2021, Fabiano dos Santos Brião, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , A REALIDADE AUMENTADA NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIT/AL, ISSN: 2316333X
2021, Paulo Manuel Teixeira Marinho, Preciosa Fernandes, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , The digital portfolio as an assessment strategy for learning in higher education, ISSN: 01587919
Download do arquivo
2021, FERREIRA, JOSÉ RICARDO LOPES, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , A produção científica sobre jogos digitais na educação física escolar: o que dizem os periódicos nacionais?, ISSN: 18097286
Download do arquivo
2021, FERREIRA, JOSÉ RICARDO LOPES, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , E-sports: evidenciando a aprendizagem colaborativa na construção de um torneio de jogos digitais, ISSN: 25262149
Download do arquivo
2021, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Jaqueline Santos Alves da Rocha, José Victor César Batista de Oliveira , Avaliação do jogo digital Tríade por licenciandos em História, ISSN: 18078931
Download do arquivo
2021, Renata Marinho Falcão, Alessandra Sibele dos Santos Nascimento, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , O papel docente frente aos problemas decorrentes do uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ISSN: 26751933
Download do arquivo
2020, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Andrea Karla Ferreira Nunes, Valdick Barbosa de Sales Júnior , Formação de professores na cultura digital por meio da gamificação, ISSN: 19840411
Download do arquivo
2020, Otávio Augusto de Oliveira Cardoso, Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , A contribuição da gamificação no processo de avaliaçãopara a aprendizagem, ISSN: 18078931
Download do arquivo
2020, Marcos Emanuel de Barros Silva, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , Combate endemia: um protótipo para o ensino de ciências, ISSN: 2179426X
Download do arquivo
2020, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Luiz Claudio Ferreira da Silva Junior, Otávio Augusto de Oliveira Cardoso , AÇÕES E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPO DE PANDEMIA, ISSN: 23163828
Download do arquivo
2020, Fernando Rubem de Medeiros Lima Rego, Luciana Rosy Lopes Santos, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , A promoção do estado de flow no desenvolvimento da gamificação como estratégia de ensino, ISSN: 18078931
Download do arquivo
2020, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , Sobre games e violência, o que pensam os adolescentes?, ISSN: 21756600
Download do arquivo
2020, Luíz Cláudio Ferreira Silva Junior, Adilson Rocha Ferreira, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Walter Matias Lima, Iraildes Pereira Assunção , ATIVIDADES NA PÓS-GRADUAÇÃO UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA CRISE DA COVID 19: ANÁLISE QUALITATIVA DESCRITIVA, ISSN: 23596082
Download do arquivo
2020, OLIVEIRA, JOSEFA KELLY CAVALCANTE DE, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , EPISTEMOLOGIAS DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: TEORIAS DE APRENDIZAGEM EM EVIDÊNCIA, ISSN: 01047043
Download do arquivo
2020, Aldineide Barros Vieira, Ednaura Agripino de Oliveira, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , Games e aprendizagem: a voz das crianças, ISSN: 18078931
Download do arquivo
2020, BITTENCOURT, IBSEN MATEUS, BARROS, RAFAEL ANDRÉ, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , O uso de filtros de controle na internet: o caso do sistema educacional, ISSN: 19825587
Download do arquivo
2019, FERNANDA JOSIRENE DE MELO FERREIRA, Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , A autoria discente na cultura digital, ISSN: 25268449
Download do arquivo
2019, João Carlos Diniz Martins, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , ENSINO HÍBRIDO E MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS GAMIFICADOS, ISSN: 18093876
Download do arquivo
2019, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Luis Paulo Leopoldo Mercado , A política de expansão do Ensino Superior por meio da UAB em Alagoas, ISSN: 23163828
Download do arquivo
2019, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Raphael de Oliveira Freitas , A inserção das tecnologias móveis como estratégia didática para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos, ISSN: 2176171X
Download do arquivo
2019, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , As narrativas digitais como possibilidade de aprendizagem personalizada numa disciplina gamificada, ISSN: 21779309
Download do arquivo
