claudia de oliveira lozada

IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA

Produção Intelectual

Artigos (55)

  • 2023, Cláudia de Oliveira Lozada, Mota, Felipe Miranda, VIANA, SIDNEY LEANDRO DA SILVA , The perceptions of future teachers about mathematical modeling and the links with D'Ambrosio's conception and mathematical knowledge for teaching, ISSN: 25255215
  • 2023, Claudia Celeste Celestino, Cláudia de Oliveira Lozada, Wesley Góis, Renan Rodrigues Duarte Ferreira , APLICAÇÃO DE RPG DIGITAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ASTRONÁUTICA EM ENSINO REMOTO NO PROJETO ASTROEM, ISSN: 27640906
  • 2023, Cláudia de Oliveira Lozada, Lucas de Morais Carlos, Anneliese de Oliveira Lozada , Sala de aula invertida para o ensino de Matemática no ensino remoto emergencial, ISSN: 19846290
  • 2023, Hélio Henrique Ferreira Lins, Edson Gabriel dos Santos Duca, Cláudia de Oliveira Lozada , TRIGONOMETRIANO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE PROVASDO ENEM E DA OBMEP E SUGESTÕES DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ISSN: 27649997
  • 2022, Cláudia de Oliveira Lozada , Uma análise de jogos digitais online e suas contribuições para a aprendizagem de equação do 1º grau, ISSN: 2317904X
  • 2022, Felipe Miranda Mota, Cláudia de Oliveira Lozada , Construção e exploração de jogos matemáticos no ensino médio: memórias de um professor do agreste de Pernambuco, ISSN: 18061628
  • 2022, Cláudia de Oliveira Lozada, Santos, Janaíne Ferreira dos, SANTOS, BRUNA GAMA DOS, LIMA, CRYSLANE ARAÚJO DE , Educação de Jovens, Adultos e Idosos: um projeto com produção de vídeos para o ensino de noções de Estatística para alunos idosos, ISSN: 25269062
  • 2022, Gabriel Ramos Ferreira, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Cláudia de Oliveira Lozada , ARTEFATOS TECNOLÓGICOS DE APRENDIZAGEM APLICADOS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, ISSN: 27640906
  • 2022, Cláudia de Oliveira Lozada, DE OLIVEIRA LOZADA, ANNELIESE , Modelagem Matemática, BNCC e a prova do ENEM de 2019: confluências e reflexões, ISSN: 22379185
  • 2022, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Cláudia de Oliveira Lozada , A cultura aeroespacial na educação básica, ISSN: 26751461
  • 2022, Cláudia de Oliveira Lozada, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis , ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES COM ENFOQUE STEM PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE AERONÁUTICA NO FUNDAMENTAL, ISSN: 27649474
  • 2022, VIANA, SIDNEY LEANDRO DA SILVA, Cláudia de Oliveira Lozada , Uma proposta de atividade de Resolução de Problemas de Educação Financeira sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, ISSN: 25960245
  • 2022, Santos, Jaciara de Abreu, Cláudia de Oliveira Lozada , Problemas verbalizados oralmente pelo professor para o desenvolvimento do sentido de número na Educação Infantil, ISSN: 25258923
  • 2022, Mota, Felipe Miranda, Cláudia de Oliveira Lozada , Uma reflexão sobre o processo de avaliação na utilização da Resolução de Problemas no ensino de Matemática, ISSN: 25960245
  • 2022, Jaciara de Abreu Santos, Felipe Miranda Mota, Cláudia de Oliveira Lozada , O sentido de número numa perspectiva inclusiva: uma tarefa utilizando Numicon para atender crianças com Síndrome de Down na Educação Infantil, ISSN: 22388044
  • 2022, BARBOSA, EWELLYN AMÂNCIO ARAÚJO, Cláudia de Oliveira Lozada, Santos, Jaciara de Abreu , Argumentação em aulas de Probabilidade no Ensino Fundamental: uma proposta utilizando o Peer Instruction (Instrução por Pares), ISSN: 26755246
  • 2022, Felipe Miranda Mota, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada , A FORMAÇÃO INICIAL EM INVESTIGAÇÃO: A METODOLGOIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PAPEL DO PROFESSOR, ISSN: 15188221
  • 2022, Felipe Miranda Mota, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana , A formação inicial em investigação: a metodologia resolução de problemas e o papel do professor, ISSN: 15188221
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, SANTOS, BRUNA GAMA DOS, LIMA, CRYSLÃNE DE ARAÚJO , Análise de vídeos de canais do Youtube como recursos didáticos para o ensino de operações de adição e subtração na educação infantil, ISSN: 24478504
  • 2021, BARBOSA, EWELLYN AMÂNCIO ARAÚJO, VIANA, SIDNEY LEANDRO DA SILVA, Cláudia de Oliveira Lozada , Análise das potencialidades dos aplicativos Mathup, aventura do bebê panda com matemática e Train Brain para o ensino das operações básicas na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, ISSN: 24478504
  • 2021, Felipe Mota Miranda, Cláudia de Oliveira Lozada , O contrato didático no Ensino de Matemática: uma revisão sistemática de literatura de teses e dissertações produzidas no período de 2000 a 2020, ISSN: 21779309
  • 2021, Alexsander Cler Taveiros Silva, Cláudia de Oliveira Lozada , Duas abordagens para operações com frações no 6º ano do EnsinoFundamental por meio do Material Cuisenaire, ISSN: 11111111
  • 2021, Amanda Cristine Lopes Marques, Cláudia de Oliveira Lozada , Apontamentos sobre a construção do sentido de número e o processo de transição para o ensino fundamental nos documentos oficiais de ensino de matemática, ISSN: 25255215
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Wilamis Micael de Araújo Aviz , Recursos didáticos para a formação de conceitos de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental, ISSN: 25255215
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa , Aritmética nos anos inicias do ensino fundamental por meio de oficina de matemática sobre divisão com TDICs, ISSN: 25255215
  • 2021, AVIZ, WILAMIS MICAEL DE ARAÚJO, VASCONCELOS, AUDREY EMMELY RODRIGUES, Cláudia de Oliveira Lozada , O uso dos aplicativos Photomath e Toon Math no ensino de Matemática, ISSN: 24478504
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, D´AMBROSIO, UBIRATAN , Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus, ISSN: 25950967
  • 2020, Sidney Leandro da Silva Viana Wilamis Micael A. Aviz Marcos Lucas S. Oliveira Claudia de Oliveira Lozada , CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: AS PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA E EXPRESSÕES ALGÉBRICAS, ISSN:
  • 2020, Bruna dos Santos Gama Cryslane Araújo de Lima Janaine Ferreira dos Santos Jaqueline dos Santos Freitas Claudia de Oliveira Lozada SANTOS, B. G. ; LIMA, C. A. ; SANTOS, J. F. ; FREITAS, J. S. ; LOZADA, C. O. . A , ATIVIDADES MATEMÁTICAS E A INCLUSÃO ESCOLAR: O ENSINO DE MATRIZES E A ARTICULAÇÃO ENTRE O LÚDICO E A CONTEXTUALIZAÇÃO NO JOGO MATRIZ INTERATIVA., ISSN:
  • 2020, Silvia Joana Costa Rodrigues, Cláudia de Oliveira Lozada , Ensino de Matemática na EJA: Uma Revisão Sistemática da Literatura para o período de 2010 a 2020, ISSN: 18150640
  • 2020, Claudia de Oliveira Lozada Ubiratan D´Ambrosio , Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: os protestos de 2013 e a tarifa de ônibus, ISSN: 2595-0967
  • 2020, Sidney Leandro da Silva Viana Claudia de Oliveira Lozada , Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de probabilidade no Ensino Médio e a categorização dos erros apresentados pelos alunos., ISSN: e202017
  • 2020, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada , Aprendizagem baseada em problemas para o ensino de probabilidade no Ensino Médio e a categorização dos erros apresentados pelos alunos, ISSN: 25266136
  • 2020, Claudia de Oliveira Lozada Claudia Celeste Celestino Wesley Góis Aryanne G. Acosta Iris Campanella Cabral , O PROJETO ASTROEM E O ENGAJAMENTO DAS JOVENS MENINAS NAS CIÊNCIAS ESPACIAIS COM ENFOQUE STEM., ISSN:
  • 2019, Silvia Joana da Costa Rodrigues Claudia de Oliveira Lozada , O PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EJA: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA., ISSN:
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada Sidney Leandro da Silva Viana , A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS PRÁTICAS DOCENTES., ISSN:
  • 2019, Amanda C. Lopes Marques Claudia de Oliveira Lozada , O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: AS IMPLICAÇÕES PARAA O NUMERAMENTO., ISSN:
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada katiene Santos Paes Amanda C. Lopes Marques , O USO DAS TDICS PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN:
  • 2019, Katiene Santos Paes Claudia de Oliveira Lozada , MATEMÁTICA LÚDICA: UMA MANEIRA PRAZEROSA DE APRESENTAR A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN:
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada Bruna Gama dos Santos Cryslane de Araújo Lima , A importância dos materiais curriculares concretos no Ensino de Matemática nos anos iniciais: o material dourado., ISSN:
  • 2019, Silvia Joana Costa Rodrigues Claudia de Oliveira Lozada , UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PROPOSTA PREPARATÓRIA DE ENSINO EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVO EM AULAS DE MATEMÁTICA, ISSN:
  • 2019, Rogério Luiz Silveira Araújo Cláudia de Oliveira Lozada , AGENDA ODS DE 2030 DA ONU: AVANÇOS E RETROCESSOS NO BRASIL - ODS 2, ISSN:
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada Claudia Celeste Celestino Wesley Góis Paulo Guilherme O. Albuquerque , A história da Física nas aulas do Projeto Astroem, ISSN:
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada Claudia Celeste Celestino Wesley Góis , Astroem para Professores e o ensino de Matemática: iniciação à linguagem da programação por meio da Robótica. , ISSN:
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada Claudia Celeste Celestino Wesley Góis Paulo Guilherme O. Albuquerque , Modelagem matemática aplicada ao ensino de física: o minifoguete., ISSN:
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada Anneliese de Oliveira Lozada Claudia Celeste Celestino Wesley Góis , ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: AS PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA., ISSN:
  • 2019, Claudia Celeste Celestino Claudia de Oliveira Lozada Leandro Baroni Rafael Barreto Simões , Arandu Project: Engineering Applied to Basic Education Based on a MAKER and STEM Perspective. , ISSN:
  • 2018, Cláudia de Oliveira Lozada, Wagner Morrone, Mauro Sérgio Teixeira Araújo, Anneliese de Oliveira Lozada , O formalismo matemático na representação dos modelos em contextos interdisciplinares de modelagem matemática, ISSN: 25950967
  • 2018, Claudia Celeste Celestino Wesley Góis Claudia de Oliveira Lozada Matheus Pantrigo Licarião Barbosa , Modelagem matemática aplicada ao Ensino de Física a partir de um experimento de Mecânica Aplicada no Projeto Astroem III - UFABC, ISSN:
  • 2018, Cláudia de Oliveira Lozada, Ubiratan D´Ambrosio , CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE EQUAÇÃO PRESENTE NOS CADERNOS DO PROFESSOR E AS ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL DE EQUAÇÃO, ISSN: 22385800
  • 2018, Claudia de Oliveira Lozada Ubiratan D´Ambrosio , CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE EQUAÇÃO PRESENTE NOS CADERNOS DO PROFESSOR E AS ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL DE EQUAÇÃO, ISSN: 2238-5800
  • 2018, Claudia de Oliveira Lozada Wagner Morrone Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Anneliese de Oliveira Lozada , O formalismo matemático na representação dos modelos em contextos interdisciplinares de modelagem matemática, ISSN: 2595-0967
  • 2017, RODRIGUES CAVALCANTI DE ALENCAR, ROSMAR ANTONNI, Cláudia de Oliveira Lozada , Breve análise dos aspectos processuais que envolvem questões relacionadas à judicialização da sáude: a tutela antecipada, ISSN: 01049496
  • 2017, Cláudia de Oliveira Lozada, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Maria Cecília Franca de Paula Santos Zanardi, Juliana Louise Oliveira de Mello Silva , Enfoque CTSA e o ensino de Robótica nas atividades do Projeto Astroem III: o experimento Robomind e o robô Lego Mindstorms NXT, ISSN: 21795037
  • 2016, Cláudia de Oliveira Lozada, Anatoli Nascimento Berdnikoff, Anneliese de Oliveira Lozada , ENSINO DE BIOLOGIA E A ABORDAGEM DA CRISE HÍDRICA: TEMAS TRANSVERSAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICAEM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ISSN: 19821867

