maria auxiliadora da silva cavalcante

CEDU - CENTRO DE EDUCACAO

Produção Intelectual

Artigos (5)

  • 2020, SANTOS, NÁDSON ARAÚJO DOS, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante , GÊNEROS DIGITAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM FOCADA NO LIVRO DIDÁTICO E NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES, ISSN: 21764182
  • 2020, NADSON ARAÚJO DOS SANTOS, ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante , EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE GÊNEROS DIGITAIS: ABORDAGEM COM FOCO NAS CONCEPÇÕES DOCENTES, ISSN: 23581042
  • 2019, SIMONE DE SOUZA SILVA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante , LEITURA DELEITE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ENTRELAÇANDO PRESSUPOSTOS E PRÁTICAS DO/NO PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, ISSN: 22386084
  • 2019, Wilton Petrus dos Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante , DIÁLOGOS OUTROS EM BAKHTIN, ISSN: 21756600
  • 2018, ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Silvana Paulina da SILVA, ELTON CASADO FIREMAN , FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ALFABETIZADOR NO MOVIMENTUM DE UMA GESTÃO CURRICULAR ATIVA, ISSN: 07981015

Publicação em Eventos (18)

  • 2020, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, NADSON ARAÚJO DOS SANTOS, TU E VOCÊ, NÓS E A GENTE: Abordagem da variação linguística em livros didáticos de português., IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS (EPEAL), Trabalho Completo
  • 2020, ANY CRISTINA FELIX, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, JEITOS DE FALAR, PALAVRAS PELO AR: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM GÊNERO TEXTUAL VERBETE EM INTERFACE COM A CULTURA ALAGOANA, VII SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2020, Trabalho Completo
  • 2020, GABRIELA DO NASCIMENTO PESSOA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, VII SEMANA INTERCIONAL DE PEDAGOGIA - SIP, Trabalho Completo
  • 2020, Cleone Santana Pires, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL, A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS, IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS (EPEAL), Trabalho Completo
  • 2019, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, O Pibid e a formação inicial de professores: contribuições e sugestões, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Resumo
  • 2019, Simone da Silva, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Deleite de leitores em formação: contributos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2019, ABDA ALVES VIEIRA DE SOUZA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Dos antigos métodos a uma teoria coerente de alfabetização, IV Congresso Brasileiro de Alfabetização, Trabalho Completo
  • 2019, SOUZA, A. A. V.; CAVALCANTE, M. A. da S., DOS ANTIGOS MÉTODOS A UMA TEORIA COERENTE DE ALFABETIZAÇÃO, IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2019, SOUZA, Abda Alves Vieira; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva, DELEITE DE LEITORES EM FORMAÇÃO: CONTRIBUTOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2019, ADRIANA NUNES DE SOUZA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Leitura no ensino médio integrado: Sentidos e significados produzidos pelos docente, XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Trabalho Completo
  • 2019, Marta Minervino dos Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, A formação continuada de professores e seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciais, XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Trabalho Completo
  • 2019, ADRIANA NUNES DE SOUZA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Entre o Real da Atividade e a Atividade real: uma experiência da autoconfrontação no Ensino Médio Integrado, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Resumo
  • 2019, SANTOS, Nádson A.; CAVALCANTE, M. A. da S., GÊNEROS DIGITAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA., XXIV Instituto da ABRALIN, Resumo
  • 2019, CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva, O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES E SUGESTÕES, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Resumo
  • 2018, NADSON ARAÚJO DOS SANTOS, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, EDUCAÇÃO, LINGUAGEM, GÊNERO E JUVENTUDES: Uma abordagem dos multletramentos e da multimodalidade na escola., VI Semana Internacional de Pedagogia -SIP, Trabalho Completo
  • 2018, Eliane S.Morais Santos, Jussymára Luzia Silva, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, A LITERATURA INFANTIL NA/PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES: INSTRUIR, EDUCAR, FORMAR E DIVERTIR, 70ª Reunião Anual da SBPC, Resumo Expandido
  • 2018, SANTOS, E. S.; SILVA, J. L.; CAVALCANTE, M. A. da S., A LITERATURA INFANTIL NA/PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES: INSTRUIR, EDUCAR, FORMAR E DIVERTIR,, Reunião Anual da SBPC, Resumo Expandido
  • 2018, Hebe Alcantara de Lima, Maria Érica da Silva Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA DELEITE NA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS, 70ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC 70ª Reunião Anual da SBPC, Resumo Expandido