2018, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Maria Auxiliadora Silva Freitas, Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira , AÇÕES DE EXTENSÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, ISSN: 23596082
Download do arquivo
2018, Maria Auxiliadora da Silva Freitas, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Dirlene Márcia Costa Ferreira, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , Memória, Aprendizagem e Tecnologia: uma experiência com alunos do ensino fundamental., ISSN: 22381279
Download do arquivo
2018, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, LIMA, MÔNICA REJANE DE FRANÇA , Evasão na EAD: o caso do curso de pós-graduação em EDHDI/UFAL, ISSN: 21756600
Download do arquivo
2018, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Alane de Almeida Santos, Fernanda Alexandre da Silva Gomes , A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN: 25949004
Download do arquivo
2018, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Cleide Jane de Sá Araújo Costa , A CULTURA DIGITAL NO COTIDIANO DAS CRIANÇAS: APROPRIAÇÃO, REFLEXOS E DESCOMPASOS NA EDUCAÇÃO FORMAL, ISSN: 23163828
Download do arquivo
2018, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, NASCIMENTO, ANTONIA EUNICE DE JESUS DO , FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TIC NOS ANOS INICIAIS, ISSN: 21756600
Download do arquivo
2018, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , Letramento digital na cultura digital: o que precisamos compreender?, ISSN: 2176171X
Download do arquivo
2018, José Ricardo Lopes Ferreira, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , E-Sports na escola: desafios e possibilidade para a Educação Física na cultura digital, ISSN: 2176171X
Download do arquivo
2018, Helena Cristina Pimentel do Vale, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , CONDIÇÕES DE ACESSO A INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DO POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, ISSN: 25949004
Download do arquivo
2017, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Maria Janaína dos Santos Feitoza , O uso da tecnologia móvel (celular) no contexto educacional, ISSN: 2176171X
Download do arquivo
2017, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Daiane Rose Freitas Rufino, Weslania Silva da Cruz , O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia, ISSN: 2176171X
Download do arquivo
2017, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, SANTOS, FÁTIMA JORGELINA DE OLIVEIRA , O DESENVOLVIMENTO TEMÁTICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFAL, ISSN: 21756600
Download do arquivo
2016, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Guilmer Brito Silva, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Eliana Maria de Oliveira Sá, Claudia Maria Milito, Cláudio Zancan , PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO ONLINE: AVALIAÇÃO DOS MÓDULOS DO CURSO ONLINE CAPACITAÇÃO DE EMPRESÁRIOS E DOS ATORES DO SISTEMA ALAGOANO DE INOVAÇÃO, ISSN: 0102549X
Download do arquivo
2015, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, António Pedro Costa, Adriana dos Santos Prado Sadoyama , Pesquisa Qualitativa e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Educação, ISSN: 2176171X
Download do arquivo
2015, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , Um percurso metodológico de inserção no mundo das crianças da cultura digital, ISSN: 2176171X
Download do arquivo
2015, Emanuelle Cavalcante Pimentel, Maria Viviane Lisboa de Vasconcelos, Renato Santos Rodarte, Célia Maria Silva Pedrosa, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , Ensino e Aprendizagem em Estágio Supervisionado: Estágio Integrado em Saúde, ISSN: 19815271
Download do arquivo
2015, Maria Auxiliadora Silva Freitas, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel , A LINGUAGEM HIPERTEXTUAL NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EAD, ISSN: 19843852
Download do arquivo
2015, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Fabiana Maria Cavalcante Rego Oliveira , OBSERVAÇÕES DA INTERFERÊNCIA DO FACEBOOK NA APRENDIZAGEM DOS ADOLESCENTES, ISSN: 2176171X
Download do arquivo
Publicação em Eventos (23)
2021, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Margarida Morais Marques, LEARNING STRATEGIES WITH DIGITAL GAMES IN THE UNIVERSITY CONTEXT: MULTIPLE CASE STUDY, EDULEARN21, Trabalho Completo
2020, Mayara Teles Viveiros de Lira, Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO: UM PROJETO PILOTO NO ENSINO SUPERIOR, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Trabalho Completo
2020, Lílian Roberta Salustiano França, Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA SOBRE GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ? PBL, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Trabalho Completo