Publicação em Eventos (151)

  • 2023, Cláudia de Oliveira Lozada, Felipe Miranda Mota, Sidney Leandro da Silva Viana, DESENVOLVENDO O PENSAMENTO MATEMÁTICO NO 6º ANO DO FUNDAMENTAL: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS INDIANOS, X Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Resumo
  • 2023, Felipe Miranda Mota, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ: UM OLHAR PARA A SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NA TEMÁTICA DE INVESTIMENTOS, X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS (EPEAL), Resumo
  • 2023, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, O ENSINO DE PROBABILIDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DE MATEMÁTICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD), X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS (EPEAL), Resumo
  • 2023, Felipe Miranda Mota, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, A PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ: UM OLHAR PARA A SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NA TEMÁTICA DE INVESTIMENTOS, X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE ALAGOAS (EPEAL), Resumo
  • 2022, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, CONSTRUINDO A ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA POR MEIO DA PLATAFORMA QUIZIZZ, 6º Seminário PPGEDUCIMAT - UFRRJ, Resumo
  • 2022, Cláudia de Oliveira Lozada, Anneliese de Oliveira Lozada, Recursos didáticos para o ensino de Probabilidade nos anos iniciais: a utilização de jogos, IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM, Trabalho Completo
  • 2022, Cláudia de Oliveira Lozada, Edson Gabriel dos Santos Duca, Igor Eduardo Anselmo Silva, Bruno Aleph Barros de Lima, Charles Christian Santos Silva, MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UM EXPERIÊNCIA COM O USO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO DE DIVISÃO, II Congresso Internacional Movimentos Docentes, Resumo
  • 2022, Claudia Celeste Celestino, Cláudia de Oliveira Lozada, Wesley Góis, Jogo resta um para o ensino de conceitos de astronomia: uma proposta do projeto Astroem, 13º Congresso ICLOC - Práticas na sala de aula, Resumo
  • 2022, Hélio Henrique Ferreira Lins, Edson Gabriel dos Santos Duca, Cláudia de Oliveira Lozada, CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: A MANDALA TRIGONOMÉTRICA, 13º Congresso ICLOC - Práticas na sala de aula, Resumo
  • 2022, Cláudia de Oliveira Lozada, Felipe Miranda Mota, Sidney Leandro da Silva Viana, As percepções de futuros professores sobre a Modelagem Matemática e os enlaces com a concepção de D?Ambrosio e o conhecimento matemático para o ensino, XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2022, Felipe Mota Miranda, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, VIII Encontro Pernambucano de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2022, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Cláudia de Oliveira Lozada, Diego Serodio Costa, ENSINO DE CIÊNCIAS: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO ASTROEM PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA, II Congresso Internacional Movimentos Docentes, Resumo
  • 2022, Sidney Leandro da Silva Viana, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, As potencialidades da Aprendizagem Baseada em Problemas na construção da argumentação em problemas de Educação Financeira no Ensino Fundamental, XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2022, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, AS POTENCIALIDADES DA ARGUMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP), VIII Encontro Pernambucano de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2022, Sidney Leandro da Silva Viana, Felipe Miranda Mota, Cláudia de Oliveira Lozada, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA, 6º Seminário PPGEDUCIMAT - UFRRJ, Resumo
  • 2022, Felipe Miranda Mota, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, Uma investigação sobre o processo de Modelagem Matemática e a Resolução de Problemas em uma atividade de Matemática Financeira na 3ª série do Ensino Médio, XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2022, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, DESENVOLVENDO O SENTIDO DE NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM O USO DE APLICATIVOS, 6º Seminário PPGEDUCIMAT - UFRRJ, Resumo
  • 2022, Cláudia de Oliveira Lozada, Anneliese de Oliveira Lozada, Reflexões sobre a resolução de problemas complexos e competências: um olhar para a BNCC e além da Matemática, IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM, Trabalho Completo
  • 2022, Hélio Henrique Ferreira Lins, Cláudia de Oliveira Lozada, Edson Gabriel dos Santos Duca, TRIGONOMETRIA NAS QUESTÕES DO ENEM E DA OBMEP: UM OLHAR PARA SE PENSAR NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, VI Ágora Matemática, Resumo
  • 2022, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Cláudia de Oliveira Lozada, ASTROEM E VOCÊ: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO ASTROEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA, VI SIEPEX - SEMINÁRIO INTEGRAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, Resumo
  • 2022, Cláudia de Oliveira Lozada, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS A PARTIR DA PERSPECTIVA FRANCESA, VI Ágora Matemática, Resumo
  • 2022, Claudia de Oliveira Lozada, Palestra: A validação ético-jurídica dos modelos de Inteligência Artificial e a cibersegurança no Poder Judiciário, Simpósio Brasileiro de Segurança de Sistemas Computacionais, Outros
  • 2022, Hélio Henrique Ferreira Lins, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Cláudia de Oliveira Lozada, RECURSOS DIDÁTICOS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO SOBRE JOGOS PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA, Semana de Matemática - UPE - CAMPUS MATA NORTE, Resumo
  • 2022, Claudia de Oliveira Lozada, Palestra: Habilidades Socioemocionais, Encontro Formativo, Outros
  • 2022, Cláudia de Oliveira Lozada, An experience report on the creation of digital games for the development of mental calculus, Annual Meeting of the International Society of the Learning Sciences, Resumo
  • 2022, Cláudia de Oliveira Lozada, Using Design - Based Research in a computational thinking and programming course with Pedagogy student, 16th International Conference of the Learning Sciences (ICLS), Trabalho Completo
  • 2022, Claudia Celeste Celestino, Cláudia de Oliveira Lozada, Wesley Góis, Renan Rodrigues Duarte Ferreira, APLICAÇÃO DE RPG PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ASTRONÁUTICA EM ENSINO REMOTO NO PROJETO ASTROEM, III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Trabalho Completo
  • 2022, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Cláudia de Oliveira Lozada, Felipe Araujo de Lima, INTERDISCIPLINARIDADE NO PROJETO ASTROEM: CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS APLICADOS EM CONTEÚDOS DE AERONÁUTICA, XI Semana da Matemática e Educação Matemática, Resumo
  • 2022, Sidney Leandro da Silva Viana, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O APLICATIVO MEU DINHEIRO, MEU NEGÓCIO, Semana de Matemática - UPE - CAMPUS MATA NORTE, Resumo
  • 2022, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Cláudia de Oliveira Lozada, Diego Serodio Costa, Felipe Araujo de Lima, ASTROEM: A DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA AEROESPACIAL, 8º Congresso de Extensão Universitária da UFABC, Resumo
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS ATRAVÉS DO JOGO TAMPESCA, 2º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Hélio Henrique Ferreira Lins, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Educação financeira nos anos iniciais: a estratégia dos potinhos para desenvolver o hábito de poupar, 2o Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Resumo
  • 2021, Felipe Miranda Mota, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, REFLEXÕES SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR, 2o Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Resumo
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, O ensino de Probabilidade nos anos iniciais através do jogo 'tampesca', 2o Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Resumo
  • 2021, Felipe Miranda Mota, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, Reflexões sobre a resolução de problemas nos anos iniciais e os conhecimentos docentes para a sua prática, 2o Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CONTEÚDOS DE ASTRONÁUTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FERRAMENTAS DIGITAIS, VIII Simpósio de Ensino de Ciências, Resumo
  • 2021, Sidney Leandro da Silva Viana, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM MAPEAMENTO SOBRE OS CONHECIMENTOS FINANCEIROS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, IX ENCONTRO DE PRODUÇÃO DISCENTE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ÁREAS AFINS, Trabalho Completo
  • 2021, Janaine Ferreira dos Santos, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Cláudia de Oliveira Lozada, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE NOÇÕES DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, XI Encontro Paraibano de Educação Matemática - XI EPBEM, Trabalho Completo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Hélio Henrique Ferreira Lins, Marcos Lucas da Silva Oliveira, TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS, XI Encontro Paraibano de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2021, Felipe Miranda Mota, Cláudia de Oliveira Lozada, UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA CONTEMPLANDO AS ABORDAGENS VIA, SOBRE E PARA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, XI Encontro Paraibano de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2021, Felipe Mota Miranda, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO MÉDIO, II Seminário Internacional de Matemática Mackenzie, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Uma proposta de atividade de Resolução de Problemas de Educação Financeira sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, I Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática (I Sirpem), Trabalho Completo
