de qualidade e para a compreensão dos fenômenos relacionados à formação identitária e saberes docentes dos profissionais da educação.