2020, Isvânia Alves dos Santos, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Ana Carolina Sella, GAMIFICAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Trabalho Completo
2020, Marcos Emanuel de Barros Silva, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, INTEGRAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Trabalho Completo
2020, Luíz Claudio Ferreira Silva Junior, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Lucas Cezar Moraes da Silva, A Teoria de Flow na experiência gamificada de aprendizagem em ambientes digitais, 5º Encontro sobre jogos e mobile learning, Resumo
2019, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Games e ensino de Química na Educação Básica: pesquisa e desenvolvimento, XV Semana de Química, Outros
2019, Líllian Franciele Silva Ferreira, Marseille Evelyn Lessa de Santana, Josefa Kelly Cavalcante de Oliveira, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, DO TUTOR AO PROFESSOR EAD: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA IES DO NORDESTE BRASILEIRO, VI Congresso Nacional de Educação, Trabalho Completo
2019, Isvânia Alves dos Santos
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Ana Carolina Sella, Gamificação no contexto educacional e o processo de ensino-aprendizagem, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, Trabalho Completo
2019, Mayara Teles Viveiros de Lira
Cleide Jane de Sa Araujo Costa
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, A mediação pedagógica no desenvolvimento de estratégias de gamificação: um projeto piloto no Ensino Superior, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, Trabalho Completo
2019, Marcos Emanuel de Barros Silva
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Integração da realidade virtual e aumentada na educação básica, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, Trabalho Completo
2019, Lílian Roberta Salustiano França
Cleide Jane de Sá Araújo Costa
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Experiência pedagógica sobre gamificação no contexto da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas - PBL, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, Trabalho Completo
2019, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Wilmo Francisco, Contribuições formativas da Pós-graduação para os profissionais da Educação, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, Outros
2019, Cleber Tiago de Menezes, Adalton dos Santos Silva, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Fábio Paraguaçu Duarte da Costa, PLANEJAMENTO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, VI Congresso Nacional de Educação, Trabalho Completo
2019, Larissa Torres da Silva
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, ESTRATÉGIAS COGNITIVAS DE APRENDIZAGEM COM GAMES NO ENSINO FUNDAMENTAL, 3o Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias na Educação, Trabalho Completo
2019, Wellington Pereira da Silva
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PLANEJAMENTO POR MEIO DE UM FRAMEWORK, 3º Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias na Educação, Resumo
2019, Wellington Pereira da Silva, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO PLANEJAMENTO POR MEIO DE UM FRAMEWORK DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS, 3º Simpósio Internacional sobre Games, Gamificação e Tecnologias Digitais na Educação, Resumo
2019, Joenneyres Raio de Souza Amancio, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, ANÁLISE DAS EMOÇÕES VIVENCIADAS POR ADOLESCENTES GAMERS, 3º Simpósio Internacional sobre Games, Gamificação e Tecnologias Digitais na Educação, Resumo
2019, Marcos Emanuel de Barros Silva
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, EXPERIÊNCIA VIRTUAL E AUMENTADA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, 3º Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias na Educação, Resumo
2019, ithayse ramos rocha lins, EDUARDO BRUNO ALMEIDA DOS SANTOS, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Gamificação como estratégia de aprendizagem no ensino superior, II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, Resumo
2019, EDUARDO BRUNO ALMEIDA DOS SANTOS, Ithayse Ramos Rocha Lins, Wellington Pereira da Silva, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, O PAPEL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NO ATENDIMENTO DA META DO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos, Resumo
2019, Raphael de Oliveira Freitas, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Viajantes no tempo para resgatar a Matemática: gamificação da disciplina Pesquisa Educacional do curso de Licenciatura em Matemática da UFAL, XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, Resumo