  • 2021, Jaciara de Abreu Santos, Felipe Miranda Mota, Cláudia de Oliveira Lozada, O SENTIDO DE NÚMERO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA TAREFA UTILIZANDO NUMICON PARA ATENDER CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL., IX ENCONTRO DE PRODUÇÃO DISCENTE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ÁREAS AFINS, Trabalho Completo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Felipe Miranda Mota, A VISÃO DE UBIRATAN DŽAMBROSIO SOBRE A MODELAGEM MATEMÁTICA, I Simpósio Nacional de Práticas Educativas, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Hélio Henrique Ferreira Lins, Marcos Lucas da Silva Oliveira, EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS: A ESTRATÉGIA DOS POTINHOS PARA DESENVOLVER O HÁBITO DE POUPAR, 2o Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Resumo
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DO PROBABILICARDS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, II Seminário Internacional de Matemática Mackenzie, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS INTEGRADORES COMO INICIAÇÃO À MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, II Seminário Internacional de Matemática Mackenzie, Resumo
  • 2021, Felipe Mota Miranda, Cláudia de Oliveira Lozada, A Metodologia da Resolução de Problemas e o Arco de Maguerez, I Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática (I Sirpem), Trabalho Completo
  • 2021, Sidney Leandro da Silva Viana, Felipe Mota Miranda, Cláudia de Oliveira Lozada, A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PAPEL DO PROFESSOR: UMA TRILHA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DO CONSUMO CONSCIENTE, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados, Resumo
  • 2021, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA, I Encontro Norte-Nordeste de Matemática Aplicada, Resumo
  • 2021, Aryel Miguel da Silva, Cláudia de Oliveira Lozada, UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÕES POR MEIO DE JOGOS, I Encontro Norte-Nordeste de Matemática Aplicada, Resumo
  • 2021, Felipe Mota Miranda, Cláudia de Oliveira Lozada, UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE ENVOLVENDO MATEMÁTICA FINANCEIRA: UM OLHAR PARA SUA APLICABILIDADE, I Encontro Norte-Nordeste de Matemática Aplicada, Resumo
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, UM JOGO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PROBABILINHA, I Encontro Norte-Nordeste de Matemática Aplicada, Resumo
  • 2021, Janaine Ferreira dos Santos, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Cláudia de Oliveira Lozada, O ENSINO DE ESTATÍSTICA COM O USO DO GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA, I Encontro Norte-Nordeste de Matemática Aplicada, Resumo
  • 2021, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUAS APLICAÇÕES: CONSTRUINDO O CONCEITO DE INVESTIMENTOS NO ENSINO MÉDIO, I Encontro Norte-Nordeste de Matemática Aplicada, Resumo
  • 2021, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, Wilamis Micael de Araújo Aviz, Cláudia de Oliveira Lozada, ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE SIMULADORES INTERATIVOS DA PLATAFORMA PHET: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, I Encontro Norte-Nordeste de Matemática Aplicada, Resumo
  • 2021, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Cláudia de Oliveira Lozada, UMA PROPOSTA DE USO DE APLICATIVOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, 3º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Norte, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Hélio Henrique Ferreira Lins, Marcos Lucas da Silva Oliveira, UMA ANÁLISE DE JOGOS PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO, III Jornada Acadêmica Campus Sertão, Resumo
  • 2021, Jaciara de Abreu Santos, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, UMA TRILHA DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DE NÚMERO COM BASE NA ARGUMENTAÇÃO E USO DE JOGOS DIGITAIS, 3º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Norte, Resumo
  • 2021, Lucas de Morais Carlos, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, Cláudia de Oliveira Lozada, O USO DO APLICATIVO PROBABILITY MATH PUZZLES PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE, 3º Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Norte, Resumo
  • 2021, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Cláudia de Oliveira Lozada, ARIANNE GRAMACHO ACOSTA, Pedro Goulart, O Projeto ASTROEM e sua evolução para a continuidade da disseminação da cultura aeroespacial, VII Conexão, Resumo
  • 2021, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, Problemas verbalizados oralmente pelo professor para o desenvolvimento do sentido de número na Educação Infantil, I Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática (I Sirpem), Trabalho Completo
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, O uso da argumentação nas aulas de Matemática durante as atividades de Resolução de Problemas (RP): uma análise da contribuição das interações discursivas na construção do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, I Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática (I Sirpem), Trabalho Completo
  • 2021, Felipe Mota Miranda, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, NÚMEROS NATURAIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA, VIII Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, Trabalho Completo
  • 2021, Claudia de Oliveira Lozada, Palestra: Validação Ético-Jurídica de Modelos de IA pelos Laboratórios de Inovação, E-Labs - 1º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário, Outros
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, A IMPORTÂNCIA DA ARGUMENTAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE PROBABILIDADE NO 5º ANO: UMA TRILHA DE APRENDIZAGEM COM O USO DO LUCKY BLOCKS, VIII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática/XIX Encontro Baiano de Educação Matemática, Resumo
  • 2021, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Cláudia de Oliveira Lozada, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE O PNLD EJA E UMA ANÁLISE SOBRE MATERIAIS COMPLEMENTARES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA, I CICLO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Discussão sobre a BNCC na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, Resumo
  • 2021, Felipe Mota Miranda, Cláudia de Oliveira Lozada, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO NA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, I CICLO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Discussão sobre a BNCC na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, Resumo
  • 2021, Janaine Ferreira dos Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EJA: UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS CURRICULARES E MATERIAL DIDÁTICO, I CICLO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Discussão sobre a BNCC na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, Resumo
  • 2021, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA, I CICLO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Discussão sobre a BNCC na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, Resumo
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE VISANDO A PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO, I CICLO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Discussão sobre a BNCC na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Janaine Ferreira dos Santos, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, PRÁTICAS EDUCATIVAS E OS ALUNOS IDOSOS DA EJA: A PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA, I Simpósio Nacional de Práticas Educativas, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Uma análise de jogos digitais online e suas contribuições para a aprendizagem de equação do 1º grau, XI Encontro Científico e Cultural - Enccult, Trabalho Completo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS IDEIAS DE UBIRATAN D?AMBROSIO, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Jaciara de Abreu Santos, JOGOS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, UMA ANÁLISE DE VÍDEOS DE CANAIS DO YOUTUBE COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, I Encontro Cearense de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2021, Wilamis Micael de Araújo Aviz, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, Cláudia de Oliveira Lozada, O USO DOS APLICATIVOS PHOTOMATH E TOON MATH NO ENSINO DE MATEMÁTICA, I Encontro Cearense de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, UMA ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DOS APLICATIVOS MATHUP, AVENTURA DO BEBÊ PANDA COM MATEMÁTICA E TRAIN BRAIN PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, I Encontro Cearense de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2021, Aryel Miguel da Silva, Cláudia de Oliveira Lozada, O USO DE JOGOS DIGITAIS PARA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU, II Simpósio Nacional sobre Ensino e Pesquisa de Matemática no Contexto da Educação, Ciência e Tecnologia (II Sinepem), Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Jaciara de Abreu Santos, JOGOS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, II Congresso Nacional de Educação Matemática da Grande Dourados, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Jaciara de Abreu Santos, O JOGO DA CENTOPEIA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, I Simpósio Nacional de Práticas Educativas, Resumo