Capítulos de Livros (4)

  • 2021, OS SABERES DOCENTES: dos antigos métodos a uma teoria coerente de alfabetização, Educação & linguagem : tecendo fios investigativos, ABDA ALVES VIEIRA DE SOUZA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
  • 2020, Entre o real da atividade e a atividade real: uma experiência de autoconfrontação no ensino médio integrado, Psicologia sócio-histórica e educação: tecendo redes críticas e colaborativas na pesquisa, ADRIANA NUNES DE SOUZA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
  • 2020, CONSTRUINDO A FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DO PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCENCIA, LETRAMENTOS E SUAS MÚLTIPLAS FACES: EXPERIÊNCIAS DO PIBID UFAL, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, ANY CRISTINA FELIX, GABRIELA DO NASCIMENTO LOPES PESSOA
  • 2019, GÊNEROS TEXTUAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: INTERFACES DE INVESTIGAÇÕES EM REDE, NADSON ARAÚJO DOS SANTOS, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante

Livros (1)

  • 2021, Educação & linguagem : tecendo fios investigativos, Adriana Cavalcanti dos Santos; Marinaide Freitas; Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante

Participações em Bancas de Cursos (12)

  • 2019, Dissertação de Mestrado DAS PÁGINAS ÀS TELAS: O LUGAR DO (NÃO) LUGAR DOS GÊNEROS DIGITAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS, NADSON ARAÚJO DOS SANTOS
  • 2018, Monografia de Graduação A Contribuição da Leitura Deleite na Formação Leitora dos Alunos, Hebe Alcântara de Lima; Maria Érica da Silva Santos
  • 2018, Monografia de Graduação Os impactos do PIBID na formação e pratica docente nos egressos de Olho d’ Água das Flores em 2015, Edjane dos Santos Ferreira; Thamires Fernanda B. Machado
  • 2018, Monografia de Graduação A literatura infantil na formação leitora dos alunos do 2º ano: experiências de uma pibidiana, Eliane da Silva Moraes dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação Pibid: possibilidades e desafios para uma boa formação docente enfatizando a contribuição das professoras supervisoras, Amanda Natally F. Silva; Amanda R. Raquel T. dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação A literatura infantil em uma turma do 2° ano no ensino fundamental em uma escola pública municipal, Claudiana Lima da Silva; Valquíria Soares Medeiros
  • 2018, Monografia de Graduação Conhecendo a oralidade em sala de aula: turma do 2° ano vespertino, Elânia P. dos Santos; Joseni de M. Alves
  • 2018, Monografia de Graduação Atividades de oralidade em uma turma do 1° ano, com base na formação do Pibid., Tereza Carolina dos Santos; Maria das Graças Abreu Santos
  • 2018, Monografia de Graduação Organização do trabalho pedagógico com sequencia didática, por um viés interdisciplinar, Maria Isabel Ribeiro da Silva
  • 2018, Monografia de Graduação O Pibid na Pedagogia a distância: da formação a ação docente, FLÁVIA OLIVEIRA DA SILVA
  • 2018, Tese Doutorado LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇOES DA CLÍNICA DA ATIVIDADE, Adriana Nunes de Souza
  • 2018, Tese Doutorado O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E A FORMAÇÃO DOCENTE: entre saberes e fazeres, Abda Alves Vieira de Souza

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (1)

  • 2019,Membro da Comissões Organizadora, Instituto de Educação, Alameda da Universidade, Internacional, COORDENADORA GERAL DO EVENTO

Trabalho de Fim de Curso(69)