2019, Josefa Kelly Cavalcante de Oliveira, Raphael de Oliveira Freitas, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Gamificação para o desenvolvimento dos multiletramentos no ensino superior, XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, Trabalho Completo
Capítulos de Livros (25)
2021, Cognição, Aprendizagem e Jogos digitais, Aprendizagem baseada em jogos digitais: teoria e prática, Daniela Karine Ramos, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2021, Produção de material didático através da aprendizagem baseada em jogos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, Aprendizagem baseada em jogos digitais: teoria e prática, Guilmer Brito Silva, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2021, Gamificação para o desenvolvimento dos multiletramentos no Ensino Superior, Aprendizagem baseada em jogos digitais: teoria e prática, Josefa Kelly Cavalcante de Oliveira, Raphael de Oliveira Freitas, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2021, Avaliação da consciência metacognitiva de usuários de jogos digitais, Aprendizagem baseada em jogos digitais: teoria e prática, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Valdick Barbosa de Sales Júnior
2020, Experiência de aprendizagem colaborativa com realidade aumentada na pós-graduação utilizando o Aurasma Studio, Práticas formativas e tecnologias no contexto da educação superior e da pós-graduação: perspectivas de docentes de diferentes países, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Luis Paulo Leopoldo Mercado, FERREIRA, JOSÉ RICARDO LOPES
2020, PREFÁCIO - OLHARES, Educação em tempos de transformação social, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2020, A política de expansão do Ensino Superior por meio da UAB em Alagoas, Educação e sociedade: formação profissional, educação a distância e tecnologias, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Luís Paulo Leopoldo Mercado
2020, PREFÁCIO - OLHARES (ebook), Educação em tempos de transformação social, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2019, A inserção das tecnologias móveis como estratégia didática para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos, App-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura, Raphael de Oliveira Freitas, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2019, Games na educação básica: perspectivas de evidências, Transformações do presente: experiências com a tecnologia para a educação do futuro, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, FERREIRA, JOSÉ RICARDO LOPES, João Carlos Diniz Martins, Daniel Augusto Monteiro de Barros
2018, O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Química, Estratégias didáticas e as TIC: ressignificando as práticas na sala de aula, Lucivan Alexandrino de Barros, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2018, O uso da tecnologia móvel (celular) no contexto educacional, Educação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: inovação e experimentos, Maria Janaina dos Santos Feitoza, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2018, Prefácio, Estratégias didáticas e as TIC: ressignificando as práticas na sala de aula, Maria Aparecida Pereira Viana, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2018, Conectivismo, Dicionário crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2018, Considerações do planejamento da gamificação de uma disciplina no curso de Pedagogia, Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2018, FACEBOOK: POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA DE ENSINO NO CURSO MÉDIO NORMAL, Estratégias didáticas e as TIC: ressignificando as práticas na sala de aula, Maria Margarete Sequeira de Souza, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2017, Projetos didáticos colaborativos com redes sociais no Prouca Alagoas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Maria Auxiliadora Silva Freitas, Yara Pereira Neves, Carmem Lúcia Oliveira
2017, Condições de acesso à informação no contexto do polo de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil, Educação e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: inovação e experimentos, Helena Cristina Pimentel do Vale, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2017, A cultura digital no contexto das crianças: apropriação, reflexos e descompassos na educação formal, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Cleide Jane de Sá Araújo Costa