  • 2021, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, PROCESSOS EDUCATIVOS: AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE PIAGET E KAMII PARA O DESENVOLVIMENTO DO NÚMERO PELA CRIANÇA PEQUENA A PARTIR DE JOGOS EM GRUPOS COMO RECURSOS, VII Colóquio Internacional de Educação e o II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, Resumo
  • 2021, Abraão Correia dos Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, REFLEXÕES SOBRE O DIÁLOGO ENTRE CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE COM A ETNOMATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA, II Simpósio Nacional sobre Ensino e Pesquisa de Matemática no Contexto da Educação, Ciência e Tecnologia (II Sinepem), Resumo
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, UM JOGO PARA O ENSINO DE EVENTOS EQUIPROVÁVEIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, IV Semana Acadêmica de Matemática - SAMAT, Resumo
  • 2021, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, PROJETOS INTEGRADORES E O ENSINO DO CONCEITO DE INVESTIMENTOS NO ENSINO MÉDIO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TDICs, IV Semana Acadêmica de Matemática - SAMAT, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Hélio Henrique Ferreira Lins, MARCOS LUCAS DA SILVA OLIVEIRA, PRÁTICAS PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA: RESGATANDO JOGOS DE MESA, I Simpósio Nacional de Práticas Educativas, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Jaciara de Abreu Santos, PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS: JOGOS PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA AS MODALIDADES DE ENSINO PRESENCIAL E REMOTO, VIII SHIAM - Seminário Nacional de Histórias de/em Aulas de Matemática, Resumo
  • 2021, Janaine Ferreira dos Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, A PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, VII Colóquio Internacional de Educação e o II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, Resumo
  • 2021, Felipe Mota Miranda, Cláudia de Oliveira Lozada, O DISCURSO PEDAGÓGICO E O PAPEL DO PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR SOB A TEORIA DE BASIL BERNSTEIN, VII Colóquio Internacional de Educação e o II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, Resumo
  • 2021, Felipe Mota Miranda, Cláudia de Oliveira Lozada, UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE JUROS SIMPLES E COMPOSTOS NO ENSINO MÉDIO, IV Semana Acadêmica de Matemática - SAMAT, Resumo
  • 2021, Cláudia de Oliveira Lozada, DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE ASTRONÁUTICA, VII Colóquio Internacional de Educação e o II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, Resumo
  • 2021, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, APONTAMENTOS SOBRE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA, VII Colóquio Internacional de Educação e o II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, Resumo
  • 2021, Felipe Mota Miranda, Cláudia de Oliveira Lozada, MATEMÁTICA FINANCEIRA E A COMPETÊNCIA CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE SITUAÇÃO-PROBLEMA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS E JUROS NO ENSINO MÉDIO, VIII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática/XIX Encontro Baiano de Educação Matemática, Resumo
  • 2021, Sidney Leandro da Silva Viana, Felipe Mota Miranda, Cláudia de Oliveira Lozada, UMA TRILHA DE APRENDIZAGEM SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E O CONSUMO CONSCIENTE: A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PAPEL DO PROFESSOR, VIII SHIAM - Seminário Nacional de Histórias de/em Aulas de Matemática, Resumo
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, Jaciara de Abreu Santos, Argumentação em aulas de Probabilidade no Ensino Fundamental: uma proposta utilizando o Peer Instruction (Instrução por Pares), XI Encontro Científico e Cultural - Enccult, Trabalho Completo
  • 2021, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, JOGOS DIGITAIS COMO RECURSO NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO CONTAGEM, CORRESPONDÊNCIA E ORDEM NUMÉRICA, VIII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática/XIX Encontro Baiano de Educação Matemática, Resumo
  • 2021, Felipe Mota Miranda, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, A formação inicial em investigação: a metodologia resolução de problemas e o papel do professor, XI Encontro Científico e Cultural - Enccult, Trabalho Completo
  • 2021, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, ENSINO REMOTO E UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE SOBRE CONCEITOS GEOMÉTRICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, IV Semana Acadêmica de Matemática - SAMAT, Resumo
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, O PROCESSO DA ARGUMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE CURRICULAR E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS, VII Colóquio Internacional de Educação e o II Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino, Resumo
  • 2021, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, A ARGUMENTAÇÃO NAS AULAS DE PROBABILIDADE DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, XI Simposio de Matemática y Educación Matemática, X Congreso Internacional de Matemática asistida por Computador, I Simposio de Competiciones Matemáticas (MEM 2021), Resumo
  • 2021, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO INTUITIVA DE NÚMERO E QUANTIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR, XI Simposio de Matemática y Educación Matemática, X Congreso Internacional de Matemática asistida por Computador, I Simposio de Competiciones Matemáticas (MEM 2021), Resumo
  • 2021, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS: UNA PROPUESTA METODOLÓGICA PARA LA ENSEÑANZA DE LA EDUCACIÓN FINANCIERA EN EDUCACIÓN FUNDAMENTAL, XI Simposio de Matemática y Educación Matemática, X Congreso Internacional de Matemática asistida por Computador, I Simposio de Competiciones Matemáticas (MEM 2021), Resumo
  • 2021, Amanda Cristine Lopes Marques, Cláudia de Oliveira Lozada, O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DE NÚMERO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, XI Simposio de Matemática y Educación Matemática, X Congreso Internacional de Matemática asistida por Computador, I Simposio de Competiciones Matemáticas (MEM 2021), Resumo
  • 2020, Alexsander Cler Taveiros Silva, Cláudia de Oliveira Lozada, DUAS ABORDAGENS PARA OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NO 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO MATERIAL CUISENAIRE, III Encontro de Educação em Ciências e Matemática, Trabalho Completo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, A viagem pela estrutura da matéria continua: uma reflexão sobre uma sequência didática para o ensino de física de partículas elementares no 9º ano do Ensino Fundamental, I Encontro sobre Divulgação e Ensino de Física de Partículas - IPPOG Brasil, Resumo
  • 2020, Amanda Cristine Lopes Marques, Cláudia de Oliveira Lozada, A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE NÚMERO E CONSERVAÇÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS SEGUNDO A CONCEPÇÃO DE CONSTANCE KAMII, VII Encontro Cajazeirense de Matemática, Trabalho Completo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Janaine Ferreira dos Santos, AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE JOGOS DIGITAIS ONLINE PARA O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1° GRAU, VII Encontro Cajazeirense de Matemática, Trabalho Completo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Wilamis Micael de Araújo Aviz, UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO COM O USO DO SOFTWARE S.E.T, VII Encontro Cajazeirense de Matemática, Trabalho Completo
  • 2020, Alexsander Cler Taveiros Silva, Cláudia de Oliveira Lozada, O MATERIAL CUISENAIRE E O MODELO DE BARRAS DE SINGAPURA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES NO SEXTO ANO DO EN-SINO FUNDAMENTAL, VII Encontro Cajazeirense de Matemática, Trabalho Completo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Marcos Lucas da Silva Oliveira, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, XIV Encontro Paulista de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2020, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE COM FOCO NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, XIV Encontro Paulista de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2020, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Cláudia de Oliveira Lozada, Gabriel Ramos Ferreira, Guilherme Augusto Alves dos Santos, REFLEXÕES SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR, XIV Encontro Paulista de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Janaine Ferreira dos Santos, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, A RADICIAÇÃO E OS TIPOS DE ERROS MANIFESTADOS POR ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, XIV Encontro Paulista de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Lucas de Morais Carlos, Sidney Leandro da Silva Viana, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Astronáutica por meio de dobraduras: uma abordagem interdisciplinar com o ensino de Matemática, VI Encontro de Licenciatura em Física, Resumo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Janaine Ferreira dos Santos, AS POTENCIALIDADES DE UMA PLATAFORMA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DE LIBRAS, I Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFBA, Trabalho Completo
