2020, SANTOS, NÁDSON ARAÚJO DOS, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante , GÊNEROS DIGITAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM FOCADA NO LIVRO DIDÁTICO E NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES, ISSN: 21764182
2020, NADSON ARAÚJO DOS SANTOS, ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante , EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DE GÊNEROS DIGITAIS: ABORDAGEM COM FOCO NAS CONCEPÇÕES DOCENTES, ISSN: 23581042
2019, SIMONE DE SOUZA SILVA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante , LEITURA DELEITE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ENTRELAÇANDO PRESSUPOSTOS E PRÁTICAS DO/NO PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, ISSN: 22386084
2019, Wilton Petrus dos Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante , DIÁLOGOS OUTROS EM BAKHTIN, ISSN: 21756600
2018, ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Silvana Paulina da SILVA, ELTON CASADO FIREMAN , FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ALFABETIZADOR NO MOVIMENTUM DE UMA GESTÃO CURRICULAR ATIVA, ISSN: 07981015
Publicação em Eventos (18)
2020, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, NADSON ARAÚJO DOS SANTOS, TU E VOCÊ, NÓS E A GENTE: Abordagem da variação linguística em livros didáticos de português., IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS (EPEAL), Trabalho Completo
2020, ANY CRISTINA FELIX, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, JEITOS DE FALAR, PALAVRAS PELO AR: EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM GÊNERO TEXTUAL VERBETE EM INTERFACE COM A CULTURA ALAGOANA, VII SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA 2020, Trabalho Completo
2020, GABRIELA DO NASCIMENTO PESSOA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES, VII SEMANA INTERCIONAL DE PEDAGOGIA - SIP, Trabalho Completo
2020, Cleone Santana Pires, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL, A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS, IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS (EPEAL), Trabalho Completo
2019, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, O Pibid e a formação inicial de professores: contribuições e sugestões, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Resumo
2019, Simone da Silva, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Deleite de leitores em formação: contributos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
2019, ABDA ALVES VIEIRA DE SOUZA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Dos antigos métodos a uma teoria coerente de alfabetização, IV Congresso Brasileiro de Alfabetização, Trabalho Completo
2019, SOUZA, A. A. V.; CAVALCANTE, M. A. da S., DOS ANTIGOS MÉTODOS A UMA TEORIA COERENTE DE ALFABETIZAÇÃO, IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
2019, SOUZA, Abda Alves Vieira; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva, DELEITE DE LEITORES EM FORMAÇÃO: CONTRIBUTOS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO, Trabalho Completo
2019, ADRIANA NUNES DE SOUZA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Leitura no ensino médio integrado: Sentidos e significados produzidos pelos docente, XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Trabalho Completo
2019, Marta Minervino dos Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, A formação continuada de professores e seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciais, XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Trabalho Completo
2019, ADRIANA NUNES DE SOUZA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, Entre o Real da Atividade e a Atividade real: uma experiência da autoconfrontação no Ensino Médio Integrado, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Resumo
2019, SANTOS, Nádson A.; CAVALCANTE, M. A. da S., GÊNEROS DIGITAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UMA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA., XXIV Instituto da ABRALIN, Resumo
2019, CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva, O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES E SUGESTÕES, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Resumo