2017, Cultura digital e formação de professores, Educação e novas tecnologias: questões teóricas, políticas e práticas, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2017, Encaminhamentos éticos de pesquisa com crianças na cultura digital, Entrelaces entre questões éticas e metodológicas na pesquisa, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2017, Apresentação, Misturolândia 2, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2016, O olhar da tutoria em processos de formação de docentes universitários, Renovación Pedagógica en Educación Superior, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Vera Lucia Pontes dos Santos, Clarissa Tenório Bernardes
2016, O olhar da tutoria em processos de formação de docentes universitários, Professores universitários em (trans)formação: (des) construindo saberes e revinventando práticas, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Clarissa Tenório Bernardes, Vera Lucia Pontes dos Santos
Download do arquivo
2015, Internet e suas interfaces na formação para docência online, Formação de professores para docência online: uma experiência de pesquisa online com programas de pós-graduação, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Aparecida Viana, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Maria Luzia Rocha, Ibsen Mateus Bittencourt
Download do arquivo
Livros (7)
2021, Aprendizagem baseada em jogos digitais: teoria e prática., Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Download do arquivo
2019, Transformações do presente: experiências com a tecnologia para a educação do futuro, Andrea Karla Ferreira Nunes, Anne Alilma Silva Souza Ferrrete, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2018, Estratégias didáticas e as TIC: ressignificando as práticas na sala de aula, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Maria Aparecida Pereira Viana, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2017, Educação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: inovação e experimentos, Cleide Jane de Sá Araújo Costa, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2017, A aprendizagem das crianças na cultura digital, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2016, A Aprendizagem das Crianças na Cultura Digital, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
2015, Misturolândia, Carlos Everaldo Silva da Costa, Fabiano Timbó Barbosa, Leide Daiane de Melo Brito, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Produções Tecnológicas (4)
2020, Escola em todo lugar, MENEZES, C. T.; PIMENTEL, F. S.; SILVA, J. M.; SANTANA, L. T. V. M.; DA SILVA, M
2020, Escola em todo lugar, CLEBER TIAGO DE MENEZES; FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL; JANAINA MARIA DA
SILVA; LUCAS TADEU VIEIRA MOURA DE SANTANA; MARIA DA PAZ ELIAS DA SILVA
Download do arquivo
2020, Yume: Jornada entre Biomas, KARINE FEITOSA DOS SANTOS, JOSE GENESES CANUTO JATOBÁ AMORIM, RODRIGO SANTOS DE OLIVEIRA, ANDRESSA RAFAELA FERREIRA DA SILVA, Letícia Ribes de Lima, Letícia Ribes de Lima, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, SAMILY LUINI DA SILVA BENTO, VINÍCIUS ARTUR GOMES DOS SANTOS BASTOS, LUANA KÁSSIA DA SILVA FERREIRA, JOSÉ FABRÍCIO ISRAEL DOS SANTOS, ELIZA MARIA DA SILVA GONÇALVES, CARLA LISIANE SANTOS DA SILVA
2018, Yume: Jornada entre Biomas, ANDRESSA RAFAELA FERREIRA DA SILVA / CARLA LISIANE SANTOS DA SILVA / ELIZA MARIA DA SILVA GONÇALVES / FERNANDO SÍLVIO CAVALCANTE PIMENTEL / JOSE GENESES CANUTO JATOBÁ AMORIM / JOSÉ FABRÍCIO ISRAEL DOS SANTOS / KARINE FEITOSA DOS SANTOS / LETÍCIA RIBES DE LIMA / LUANA KÁSSIA DA SILVA FERREIRA / MARBYO JOSÉ DA SILVA / RODRIGO SANTOS DE OLIVEIRA / SAMILY LUINI DA SILVA BENTO / VINÍCIUS ARTUR GOMES DOS SANTOS BASTOS
Download do arquivo
Participações em Bancas de Cursos (57)
2021, Qualificação de Mestrado O papel do Pedagogo na produção de jogos educativos digitais, Denise Figueredo Loch
2021, Qualificação de Mestrado Reflexo epistemológico no desenvolvimento do planejamento da gamificação no contexto educacional, OTAVIO AUGUSTO DE OLIVEIRA CARDOSO
2021, Dissertação de Mestrado Inclusão Digital de Idosos através de Jogos Digitais Educacionais, José Roberto Cordeiro
2021, Dissertação de Mestrado LETRAMENTO DIGITAL EM TURMA DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIDADES EDESAFIOS NO TRABALHO DIDÁTICO COM A LEITURA E A ESCRITA, Maria Luzia de Oliveira Melo
2021, Dissertação de Mestrado PRÁTICAS DE LEITURA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NOCICLO DE ALFABETIZAÇÃO, VIVIANE CALINE DE SOUZA PINHEIRO
2021, Dissertação de Mestrado TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCACAO HIBRIDA E A MEDIACAO PEDAGOGICA: UTILIZANDO O METODO ROTACAO POR ESTACOES, ISIS NALBA ALBUQUERQUE CARDOSO
2021, Dissertação de Mestrado Praticas de leitura na perspectiva dos multiletramentos: rotação por estações no ciclo de alfabetização, VIVIANE CALINE DE SOUZA PINHEIRO