  • 2020, Alexsander Cler Taveiros Silva, Cláudia de Oliveira Lozada, ATIVIDADES COM MATERIAL CUISINAIRE AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, I Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFBA, Trabalho Completo
  • 2020, Amanda Cristine Lopes Marques, Cláudia de Oliveira Lozada, A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE NÚMERO: UM OLHAR PARA AS ATIVIDADES QUE ESTIMULAM OS PROCESSOS MENTAIS, I Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFBA, Trabalho Completo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Wilamis Micael de Araújo Aviz, Sidney Leandro da Silva Viana, Marcos Lucas da Silva Oliveira, MATEMÁTICA INCLUSIVA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MULTIPLICAÇÃO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA ATRAVÉS DO TUXMATH, I Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFBA, Trabalho Completo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Gabriel Ramos Ferreira, The ASTROEM Project with an interdisciplinary approach and STEM through experimental activities with low-cost material and the involvement of girls in Science: resilience and resistance in the formation of the future generation of Brazilian scientists, Fablearn Conference NYC, Trabalho Completo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, ARITMÉTICA NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE OFICINA DE MATEMÁTICA SOBRE DIVISÃO COM TDICs, X ENCCULT - Encontro Científico Cultural de Alagoas, Trabalho Completo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Wilamis Micael de Araújo Aviz, RECURSOS DIDÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, X ENCCULT - Encontro Científico Cultural de Alagoas, Trabalho Completo
  • 2020, Amanda Cristine Lopes Marques, Cláudia de Oliveira Lozada, OS PROCESSOS MENTAIS E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DE NÚMERO: UM OLHAR PARA PROPOSTAS DE ATIVIDADES QUE ESTIMULAM SEU DESENVOLVIMENTO, III Encontro de Educação em Ciências e Matemática, Trabalho Completo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Janaine Ferreira dos Santos, Jaqueline Dos Santos Freitas, Wilamis Micael de Araújo Aviz, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL, I Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, Resumo
  • 2020, Wesley Góis, Claudia Celeste Celestino, Cláudia de Oliveira Lozada, CAPACITAÇÃO À DISTÂNCIA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA METODOLOGIA E PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROJETO ASTROEM, Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, Trabalho Completo
  • 2020, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Janaine Ferreira dos Santos, Jaqueline Dos Santos Freitas, Cláudia de Oliveira Lozada, ATIVIDADES MATEMÁTICAS E A INCLUSÃO ESCOLAR: O ENSINO DE MATRIZES E A ARTICULAÇÃO ENTRE O LÚDICO E A CONTEXTUALIZAÇÃO NO JOGO MATRIZ INTERATIVA, I Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação - SEMEDUC, Resumo
  • 2020, Sidney Leandro da Silva Viana, Wilamis Micael de Araújo Aviz, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Cláudia de Oliveira Lozada, CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: AS PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE ÁLGEBRA E EXPRESSÕES ALGÉBRICAS, I Simpósio Nacional de Estratégias e Multidebates da Educação - SEMEDUC, Resumo
  • 2020, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Cláudia de Oliveira Lozada, Nayara Amaral de Souza, Marcos Augusto Pacheco, ASTROEM E AS TECNOLOGIAS DO ENSINO REMOTO, VI Conexão, Resumo
  • 2020, Cláudia de Oliveira Lozada, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, ARIANNE GRAMACHO ACOSTA, IRIS CAMPANELLA CABRAL, O PROJETO ASTROEM E O ENGAJAMENTO DAS JOVENS MENINAS NAS CIÊNCIAS ESPACIAIS COM ENFOQUE STEM, Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM, Resumo
  • 2020, Amanda Cristine Lopes Marques, Cláudia de Oliveira Lozada, Apontamentos sobre a construção do sentido de número e o processo de transição para o Ensino Fundamental nos documentos oficiais de ensino de Matemática, X ENCCULT - Encontro Científico Cultural de Alagoas, Trabalho Completo
  • 2019, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS PRÁTICAS DOCENTES, III Encontro Regional das Licenciaturas, Resumo
  • 2019, Silvia Joana Costa Rodrigues, Cláudia de Oliveira Lozada, O PERFIL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EJA: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA, III Encontro Regional de Licenciaturas, Resumo
  • 2019, Amanda Cristine Lopes Marques, Cláudia de Oliveira Lozada, O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: AS IMPLICAÇÕES PARAA O NUMERAMENTO, III Encontro Regional de Licenciaturas, Resumo
  • 2019, Cláudia de Oliveira Lozada, Katiene Santos Paes, Amanda Cristine Lopes Marques, O USO DAS TDICS PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, I Colóquio Alagoano de Educação Matemática, Resumo
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada, Palestra: IA e a Geodiscrisminação: o Geoblocking e o Geopricing, Seminário Novas Tecnologias e Sistemas de IA no âmbito do Poder Judiciário e da administração pública federal, Outros
  • 2019, Cláudia de Oliveira Lozada, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, A importância dos materiais curriculares concretos no Ensino de Matemática nos anos iniciais: o material dourado, IX Encontro Alagoano de Pesquisa Educacional, Trabalho Completo
  • 2019, Katiene Santos Paes, Cláudia de Oliveira Lozada, MATEMÁTICA LÚDICA: UMA MANEIRA PRAZEROSA DE APRESENTAR A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, IX Encontro Alagoano de Pesquisa Educacional, Trabalho Completo
  • 2019, Silvia Joana Costa Rodrigues, Cláudia de Oliveira Lozada, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PROPOSTA PREPARATÓRIA DE ENSINO EXPLORATÓRIO-INVESTIGATIVO EM AULAS DE MATEMÁTICA, IX Encontro Alagoano de Pesquisa Educacional, Trabalho Completo
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada, Palestra: A Robótica como ferramenta de ensino de Física na Educação Básica sob o enfoque STEAM, XXXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, Outros
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada, Palestra: Resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Palestra: Resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Outros
  • 2019, Cláudia de Oliveira Lozada, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Paulo Guilherme de Oliveira Albuquerque, A história da Física nas aulas do Projeto Astroem, I Encontro de História da Física, Resumo
  • 2019, Cláudia de Oliveira Lozada, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Astroem para Professores e o ensino de Matemática: iniciação à linguagem da programação por meio da Robótica, Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e 2019), Trabalho Completo
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada, Palestra: Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a Aritmética, Uninassau - Recepção de Alunos - agosto 2019, Outros
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada, Palestra: Reflexões sobre o ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental: a Aritmética, Semana de Recepção dos Alunos da Uninassau - 2019.2, Outros
  • 2019, Cláudia de Oliveira Lozada, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Paulo Guilherme de Oliveira Albuquerque, Modelagem matemática aplicada ao ensino de física: o minifoguete, VI ERMAC - Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC), Trabalho Completo
  • 2019, Cláudia de Oliveira Lozada, Anneliese de Oliveira Lozada, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: AS PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA, III Simpósio de Práticas, Estágios e Aprendizagem da Docência - SEPAD, Resumo
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada, Palestra: Direito e Inteligência Artificial, Direito e Interdisciplinaridade, Outros
  • 2019, Claudia de Oliveira Lozada, Palestra: Direito e Inteligência Artificial, II Seminário de Direito e Interdisciplinaridade, Outros
  • 2019, ELESTINO, C. C. ; LOZADA, C. O. ; BARONI, L. ; SIMOES, R. B., Arandu Project: Engineering Applied to Basic Education Based on a MAKER and STEM Perspective, Fablearn Conference 2019, Trabalho Completo
  • 2019, Claudia Celeste Celestino, Cláudia de Oliveira Lozada, Leandro Baroni, Rafael Barreto Simões, Arandu Project: Engineering Applied to Basic Education Based on a MAKER and STEM Perspective, Fablearn Conference 2019, Trabalho Completo
  • 2018, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Cláudia de Oliveira Lozada, Matheus Pantrigo Licariao Barbosa, Modelagem matemática aplicada ao Ensino de Física a partir de um experimento de Mecânica Aplicada no Projeto Astroem III UFABC, Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional 2018., Trabalho Completo
  • 2018, Cláudia de Oliveira Lozada, Claudia Celeste Celestino, Wesley Góis, Projeto Astroem V: a contribuição da Universidade para melhorar o Ensino de Ciências da escola pública, X Congresso ICLOC - Práticas na Sala de Aula, Resumo