2018, NADSON ARAÚJO DOS SANTOS, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, EDUCAÇÃO, LINGUAGEM, GÊNERO E JUVENTUDES: Uma abordagem dos multletramentos e da multimodalidade na escola., VI Semana Internacional de Pedagogia -SIP, Trabalho Completo
2018, Eliane S.Morais Santos, Jussymára Luzia Silva, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, A LITERATURA INFANTIL NA/PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES: INSTRUIR, EDUCAR, FORMAR E DIVERTIR, 70ª Reunião Anual da SBPC, Resumo Expandido
2018, SANTOS, E. S.; SILVA, J. L.; CAVALCANTE, M. A. da S., A LITERATURA INFANTIL NA/PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES: INSTRUIR, EDUCAR, FORMAR E DIVERTIR,, Reunião Anual da SBPC, Resumo Expandido
2018, Hebe Alcantara de Lima, Maria Érica da Silva Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA DELEITE NA FORMAÇÃO LEITORA DOS ALUNOS, 70ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC 70ª Reunião Anual da SBPC, Resumo Expandido
Capítulos de Livros (4)
2021, OS SABERES DOCENTES: dos antigos métodos a uma teoria coerente de alfabetização, Educação & linguagem : tecendo fios investigativos, ABDA ALVES VIEIRA DE SOUZA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
2020, Entre o real da atividade e a atividade real: uma experiência de autoconfrontação no ensino médio integrado, Psicologia sócio-histórica e educação: tecendo redes críticas e colaborativas na pesquisa, ADRIANA NUNES DE SOUZA, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
2020, CONSTRUINDO A FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DO PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCENCIA, LETRAMENTOS E SUAS MÚLTIPLAS FACES: EXPERIÊNCIAS DO PIBID UFAL, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante, ANY CRISTINA FELIX, GABRIELA DO NASCIMENTO LOPES PESSOA
2019, GÊNEROS TEXTUAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: INTERFACES DE INVESTIGAÇÕES EM REDE, NADSON ARAÚJO DOS SANTOS, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
Livros (1)
2021, Educação & linguagem : tecendo fios investigativos, Adriana Cavalcanti dos Santos; Marinaide Freitas; Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
Participações em Bancas de Cursos (12)
2019, Dissertação de Mestrado DAS PÁGINAS ÀS TELAS: O LUGAR DO (NÃO) LUGAR DOS GÊNEROS DIGITAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS, NADSON ARAÚJO DOS SANTOS
2018, Monografia de Graduação A Contribuição da Leitura Deleite na Formação Leitora dos Alunos, Hebe Alcântara de Lima; Maria Érica da Silva Santos
2018, Monografia de Graduação Os impactos do PIBID na formação e pratica docente nos egressos de Olho d Água das Flores em 2015, Edjane dos Santos Ferreira; Thamires Fernanda B. Machado
2018, Monografia de Graduação A literatura infantil na formação leitora dos alunos do 2º ano: experiências de uma pibidiana, Eliane da Silva Moraes dos Santos
2018, Monografia de Graduação Pibid: possibilidades e desafios para uma boa formação docente enfatizando a contribuição das professoras supervisoras, Amanda Natally F. Silva; Amanda R. Raquel T. dos Santos
2018, Monografia de Graduação A literatura infantil em uma turma do 2° ano no ensino fundamental em uma escola pública municipal, Claudiana Lima da Silva; Valquíria Soares Medeiros
2018, Monografia de Graduação Conhecendo a oralidade em sala de aula: turma do 2° ano vespertino, Elânia P. dos Santos; Joseni de M. Alves
2018, Monografia de Graduação Atividades de oralidade em uma turma do 1° ano, com base na formação do Pibid., Tereza Carolina dos Santos; Maria das Graças Abreu Santos
2018, Monografia de Graduação Organização do trabalho pedagógico com sequencia didática, por um viés interdisciplinar, Maria Isabel Ribeiro da Silva
2018, Monografia de Graduação O Pibid na Pedagogia a distância: da formação a ação docente, FLÁVIA OLIVEIRA DA SILVA
2018, Tese Doutorado LEITURA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇOES DA CLÍNICA DA ATIVIDADE, Adriana Nunes de Souza
2018, Tese Doutorado O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E A FORMAÇÃO DOCENTE: entre saberes e fazeres, Abda Alves Vieira de Souza
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (1)