2020, Dissertação de Mestrado Pensamento crítico e jogos digitais: uma análise do jogo Plague Inc e das narrativas pandêmicas de seus jogadores, Taynara Rúbia Campos
2020, Qualificação de Doutorado PERSPECTIVAS DAS HUMANIDADES DIGITAIS NO CENARIO DA EDUCACAO NO CONTEXTO DA PESQUISA BRASILEIRA E DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CARATER EXCEPCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, LIDIANNE MÉRCIA BARBOSA MALTA ROCHA
2020, Tese Doutorado BLENDED LEARNING NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: novas conexões à profissionalização e à prática docente, VERA LUCIA PONTES DOS SANTOS
2020, Qualificação de Mestrado Práticas de leitura na perspectiva dos multiletramentos: rotação por estações no ciclo de alfabetização, Viviane Caline de Souza Pinheiro
2020, Qualificação de Mestrado Tecnologias Digitais na educação híbrida e a mediação pedagógica: utilizando o método rotação por estações, Isis Nalba Albuquerque Cardoso
2020, Qualificação de Mestrado Educação Física Escolar com Exergames: inícios de reconfigração e apropriação pedagógicas, Monise Roberta de Melo
2020, Dissertação de Mestrado A gamificacao como estrategia didatica de professores na Educacao Basica, WELLINGTON PEREIRA DA SILVA
2020, Dissertação de Mestrado A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Wellington Pereira da Silva
2020, Dissertação de Mestrado Integração de aplicativos móveis na prática docente: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo, Larize Kelly Garcia Ribeiro Serra
2020, Qualificação de Mestrado O uso do celular como recurso didatico: uma proposta para o letramento digital de uma turma do 8 ano do ensino fundamental., MARIA LUIZA DE OLIVEIRA MELO
2020, Qualificação de Doutorado A inserção da álgebra nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental do PNLD 2019, Carlos Eduardo Muller
2020, Monografia de Graduação O papel docente frente aos problemas decorrentes do uso das Tecnologias Digitais no contexto escolar, Alessandra Sibele dos Santos Nascimento e
Renata Marinho Falcão
2020, Dissertação de Mestrado PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA INVERTIDA: ANALISE DE EXPERIENCIA NO ENSINO MEDIO, MARSEILLE EVELYN LESSA DE SANTANA
2020, Dissertação de Mestrado Um modelo de tomada de decisao (MTD) para ensinar conceitos e principios da analise do comportamento para alunos de graduacao, ISVÂNIA ALVES DOS SANTOS
2020, Monografia de Graduação O papel docente frente aos problemas decorrentes do uso das Tecnologias Digitais no contexto escolar, Renata Marinho Falcão; Alessandra Sibele dos Santos Nascimento
2020, Dissertação de Mestrado A gamificação na perspectiva dos multiletramentos desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental, JOSEFA KELLY CAVALCANTE DE OLIVEIRA
2020, Dissertação de Mestrado A gamificacao na perspectiva dos multiletramentos desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental, JOSEFA KELLY CAVALCANTE DE OLIVEIRA
2020, Dissertação de Mestrado Realidade Aumentada como possibilidade para a aprendizagem de Ciências, Marcos Emanuel de Barros Silva
2020, Dissertação de Mestrado Realidade Aumentada como possibilidade para a aprendizagem de Ciencias, MARCOS EMANUEL DE BARROS SILVA
2020, Qualificação de Mestrado UM MODELO PREDITIVO PARA A QUALIDADE DE VIDEOSEDUCACIONAIS: ESTIMANDO A EFETIVIDADE DE ENSINOCOM BASE EM DADOS DA ETAPA DE PRODUCAO, JULIO CESAR FERREIRA SILVA DE HOLANDA
2020, Dissertação de Mestrado Formação docente com metodologias ativas no contexto híbrido: análise da transposição didática, Lillian Franciele Silva Ferreira
2020, Dissertação de Mestrado Formacao docente com metodologias ativas no contexto hibrido: analise da transposicao didatica, LÍLLIAN FRANCIELE SILVA FERREIRA
2020, Dissertação de Mestrado Construção de um serious game para abordagem de noções de direito do trabalho no contexto da EPT, Carlos Farias da Silva
2020, Tese Doutorado A tarefa de uma posição da questão do ser: a ontologia fundamental do Dasein de Martin Heidegger e a "Pedagogia da presença" na educação para o filosofar, José Lucas de Omena Gusmão
2020, Dissertação de Mestrado PRATICAS DE AVALIACAO PARA A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA GAMIFICACAO NO ENSINO SUPERIOR, ITHAYSE RAMOS ROCHA LINS
2020, Dissertação de Mestrado As práticas docentes de avaliação para a aprendizagem em contextos de educação hibrida do Ensino Superior, LILIAN ROBERTA SALUSTIANO FRANÇA
2020, Monografia de Graduação A promoção do Estado de Flow no desenvolvimento da gamificação como estratégia de ensino, FERNANDO RUBEM DE MEDEIROS LIMA REGO e LUCIANA ROSY LOPES SANTOS