Capítulos de Livros (17)

  • 2022, NÚMEROS NATURAIS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA, Linguagens, tecnologias e inovações nas práticas docentes, Felipe Miranda Mota, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2022, ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO: UMA PROPOSTA PARA A INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DE AERONÁUTICA, Ciências na escola: referências, pesquisas e práticas de formação de professores e ensino de ciências, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2022, Jogos digitais no ensino de Matemática Financeira: uma proposta de atividade para o Ensino Médio, Reflexões sobre a Educação Matemática, Felipe Miranda Mota, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2022, A importância dos projetos integradores como iniciação à modelagem matemática, Reflexões sobre a educação matemática, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2022, ASPECTO HISTÓRICO DO PROJETO DO RESERVATÓRIO DO RIO ARICANDUVA NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO SOB O ASPECTO HIDROLÓGICO, Engenharia civil: demandas sustentáveis e tecnológicas e aspectos ambientais 2, Ariston da Silva Melo Júnior, Cláudia de Oliveira Lozada, João Jorge Pereira da Silva
  • 2022, O ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o uso do probabilicards como ferramenta pedagógica, Reflexões sobre a Educação Matemática, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Jaciara de Abreu Santos, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2021, RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM O USO DE TDICs, PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS, Santos, Janaíne Ferreira dos, SANTOS, BRUNA GAMA DOS, LIMA, CRYSLÃNE DE ARAÚJO, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2021, ENSINO DE CIÊNCIAS: APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE TRILHA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS DE ASTRONÁUTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, O ENSINO DE CIÊNCIAS no Brasil durante e após a pandemia da Covid-19: perspectivas, desafios e possibilidades, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2021, JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DE NÚMERO, PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS, Santos, Jaciara de Abreu, Cláudia de Oliveira Lozada, BARBOSA, EWELLYN AMÂNCIO ARAÚJO, Mota, Felipe Miranda, VIANA, SIDNEY LEANDRO DA SILVA
  • 2021, O uso de jogos digitais como estratégia pedagógica para o ensino dos números negativos, Tecnologia Educacional em Perspectiva: caminhos de pesquisa para inovação, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Janaine Ferreira dos Santos, Wilamis Micael de Araújo Aviz, Audrey Emmely Rodrigues Vasconcelos
  • 2021, O ensino de frações por meio do modelo de barras no 6º ano do Fundamental: uma proposta segundo a Filosofia de Singapura, Vivências Didáticas: metodologias aplicadas em ensino e aprendizagem, Lucas de Morais Carlos, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Alexsander Cler Taveiros Silva, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima
  • 2021, Gestão das Instituições de Ensino Superior: Reflexões sobre o papel das coordenações dos cursos de graduação, As políticas públicas educacionais da última década e o impacto na organização curricular: da Educação Básica ao Ensino Superior, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2020, Ensino de Matemática em tempos de pandemia: um relato sobre o uso dos recursos tecnológicos, Comunicação e Educação: perspectivas e transformações na era digital, Amanda Cristine Lopes Marques, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2020, Educação e transformação na era digital: relatos de professores sobre o ensino remoto de Matemática durante o isolamento social, Comunicação e Educação: perspectivas e transformações na era digital, Cryslane de Araújo Lima, Ewellyn Amâncio Araújo Barbosa, Lucas de Morais Carlos, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Sidney Leandro da Silva Viana, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2020, Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma oficina com recursos didáticos para a formação continuada de professores, Saberes, experiências e práticas na Educação Contemporânea, Cláudia de Oliveira Lozada, Sidney Leandro da Silva Viana, Marcos Lucas da Silva Oliveira, Bruna Gama dos Santos, Cryslane de Araújo Lima, Janaine Ferreira dos Santos, Jaqueline Dos Santos Freitas
  • 2016, Gratidão, Igual a ele só tem um: Ubiratan D`Ambrosio., Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2016, Alfabetização Científica e Tecnonológica na Nanoaventura: uma viagem divertida pelo mundo da nanotecnologia., Estratégias para o Ensino de Ciências: propostas e relatos de experiência, Cláudia de Oliveira Lozada, Mauro Sérgio Teixeira Araújo

