maria auxiliadora da silva cavalcante

CEDU - CENTRO DE EDUCACAO

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1996), Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (2011). É professora associada IV da Universidade Federal de Alagoas (2002). É Vice Coordenadora do Programa de Pós- Graduação da UFAL e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL e dos Cursos de Graduação em Pedagogia presencial e à distância e do Curso de Letras, atuando nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Variação Linguística e Ensino; Alfabetização e Letramento; Saberes e Metodologias no Ensino da Língua Portuguesa; Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa; Formação de professores e educação continuada. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Investigação e Estudos em Variação Linguística, Leitura, Escrita e Alfabetização. É membro do Grupo de Pesquisa “Escola, Currículo e Formação de Identidades”-CIIE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT. Coordenou o PROCAD 168/2007, em parceria com a PUC -São Paulo e a Estácio de Sá No Rio de Janeiro, no qual desenvolveu a pesquisa "Trabalho Docente e Subjetividade", com foco em questões relacionadas às atividades docentes. Foi Coordenadora de Área do do PIBID/Pedagogia/UAB/UFAL, no período de 2013 a 2018, no qual desenvolveu a pesquisa "Ampliando a formação inicial em leitura, escrita e oralidade com autonomia e criticidade” e da qual participam 16 bolsistas de PIBID e 03 Professoras dos anos iniciais, de 02 escolas publicas municipais, em Olho D'Água das Flores-Al. No período de 2006 a 2008, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da UFAL. Em 2007 coordenou o 18º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste-EPENN, que teve um público de 2350 participantes. Coordenou em 2007 e 2008 o projeto de Integração da Pós-Graduação com a Graduação. Coordenou o I, II e III (20111, 2013, 2016) Encontro Luso Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, eventos realizados em parceria a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), e a RED ESTRADO, em parceria com as Universidades do Minho e de Lisboa, bem como com as universidades brasileiras PUC/SP, UNESA/RJ, UNEAL, UFMG, UFPel e o IFAL. É avaliadora de Cursos e de Instituição do MEC/INEP.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1996), Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (2011). É professora associada IV da Universidade Federal de Alagoas (2002). Atuou como vice-Coordenadora do Programa de Pós- Graduação da UFAL (2018) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL e dos Cursos de Graduação em Pedagogia presencial e à distância e do Curso de Letras, atuando nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Variação Linguística e Ensino; Alfabetização e Letramento; Saberes e Metodologias no Ensino da Língua Portuguesa; Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa; Formação de professores e educação continuada. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Investigação e Estudos em Variação Linguística, Leitura, Escrita e Alfabetização. É membro do Grupo de Pesquisa “Escola, Currículo e Formação de Identidades”-CIIE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT. Coordenou o PROCAD 168/2007, em parceria com a PUC -São Paulo e a Estácio de Sá No Rio de Janeiro, no qual desenvolveu a pesquisa "Trabalho Docente e Subjetividade", com foco em questões relacionadas às atividades docentes. Foi Coordenadora de Área do do PIBID/Pedagogia/UAB/UFAL, no período de 2013 a 2018, no qual desenvolveu a pesquisa "Ampliando a formação inicial em leitura, escrita e oralidade com autonomia e criticidade” e da qual participam 16 bolsistas de PIBID e 03 Professoras dos anos iniciais, de 02 escolas publicas municipais, em Olho D'Água das Flores-Al. No período de 2006 a 2008, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da UFAL
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Alfabetização e Letramento; Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa; Saberes e Metodologias da Língua Portuguesa.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/6495492068805035

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
não informado
Sala
213
Telefone/Ramal
1620
Endereço eletrônico
maria.cavalcante@cedu.ufal.br

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.118 27/04/2024 00:08