Banca de QUALIFICAÇÃO: WEIDER ALBERTO COSTA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WEIDER ALBERTO COSTA SANTOS
DATA : 10/10/2023
LOCAL: Sala Virtual Google Meet

ECOSSISTEMA DE APRENDIZAGEM ONLINE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: implicações da Arquitetura Pedagógica à docência em contexto conectivo

Ecossistema de aprendizagem. Ensino de Ciências. Arquiteturas Pedagógicas. Educação Básica

Esta tese propõe a compreensão das implicações do Ecossistema de Aprendizagem Online (EAO) à prática pedagógica em contexto de Arquitetura Pedagógica em cenário Conectivo (APC), depreendendo como APC uma estratégia didático-pedagógica às sequências didáticas para o EAO. Uma pesquisa imbricada nas ecologias de aprendizagem desde as vertentes: comunidade investigativa, inteligência conectiva e presença social. Desde o contexto sociotécnico, inferimos que a escolha por ecologias de aprendizagem está atrelada a perspectiva de educação híbrida em evolução às ecologias conectivas, convergente com as supostas transformações, mudanças e avanços das redes e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) à educação. Nesse sentido, possibilidades de arquiteturas abertas baseadas em acesso, coautorias e compartilhamentos em redes conectivas à prática pedagógica no ensino de Ciências, em espaços-relações de colaboração capazes de gerar desequilíbrios a partir das interações em inteligência conectiva. Diante disto, apresentamos a nossa tese desde a hipótese de que a complexidade das redes e tecnologias digitais não se insere no ambiente formal de educação com suas potencialidades em habitações e relações no contexto educativo com intencionalidade pedagógica e que a cultura escolar ancorada em currículos formativos e tradições de processos educativos liberais tradicionais exercem inflexões diante de novas pedagogias descentralizadas da polis e do antropos. Nesse cenário desenvolvemos a tese de que as ecologias de aprendizagem e conectiva anunciam possibilidades mediadas por artefatos, humanos e não humanos que não dirimem as particularidades sócio-históricas no desenvolvimento da prática pedagógica, mas são amplificadas com ambientes colaborativos, com TDIC interativas e a atuação docente mediadora à consolidação dos esquemas mentais superiores. Com essa tecitura, contextualizamos as implicações de um EAO à prática pedagógica no ensino de Ciências, de como professores descrevem suas experiências a partir de uma proposta inventiva e ativa de ensino-aprendizagem implicada em ecologias conectivas, e de que maneira essa abordagem altera suas práticas. O desenho metodológico nesta pesquisa aplicada transversal do tipo qualitativa-exploratória, desenvolvida desde um estudo de caso com professores no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental nas redes pública e privada em Maceió — AL, possui duas frentes à análise dos dados: formação e constituição do EAO e implicações da APC no contexto do EAO. Na primeira desenvolvemos processos formativos com os professores participantes da pesquisa e na segunda arguimos sobre a percepção e sentimentos em relação a possível alteração de suas práticas, desde grupos focais, observações, análise de documento e entrevista. Nesse percurso estruturante, os achados qualitativos serão analisados a partir das categorias: constituição da prática pedagógica com EAO, TDIC interativas e colaborativas e atuação docente mediadora. Instituídas inicialmente desde o método de codificação teórica, e as narrativas analisadas desde a análise de conteúdo.

Presidente - 1121358 - LUIS PAULO LEOPOLDO MERCADO
Interno(a) - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN
Interno(a) - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Externo(a) à Instituição - ELIANE SCHLEMMER