Livros (7)

  • 2022, Manual de Diretrizes de Auditabilidade e Conformidade no Desenvolvimento e Testes de Soluções de IA no âmbito do LIAA-3R, Caio Moysés de Lima, Cláudia de Oliveira Lozada, Maíra Zau Serpa Spina D´Eva, Matheus Henrique de Paiva Carvalho, Raul Mariano Júnior, Renato Arruda Rocha Monteiro
  • 2021, Astronáutica para o Ensino Médio, Claudia Celeste Celestino, Cláudia de Oliveira Lozada, Maria Cecília Franca de Paula Santos Zanardi, Wesley Góis
  • 2021, Astronomia para o Ensino Médio, Claudia Celeste Celestino, Cláudia de Oliveira Lozada, Maria Cecília Franca de Paula Santos Zanardi, Wesley Góis
  • 2021, Astronáutica para o Ensino Médio, Claudia Celeste Celestino Claudia de Oliveira Lozada Maria Cecilia Zanardi Wesley Gois
  • 2021, Astronomia para o Ensino Médio, Claudia Celeste Celestino Claudia de Oliveira Lozada Maria Cecilia Zanardi Wesley Gois
  • 2021, Diretrizes de Auditabilidade e Conformidade no Desenvolvimento e Testes de Soluções de IA no âmbito do LIAA - 3R, KOJIMA, A. A. ; LIMA, C. M. ; LOZADA, C. O. ; DEVA, M. Z. S. S. ; CARVALHO, M. H. P. ; AMATO, N. T. ; NEVES JUNIOR, P. C. ; MARIANO JUNIOR, R. ; PLENS, R. S. ; MONTEIRO, R. A. R. .
  • 2021, Diretrizes de auditabilidade e conformidade no desenvolvimento e testes de soluções de IA no âmbito do LIAA-3R, Aki Ando Kojima, Raul Mariano Júnior, Renata de Souza Plens, Renato Arruda Rocha Monteiro, Caio Moysés de Lima, Cláudia de Oliveira Lozada, Fabio Akahoshi Collado, Luciana Ortiz Tavares Costa Zanoni, Maíra Zau Serpa Spina D´Eva, Matheus Henrique de Paiva Carvalho, Natália Tavares Amato, Paulo Cezar Neves Júnior

Textos Didáticos (15)