2019,Membro da Comissões Organizadora, Instituto de Educação, Alameda da Universidade, Internacional, COORDENADORA GERAL DO EVENTO
Trabalho de Fim de Curso(69)
ALFABETIZAÇÃO : A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA, EDNEIDE OLIVEIRA DUARTE ,
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS
, CLEIA CARLA SILVA LOURENÇO ,
ORALIDADE E ESCRITA:REFLEXÃO PARA AS SÉRIES INICIAIS, AMANDA ELIDIANE DE ARAÚJO ,
a contribuição da leitura deleite na formação leitora dos alunos., MARIA ÉRICA DA SILVA SANTOS ,
pibid: possibilidades e desafios para uma boa formação docente enfatizando a contribuição das professoras supervisoras., AMANDA ROBERTA TORRES ,
A abordagem das flexões de gênero e número dos substantivos e
adjetivos em livro didático de português., GABRIELA DO NASCIMENTO LOPES PESSOA ,
ALFABETIZAR NA IDADE CERTA :PERSPECTIVAS E DESAFIOS, NEILDE PEREIRA DE OLIVEIRA ,
Leitura e escrita no ciclo de alfabetização: interface entre PIBID E PNAIC, MARIA EDINEIDE DE MELO SILVA ,
O PIBID NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: DA FORMAÇÃO À AÇÃO DOCENTE, FRANQUELINE MACIEL CAJÉ ,
literatura infantil em uma turma do 2º ano dos anos iniciais., CLAUDIANA LIMA DA SILVA ,
AS POSSÍVEIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA ESCRITA DOS ALUNOS DA EJA, ANA LUCIA WANDERLEY RODRIGUES ,
A PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA NAS TURMAS MULTISSERIADAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE MATA GRANDE/ALAGOAS, CAMILA VIEIRA DA SILVA ,
A VISÃO DOS EX-ALUNOS SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, JOSELMA LEAL COSTA ,
DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS, DAMYRES SILVA ROMUALDO ,
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS
, PETRUCIA CARLA BARBOSA DE OLIVEIRA SILVA ,
AS DIFICULDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JOSEFA ALBERTO DOS SANTOS ,
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO-DESAFIOS E PERSPECTIVAS, SILVESTRE DA ROCHA LIRA ,
Leitura e escrita no ciclo de alfabetização: interface entre PIBID E PNAIC, MARIA CLEUMA RAMOS DE MELO SANTANA ,
DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , MARIA DE FATIMA GONZAGA DE LIMA ,
Práticas de leituras: aproximações e distanciamentos entre avós e netos
, DEYSE SOARES SILVA ,
Concepções e estratégias de leitura em livros didáticos de Português: aproximações e distanciamentos, LARISSA MAYARA DE HOLANDA ROCHA ,
"SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO POR UM VIÉS INTERDISCIPLINAR" , MARIA ISABEL RIBEIRO DA SILVA ,
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO-DESAFIOS E PERSPECTIVAS, MARIA APARECIDA BRITO ,
AS DIFICULDADES NA PRÁTICA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ALESSANDRA PEREIRA TUPINAMBÁ ,
ALFABETIZAÇÃO : A CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA, ZULEIDE ALVES DE MELO ,
Práticas de leitura: passado e presente em Batalha ? Alagoas, MARCELO SOARES DE LIMA ,
Práticas de leitura: passado e presente em Batalha ? Alagoas, TONY BARBOSA BEZERRA ,
Concepções e estratégias de leitura em livros didáticos de Português: aproximações e distanciamentos, ANNE HELOISA FERREIRA INACIO ,
atividades de oralidade em uma turma do 1º ano decorrentes da formação no PIBID., MARIA DAS GRAÇAS ABREU DOS SANTOS ,
literatura infantil em uma turma do 2º ano dos anos iniciais., VALQUIRIA SOARES MEDEIROS ,
Literatura Infantil para a formação de leitores proficientes: instrui, educa, forma e diverte., ELIANE DA SILVA MORAES DOS SANTOS ,
DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , ALECIO MIGUEL NETO ,
REFLEXÕES ACERCA DA LINGUAGEM COTIDIANA E SUAS ATRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS ALUNOS , LUCRESSIA MEDEIROS DOS SANTOS ,
A importância da literatura no processo de ensino aprendizagem na sala de aula: contribuições do PIBID
, MARIA JOSÉ CAMPOS DA SILVA ,
DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS , ALEXSANDRA MARIA DOS SANTOS ,
O PIBID NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: DA FORMAÇÃO À AÇÃO DOCENTE, FLAVIA OLIVEIRA DA SILVA ,
A oralidade como instrumento de ensino e aprendizagem em sala de aula: uma reflexão sobre o fazer docente., JOSENI DE MATOS ALVES ,