2020, Dissertação de Mestrado Jogos digitais e realidade virtual no ensino superior: proposta de extensão do jogo digital SCULPTRVR para o ensino tridimensional na Universidade Tiradentes, Marcelo Almeida Santana
2020, Qualificação de Doutorado Ensino de Ciências por investigação na perspectiva da alfabetização científica: uma incursão teórico-prática nos saberes do professor dos anos iniciais, Liliane Oliveira de Brito
2020, Dissertação de Mestrado Desafios na formação do jornalista diante do cenário de proliferação das fake news, EDUARDO BRUNO ALMEIDA DOS SANTOS
2020, Dissertação de Mestrado DESAFIOS NA FORMACAO DO JORNALISTA DIANTE DO CENARIO DE PROLIFERACAO DAS FAKE NEWS, EDUARDO BRUNO ALMEIDA DOS SANTOS
2020, Qualificação de Doutorado Autoria colaborativa e letramento crítico na Cultura Digital: um estudo com discentes de licenciaturas em língua inglesa, Keila Mendes dos Santos
2019, Qualificação de Mestrado Processo de aprendizagem na sala de aula invertida: análise de experiência no Ensino Médio, MARSEILLE EVELYN LESSA DE SANTANA
2019, Qualificação de Mestrado PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA INVERTIDA: ANALISE DE EXPERIENCIA NO ENSINO MEDIO, MARSEILLE EVELYN LESSA DE SANTANA
2019, Qualificação de Mestrado TITULO: As praticas docentes de avaliacao da aprendizagem em contextos de educacao hibrida de um Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
, LILIAN ROBERTA SALUSTIANO FRANÇA
2019, Qualificação de Mestrado As práticas docentes de avaliação da aprendizagem em contextos de educação híbrida em um curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Lilian Roberta Salustiano França
2019, Qualificação de Mestrado A GAMIFICACAO COMO ESTRATEGIA METODOLOGICA DE PROFESSORES NA EDUCACAO BASICA, WELLINGTON PEREIRA DA SILVA
2019, Qualificação de Mestrado O ensino jurídico-trabalhista na Educação Profissional e tecnológica como mecanismo de promoção do Currículo Integrado: uma experiência com jogo educativo, Carlos Farias da Silva
2019, Qualificação de Mestrado A GAMIFICACAO NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS DESENVOLVIDA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, JOSEFA KELLY CAVALCANTE DE OLIVEIRA
2019, Qualificação de Mestrado Um modelo de tomada de decisao para a escolha de conteudo e ensino de conceitos e principios da Analise do Comportamento para alunos de graduacao, ISVÂNIA ALVES DOS SANTOS
2019, Dissertação de Mestrado Significados das Tecnologias Digitais na Formação Inicial docente a partir das narrativas digitais, Raphaela da Silva Nicácio
2019, Qualificação de Mestrado O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOCENTE: um estudo junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA, Campus São Luís Monte Castelo, LARIZE KELLY GARCIA RIBEIRO SERRA
2019, Tese Doutorado Uso de Learning Analytics como Apoio Docente no Ambiente Virtual de Aprendizagem, Mauricio Vieira Dias Junior
2019, Monografia de Graduação Modelo para ensinar princípios analítico-comportamentais básicos para estudantes de graduação, Jackeline Joyce de Santana Santos
2018, Qualificação de Mestrado Ensino Médio Integral: o emprego de dispositivos móveis nas Escolas de São José do Rio Preto-S.P., Marcos Antonio Esteves
2018, Qualificação de Mestrado Narrativas Digitais em Podcast: instrumentos para desenvolvimento da consciência histórica, Raphael de França e Silva
2018, Dissertação de Mestrado ROBÓTICA EDUCACIONAL: Um estudo da aprendizagem no Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos (2013-2016), Fabiana de Oliveira Andrade
2018, Dissertação de Mestrado Nosso texto vai para o Blog, professora? Experiência com produção de hipertextos para um Blog informativo por alunos do Ensino Fundamental, Karine de Oliveira Cândido
2018, Dissertação de Mestrado A INSERÇÃO DE TABLETS NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FATOR DE MUDANÇA NA APRENDIZAGEM, GABRIELLA KAROLLINE DA SILVA
2017, Qualificação de Mestrado Robótica educacional: um estudo da aprendizagem no Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos, Fabiana de Oliveira Andrade
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (7)
2021,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal da Bahia, Nacional, Web
2020,Consultor ad hoc de anais de evento, Universidade de Coimbra, Internacional, 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning
2019,Membro da Comissões Organizadora, Universidade Federal de Alagoas, Nacional, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas
2019,Responsavel pela Organização de Evento, Centro Universitário Tiradentes, Internacional, XIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação
2018,Consultor ad hoc de anais de evento, Maceió, Nacional, Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras - CIPAII
