Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA
DATA : 29/04/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

AS ESPECIFICIDADES DAS SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVO COM TEMAS BIOLÓGICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências;Ensino de Ciências por Investigação; Temas da Biologia



PÁGINAS: 108
RESUMO:

O ensino de ciências, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desempenha um papel importante na formação de cidadãos ativos e críticos, despertando o interesse e a curiosidade pelos fenômenos naturais e o ambiente que os cerca. Dentro do amplo espectro das ciências, os temas biológicos se destacam por sua capacidade de fomentar habilidades essenciais nos estudantes, tais como observação, questionamento e investigação, graças às suas especificidades. Nesse sentido, compreendemos que o trabalho com temas biológicos desde os primeiros anos é fundamental para que os estudantes desenvolvam conhecimentos cie ntíficos e habilidades de observação e questionamento sobre o mundo. Uma das possibilidades de incluir essas características é adotar a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) por meio das Sequências de Ensino Investigativo durante as aulas, colocando o aluno como parte principal do processo de ensino, estimulando sua participação na construção do conhecimento. Diante disso, torna-se essencial compreender as particularidades dos temas biológicos presentes nessas sequências. Isso possibilita uma orientação mais precisa em relação aos caminhos a serem percorridos durante a implementação do EnCI com foco em temas biológicos. A partir disso, a questão problema desta pesquisa é: "quais as especificidades das Sequências de Ensino Investigativo para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental quando estas exploram conteúdos que abordam temas biológicos?". Como objetivo geral do trabalho, temos como intuito analisar as características comuns das Sequências de Ensino Investigativo para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental que exploram conteúdos abordando temas biológicos. Adotando uma metodologia qualitativa, este estudo se divide em duas partes principais. Inicialmente, realiza-se uma análise teórica de SEI que discutem temas biológicos, derivadas de uma revisão de literatura. Esta etapa busca identificar e compreender as abordagens e estratégias adotadas nas SEI existentes. Em seguida, na segunda parte, analisam-se as sequências produzidas num curso de formação continuada de professores, sob a perspectiva do ensino de ciências por investigação. Além dos temas biológicos, esta fase visa a uma análise detalhada das características do EnCI presentes nessas sequências. Até o momento, foram identificadas oito sequências na revisão sistemática e duas no curso de formação. A análise dos dados se dará a partir de categorias criadas com base na análise de conteúdo proposta por Bardin, permitindo uma compreensão aprofundada das especificidades e eficácias das SEI com temas biológicos. Este trabalho busca contribuir para a compreensão e o aprimoramento de como os temas biológicos podem ser trabalhados nos anos iniciais, desenvolvendo a alfabetização científica nos estudantes e o planejamento de materiais didáticos que incentivem a criticidade e a autonomia, elementos essenciais para a formação de indivíduos capazes de enfrentar os desafios contemporâneos com conhecimento e responsabilidade


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interno(a) - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Externo(a) à Instituição - LUCIANA SEDANO DE SOUZA
Externo(a) à Instituição - RAQUEL CROSARA MAIA LEITE - UFC
Notícia cadastrada em: 10/04/2024 15:56
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 04/05/2024 06:27