atividades de oralidade em uma turma do 1º ano decorrentes da formação no PIBID., WILMA FEITOSA BATISTA ,
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 1° E SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL., JESSICA MARIA DOS SANTOS MARQUES ,
Abordagens dos tempos verbais em livros didáticos de português do 4o e 5o ano do ensino fundamental., ILTON CÉSAR MENDES DA SILVA OLIVEIRA ,
AS DIFICULDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MARIA NAZARÉ GOMES DOS SANTOS ,
Entre o prescrito e o realizado: uma análise comparativa entre os pressupostos dos PCN e um livro didático utilizado pela rede publica de Maceió com relação a produção textual, MARIA LUEDNA FERREIRA DE MELO ,
DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS, CRISTINEIDE FÉLIX DA SILVA SANTOS ,
ORALIDADE E ESCRITA:REFLEXÕES PARA AS SÉRIES INICIAIS, JOSEFA ALDENICE DA SILVA ,
Práticas de leituras: aproximações e distanciamentos entre avós e netos
, TAMIRES DE OLIVEIRA DA SILVA ,
A oralidade como instrumento de ensino e aprendizagem em sala de aula: uma reflexão sobre o fazer docente., ELANIA PUREZA DOS SANTOS ,
pibid: possibilidades e desafios para uma boa formação docente enfatizando a contribuição das professoras supervisoras., RAQUEL DOS SANTOS TRINDADE ,
Análises de atividades que envolvem o uso de adjetivos em livro didático do 4o ano do Ensino
Fundamental I., DEBORA LETICIA DA SILVA SANTOS ,
A VISÃO DOS EX-ALUNOS SOBRE A EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NACI SOARES DE LIMA DINIZ ,
Práticas e histórias de leitura na educação infantil escolarizada ou não, MARIA VALDENICE MEDEIROS SILVA ,
Proposta de superação na aprendizagem da leitura em uma turma do 5º ano do ensino fundamental com base nos eixos do PNAIC
, RAQUEL SANTOS DE MOURA ,
A importância da literatura no processo de ensino aprendizagem na sala de aula: contribuições do PIBID
, LIEDSON ALVES CORDEIRO ,
o impacto do pibic na formação e prática docente dos egressos de olho d'água das flores em 2015., THAMIRES FERNANDA BEZERRA MACHADO PEREIRA ,
atividades de oralidade em uma turma do 1º ano decorrentes da formação no PIBID., TEREZA CAROLINA DOS SANTOS ,
pibid: possibilidades e desafios para uma boa formação docente enfatizando a contribuição das professoras supervisoras., AMANDA NATALLY FERREIRA SILVA ,
o impacto do pibic na formação e prática docente dos egressos de olho d'água das flores em 2015., EDJANE DOS SANTOS FERREIRA ,
Análises de atividades que envolvem o uso de adjetivos em livro didático do 4o ano do Ensino
Fundamental I., ANY CRISTINA FELIX ,
AS DIFICULDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, CICERA MARIA DE MELO ,
AS POSSÍVEIS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA ESCRITA DOS ALUNOS DA EJA, VERA LÚCIA DE ALMEIDA BARROS ,
LETRAMENTO SUBJACENTE AS PRÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CONCEIÇAO ELAINE VILAR DE CARVALHO ,
O PROBLEMA METODOLÓGICO DO ENSINO DE ORTOGRAFIA, EDILMA PEREIRA SILVA ,
DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , MARIA CICERA SIMAO ,
O PROBLEMA METODOLÓGICO DO ENSINO DE ORTOGRAFIA, LIVIA PEREIRA LACERDA ,
A influencia da midia televisiva no repertorio linguisticos de alunos do terceiro e quinto ano do ensino fundamental na visão de professores., ANA KARLA BARBOSA GATO ,
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DIÁLOGO COM AQUISIÇÃO DA ESCRITA, PAULA SHIRLEY DOS SANTOS AMORIM ,
AS DIFICULDADES NA PRÁTICA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL, LEWIS MIGUEL FERREIRA LUSTOZA ,
Práticas e histórias de leitura na educação infantil escolarizada ou não, AMANDA JUVINO SOARES ,
Práticas e histórias de leitura na educação infantil escolarizada ou não, MARCIA MARIA SILVA ,
a contribuição da leitura deleite na formação leitora dos alunos., HEBE ALCANTARA DE LIMA ,
Orientações de Pós-Graduação (4)
Mestrado, MARIA DORIS ARAÚJO DE LIMA, 03/2021
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, ROSEANE ARAÚJO DOS SANTOS, 03/2022
- 10/2023
,
Orientação em Andamento
Mestrado, GABRIELA DO NASCIMENTO LOPES PESSOA, 02/2023
- 10/2023
,
Orientação em Andamento
Mestrado, ANY CRISTINA FELIX, 03/2022
- ,
Orientação em Andamento