  • 2021, Material de apoio às aulas de Pesquisa Educacional - Arquivo padrão para o projeto de pesquisa, Claudia de Oliveira Lozada
  • 2021, Carta sobre Inovação Tecnológica - 1º Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (E-Labs)., Claudia de Oliveira Lozada et al
  • 2021, Material de Apoio às aulas de Projetos Integradores 5 da Licenciatura em Matemática (IM-UFAL) - Campo Aditivo e Campo Multiplicativo. 2021, Claudia de Oliveira Lozada
  • 2021, Material de Apoio às aulas de Pesquisa Educacional da Licenciatura em Matemática (IM-UFAL) - Arquivo padrão, videoaulas, e-books e orientações., Claudia de Oliveira Lozada
  • 2021, Material de apoio às aulas de Pesquisa Educacional - Arquivo padrão para o projeto de pesquisa, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2021, Material de apoio às aulas de Projetos Integradores 5 - Campo Aditivo e Multiplicativo, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2020, Material de apoio às aulas de Estágio Supervisionado - Orientações sobre o estágio em ensino remoto e arquivo para digitação do relatório de estágio, Claudia de Oliveira Lozada
  • 2019, Material de Apoio às aulas de Projetos Integradores 3,5,7 - Licenciatura em Matemática - IM/UFAL, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2019, Material de Apoio às aulas de Estágio Supervisionado IV da Licenciatura em Matemática - Manual, Fichas e Relatório, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2019, Material de Apoio às aulas de Estágio Supervisionado II da Licenciatura em Matemática (IM-UFAL) - Manual e Relatório, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2018, Material de Apoio às aulas de Geometria Analítica - IC/UFAL, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2018, Material de Apoio às aulas de Matemática V - UNIFESP Diadema, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2018, Material de Apoio às aulas de Cálculo 2 - IM/UFAL, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2016, Manual de Aplicação de Questionários e TLCE - Astroem (Material Instrucional), Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2016, Manual de Aplicação de Questionários e TLCE - Astroem (Material Instrucional), Cláudia de Oliveira Lozada

Participações em Bancas de Cursos (13)

  • 2022, Dissertação de Mestrado Tecnologias Móveis e Ubíquas no ensino de Educação Financeira escolar, Carloney Alves de Oliveira, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Cláudia de Oliveira Lozada
  • 2022, Qualificação de Mestrado TECNOLOGIAS MOVEIS E UBIQUAS NO ENSINO DE EDUCACAO FINANCEIRA ESCOLAR, MERCIA CRISTINA DOS SANTOS FARIAS
  • 2022, Dissertação de Mestrado O numeramento na transição da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental: uma proposta metodológica para construção do sentido de número, Cláudia de Oliveira Lozada, Givaldo Oliveira dos Santos, Márcio Pironel
  • 2022, Monografia de Graduação Gamificação para o ensino de equação de 2° grau em tempo de pandemia, Cláudia de Oliveira Lozada, Robson da Silva Eugênio, Ariston da Silva Melo Júnior
  • 2022, Monografia de Graduação O uso da gamificação para o ensino de polinômios no 8° ano do ensino fundamental, Cláudia de Oliveira Lozada, Robson da Silva Eugênio, Ariston da Silva Melo Júnior
  • 2022, Monografia de Graduação Diversidade de Gênero e Sexual na Formação Docente: histórias de vida e discurso de futuros professores de Matemática, Cláudia de Oliveira Lozada, Robson da Silva Eugênio, Ariston da Silva Melo Júnior
  • 2022, Qualificação de Mestrado O numeramento na transição da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental: uma proposta metodológica para construção do sentido de número, Cláudia de Oliveira Lozada, Márcio Pironel, Givaldo Oliveira dos Santos
  • 2022, Qualificação de Mestrado O numeramento na transicao da Educacao Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta metodologica para a construcao do sentido de numero. , AMANDA CRISTINE LOPES MARQUES
  • 2021, Monografia de Graduação OS DESAFIOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, Cláudia de Oliveira Lozada, Elisa Fonseca Sena e Silva, Robson da Silva Eugênio
  • 2021, Monografia de Graduação O Material Cuisenaire e o Modelo de Barras de Singapura como recurso didático para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de operações com frações no 6º ano do Ensino Fundamental, Cláudia de Oliveira Lozada, Ediel Guerra, Amauri da Silva Barros
  • 2020, Monografia de Graduação METODOLOGIAS ATIVAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PROBABILIDADE COM ENFOQUE NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA ENSINO MÉDIO, Orientando: Sidney Leandro da Silva Viana Orientador: Claudia de Oliveira Lozada Banca examinadora: Cláudia de Oliveira Lozada, Amauri da Silva Barros, Ediel Guerra
  • 2019, Dissertação de Mestrado Produto educacional: videoaula - determinação da DDP de limiar de um LED, Pedro Valentim dos Santos, Cláudia de Oliveira Lozada, Kleber Cavalcanti Serra
  • 2018, Dissertação de Mestrado O CMS e-Lab e o ensino de Física de Partículas na Educação Básica, Cláudia de Oliveira Lozada, Pedro Valentim dos Santos, Elton Malta Nascimento

Prêmios Recebidos (1)

  • 2020, Best Paper Awards - Educator Panel, Columbia University - USA, Internacional

Bolsas Obtidas (2)

  • INICIAÇÃO CIENTÍFICA, , 08/2020 , 07/2021 ,
  • INICIAÇÃO CIENTÍFICA, , 08/2019 , 07/2020 ,

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (7)

  • 2021,Membro da Comissões Organizadora, EMAG - SP, Nacional, Coordenadora do Evento
  • 2019,Outra, Auditório da UNINASSAU - MACEIÓ, Local, Coordenadora do Oficina
  • 2019,Outra, Auditório da UNINASSAU - Maceió, Nacional, Coordenadora da palestra
  • 2019,Outra, Auditório da UNINASSAU - MACEIÓ, Local, Palestrante
  • 2019,Outra, Auditório do IF - UFAL, Nacional, Organizadora do Evento
  • 2019,Outra, Instituto de Matemática - Universidade Federal de Alagoas, Local, Coordenadora do Curso de Extensão
  • 2018,Outra, Instituto de Matemática - UFAL, Local, IM-UFAL

Participação em Sociedades Científicas e Culturais (3)

  • 2016, Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, Socio Efetivo
  • 2008, Sociedade Brasileira de Física, Socio Efetivo
  • 2007, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Outra

Participação em Colegiados e Comissões (1)

  • Colegiado do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Trabalho de Fim de Curso(7)

  • METODOLOGIAS ATIVAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PROBABILIDADE COM ENFOQUE NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA ENSINO MÉDIO, SIDNEY LEANDRO DA SILVA VIANA , 02/2020
  • O MATERIAL CUISENAIRE E O MODELO DE BARRAS DE SINGAPURA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALEXSANDER CLER TAVEIROS SILVA ,
  • Os desafios do processo ensino-aprendizagem de equação do 1° grau no 7° ano do Ensino Fundamental, ARYEL MIGUEL DA SILVA ,
  • O USO DA GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE POLINÔMIOS NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANGELO FABRICIO SANTOS MELO DA SILVA ,
  • Gamificação para o ensino de equação de 2º grau em tempos de pandemia, RICARDO GOMES RAMOS ,
  • METODOLOGIAS ATIVAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PROBABILIDADE COM ENFOQUE NA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA ENSINO MÉDIO, SIDNEY LEANDRO DA SILVA VIANA ,
  • Diversidade de gênero e sexual na formação docente: histórias de vida e discurso de futuros professores de matemática, ABRAAO CORREIA DOS SANTOS ,

Orientações de Pós-Graduação (5)

  • Mestrado Profissional, FELIPE MIRANDA MOTA, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, JACIARA DE ABREU SANTOS, 02/2021 - 11/2022 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EWELLYN AMANCIO ARAUJO BARBOSA, 10/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SIDNEY LEANDRO DA SILVA VIANA, 10/2020 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, AMANDA CRISTINE LOPES MARQUES, 09/2019 - 06/2023 , Concluída em

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 v4.9.3_s.111 22/04/2024 02:59