  • ALFABETIZAÇÃO : A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA, EDNEIDE OLIVEIRA DUARTE ,
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS , CLEIA CARLA SILVA LOURENÇO ,
  • ORALIDADE E ESCRITA:REFLEXÃO PARA AS SÉRIES INICIAIS, AMANDA ELIDIANE DE ARAÚJO ,
  • a contribuição da leitura deleite na formação leitora dos alunos., MARIA ÉRICA DA SILVA SANTOS ,
  • pibid: possibilidades e desafios para uma boa formação docente enfatizando a contribuição das professoras supervisoras., AMANDA ROBERTA TORRES ,
  • A abordagem das flexões de gênero e número dos substantivos e adjetivos em livro didático de português., GABRIELA DO NASCIMENTO LOPES PESSOA ,
  • ALFABETIZAR NA IDADE CERTA :PERSPECTIVAS E DESAFIOS, NEILDE PEREIRA DE OLIVEIRA ,
  • Leitura e escrita no ciclo de alfabetização: interface entre PIBID E PNAIC, MARIA EDINEIDE DE MELO SILVA ,
  • O PIBID NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: DA FORMAÇÃO À AÇÃO DOCENTE, FRANQUELINE MACIEL CAJÉ ,
  • literatura infantil em uma turma do 2º ano dos anos iniciais., CLAUDIANA LIMA DA SILVA ,
  • AS POSSÍVEIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA ESCRITA DOS ALUNOS DA EJA, ANA LUCIA WANDERLEY RODRIGUES ,
  • A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS TURMAS MULTISSERIADAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE MATA GRANDE/ALAGOAS, CAMILA VIEIRA DA SILVA ,
  • A VISÃO DOS EX-ALUNOS SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, JOSELMA LEAL COSTA ,
  • DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS, DAMYRES SILVA ROMUALDO ,
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS , PETRUCIA CARLA BARBOSA DE OLIVEIRA SILVA ,
  • AS DIFICULDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JOSEFA ALBERTO DOS SANTOS ,
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO-DESAFIOS E PERSPECTIVAS, SILVESTRE DA ROCHA LIRA ,
  • Leitura e escrita no ciclo de alfabetização: interface entre PIBID E PNAIC, MARIA CLEUMA RAMOS DE MELO SANTANA ,
  • DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , MARIA DE FATIMA GONZAGA DE LIMA ,
  • Práticas de leituras: aproximações e distanciamentos entre avós e netos , DEYSE SOARES SILVA ,
  • Concepções e estratégias de leitura em livros didáticos de Português: aproximações e distanciamentos, LARISSA MAYARA DE HOLANDA ROCHA ,
  • "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO POR UM VIÉS INTERDISCIPLINAR" , MARIA ISABEL RIBEIRO DA SILVA ,
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO-DESAFIOS E PERSPECTIVAS, MARIA APARECIDA BRITO ,
  • AS DIFICULDADES NA PRÁTICA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ALESSANDRA PEREIRA TUPINAMBÁ ,
  • ALFABETIZAÇÃO : A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA, ZULEIDE ALVES DE MELO ,
  • Práticas de leitura: passado e presente em Batalha ? Alagoas, MARCELO SOARES DE LIMA ,
  • Práticas de leitura: passado e presente em Batalha ? Alagoas, TONY BARBOSA BEZERRA ,
  • Concepções e estratégias de leitura em livros didáticos de Português: aproximações e distanciamentos, ANNE HELOISA FERREIRA INACIO ,
  • atividades de oralidade em uma turma do 1º ano decorrentes da formação no PIBID., MARIA DAS GRAÇAS ABREU DOS SANTOS ,
  • literatura infantil em uma turma do 2º ano dos anos iniciais., VALQUIRIA SOARES MEDEIROS ,
  • Literatura Infantil para a formação de leitores proficientes: instrui, educa, forma e diverte., ELIANE DA SILVA MORAES DOS SANTOS ,
  • DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , ALECIO MIGUEL NETO ,
  • REFLEXÕES ACERCA DA LINGUAGEM COTIDIANA E SUAS ATRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ALUNOS , LUCRESSIA MEDEIROS DOS SANTOS ,
  • A importância da literatura no processo de ensino aprendizagem na sala de aula: contribuições do PIBID , MARIA JOSÉ CAMPOS DA SILVA ,
  • DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS , ALEXSANDRA MARIA DOS SANTOS ,
  • O PIBID NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: DA FORMAÇÃO À AÇÃO DOCENTE, FLAVIA OLIVEIRA DA SILVA ,
  • A oralidade como instrumento de ensino e aprendizagem em sala de aula: uma reflexão sobre o fazer docente., JOSENI DE MATOS ALVES ,
  • atividades de oralidade em uma turma do 1º ano decorrentes da formação no PIBID., WILMA FEITOSA BATISTA ,
  • DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 1° E SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., JESSICA MARIA DOS SANTOS MARQUES ,
  • Abordagens dos tempos verbais em livros didáticos de português do 4o e 5o ano do ensino fundamental., ILTON CÉSAR MENDES DA SILVA OLIVEIRA ,
  • AS DIFICULDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA NAZARÉ GOMES DOS SANTOS ,
  • Entre o prescrito e o realizado: uma análise comparativa entre os pressupostos dos PCN e um livro didático utilizado pela rede publica de Maceió com relação a produção textual, MARIA LUEDNA FERREIRA DE MELO ,
  • DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS, CRISTINEIDE FÉLIX DA SILVA SANTOS ,
  • ORALIDADE E ESCRITA:REFLEXÕES PARA AS SÉRIES INICIAIS, JOSEFA ALDENICE DA SILVA ,
  • Práticas de leituras: aproximações e distanciamentos entre avós e netos , TAMIRES DE OLIVEIRA DA SILVA ,
  • A oralidade como instrumento de ensino e aprendizagem em sala de aula: uma reflexão sobre o fazer docente., ELANIA PUREZA DOS SANTOS ,
  • pibid: possibilidades e desafios para uma boa formação docente enfatizando a contribuição das professoras supervisoras., RAQUEL DOS SANTOS TRINDADE ,
  • Análises de atividades que envolvem o uso de adjetivos em livro didático do 4o ano do Ensino Fundamental I., DEBORA LETICIA DA SILVA SANTOS ,
  • A VISÃO DOS EX-ALUNOS SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NACI SOARES DE LIMA DINIZ ,
  • Práticas e histórias de leitura na educação infantil escolarizada ou não, MARIA VALDENICE MEDEIROS SILVA ,
  • Proposta de superação na aprendizagem da leitura em uma turma do 5º ano do ensino fundamental com base nos eixos do PNAIC , RAQUEL SANTOS DE MOURA ,
  • A importância da literatura no processo de ensino aprendizagem na sala de aula: contribuições do PIBID , LIEDSON ALVES CORDEIRO ,
  • o impacto do pibic na formação e prática docente dos egressos de olho d'água das flores em 2015., THAMIRES FERNANDA BEZERRA MACHADO PEREIRA ,
  • atividades de oralidade em uma turma do 1º ano decorrentes da formação no PIBID., TEREZA CAROLINA DOS SANTOS ,
  • pibid: possibilidades e desafios para uma boa formação docente enfatizando a contribuição das professoras supervisoras., AMANDA NATALLY FERREIRA SILVA ,
  • o impacto do pibic na formação e prática docente dos egressos de olho d'água das flores em 2015., EDJANE DOS SANTOS FERREIRA ,
  • Análises de atividades que envolvem o uso de adjetivos em livro didático do 4o ano do Ensino Fundamental I., ANY CRISTINA FELIX ,
  • AS DIFICULDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CICERA MARIA DE MELO ,
  • AS POSSÍVEIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA ESCRITA DOS ALUNOS DA EJA, VERA LÚCIA DE ALMEIDA BARROS ,
  • LETRAMENTO SUBJACENTE AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CONCEIÇAO ELAINE VILAR DE CARVALHO ,
  • O PROBLEMA METODOLÓGICO DO ENSINO DE ORTOGRAFIA, EDILMA PEREIRA SILVA ,
  • DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , MARIA CICERA SIMAO ,
  • O PROBLEMA METODOLÓGICO DO ENSINO DE ORTOGRAFIA, LIVIA PEREIRA LACERDA ,
  • A influencia da midia televisiva no repertorio linguisticos de alunos do terceiro e quinto ano do ensino fundamental na visão de professores., ANA KARLA BARBOSA GATO ,
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DIÁLOGO COM AQUISIÇÃO DA ESCRITA, PAULA SHIRLEY DOS SANTOS AMORIM ,
  • AS DIFICULDADES NA PRÁTICA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, LEWIS MIGUEL FERREIRA LUSTOZA ,
  • Práticas e histórias de leitura na educação infantil escolarizada ou não, AMANDA JUVINO SOARES ,
  • Práticas e histórias de leitura na educação infantil escolarizada ou não, MARCIA MARIA SILVA ,
  • a contribuição da leitura deleite na formação leitora dos alunos., HEBE ALCANTARA DE LIMA ,

Orientações de Pós-Graduação (4)

  • Mestrado, MARIA DORIS ARAÚJO DE LIMA, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ROSEANE ARAÚJO DOS SANTOS, 03/2022 - 10/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GABRIELA DO NASCIMENTO LOPES PESSOA, 02/2023 - 10/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANY CRISTINA FELIX, 03/2022 - , Orientação em Andamento

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 v4.9.3_s.124 08/05/2024 16:24