2017,Responsavel pela Organização de Evento, Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, Nacional, VIII Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (Epeal)
2015,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Federal de Alagoas, Nacional, 6º Seminário Nacional do EDaPECI: Educação Digital na Contemporaneidade
Trabalho de Fim de Curso(40)
o uso das tecnologias na prática do estágio supervisionado do curso de pedagogia., DAIANE ROSE FREITAS RUFINO ,
" INCORPORAÇÃO DAS TDIC EM ATIVIDADES DOCENTE: ANÁLISE DO PROFESSOR PARTICIPANTE DE CAPACITAÇÃO", VERA SONIA LOPES CARNAVAL BARBOSA ,
Evasão na educação a distância: uma investigação sobre motivações discentes no Curso de Pedagogia UAB/UFAL, MISSELANY CARLA FERREIRA DAS NEVES ,
EXPERIÊNCIA DOCENTE NO USO DE PLATAFORMA DIGITAL NA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO., SILVIO DE MOURA GOMES ,
o uso das tecnologias na prática do estágio supervisionado do curso de pedagogia., WESLANIA SILVA DA CRUZ ,
O universo da Matemática: inserção dos jogos no cotidiano da sala de aula, MARIA ELIDES CALHEIROS BARBOSA ,
"POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO SCRATCH., LEILA AUGUSTADE OLIVEIRA BARROS ,
A promoção do estado de Flow no desenvolvimento da gamificacão como estratégia de ensino., LUCIANA ROSY LOPES SANTOS ,
Desenvolvimento de Estratégias Cognitivas com Games no Ensino de Inglês, LARISSA TORRES DA SILVA ,
ANALISE DAS VIDEOAULAS DE BIOLOGIA DA KHAN ACADEMY, JORDANA VIANA DA SILVA ,
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no estágio do Ensino Fundamental, VERONICA CRISTINA SOLERA ,
Os espaços de ensino aprendizagem utilizados no desenvolvimento da EAD no cenário nacional., MARIA HELENA SOARES DA SILVA ,
"O DESENVOLVIMENTO TEMÁTICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFAL"., FATIMA JORGELINA DE OLIVEIRA SANTOS ,
Implicações pedagógicas do uso de jogos digitais na contação de história na Educação Infantil, ARLY TENORIO RIJO DA SILVA LOPES ,
Implicações pedagógicas do uso de jogos digitais na contação de história na Educação Infantil, FABIANA ARRUDA DE ALMEIDA ,
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ALANE MARIA FRANCELINO DE ALMEIDA SANTOS ,
O PAPEL DOCENTE FRENTE AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR., RENATA MARINHO FALCAO ,
O universo da Matemática: inserção dos jogos no cotidiano da sala de aula, SHEYLA GOMES SILVA ,
" UM COMPUTADOR POR ALUNO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO.", JOSÉ GOMES DA SILVA NETTO ,
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TIC: O OLHAR DOS ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA., KELMA ALVES LIMA ,
A promoção do estado de Flow no desenvolvimento da gamificacão como estratégia de ensino., FERNANDO RUBEM DE MEDEIROS LIMA REGO ,
Interação entre pares simétricos em processo de gamificação., VICTORIA EMILLY CANDIDO DE SOUZA ,
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no estágio do Ensino Fundamental, LAIS CALACA DE ARAUJO ,
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FERNANDA ALEXANDRE DA SILVA GOMES ,
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO , DAVI GREGÓRIO ,
GAMES E A APRENDIZAGENS : A VOZ DOS ADOLESCENTES., EDNAURA AGRIPINO DE OLIVEIRA ,
GAMES E A APRENDIZAGENS : A VOZ DOS ADOLESCENTES., ALDINEIDE BARROS VIEIRA ,
Análise da Formação do Pedagogo: uma relação entre teoria e prática a partir da utilização de um app integrando saúde e educação em tempos de COVID- 19.
, JANAINA MARIA DA SILVA ,
Matematizar é preciso: uso de TIC no ensino na matemática no estágio supervisionado IV, KARLA JULIANA SILVA TOLÊDO DE MELO ,
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TIC: O OLHAR DOS ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA., MARIA NATÁLIA FERREIRA FRAGOSO ,
GAMIFICAÇÃO EM HÍBRIDOS DE APRENDIZAGEM: COGNIÇÃO E ENGAJAMENTO. , ESMERALDA CARDOSO DE MELO MOURA ,
O PAPEL DOCENTE FRENTE AOS PROBLEMAS DECORRENTES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR., ALESSANDRA SIBELE DOS SANTOS NASCIMENTO ,
" UM COMPUTADOR POR ALUNO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO.", GISELLE GRACE BASILIO DE SANTANA ,
"APLICABILIDADE PEDAGÓGICA DE BLOGS NOS ESPAÇOS DE ENSINAGEM", ALINE NEYDE DE LIMA PAZ ,
Os espaços de ensino aprendizagem utilizados no desenvolvimento da EAD no cenário nacional., MONIQUE SANTOS DE OMENA ,
INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA NO ALTO SERTÃO DE ALAGOAS, JAQUELINE SANTOS ALVES DA ROCHA ,
12/2023
Análise do perfil de estudantes da Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal de Alagoas., VIVIANE DA MOTA SILVA ,
11/2023
Análise do perfil dos estudantes da Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal de Alagoas., LAUDECY FREITAS DA SILVA ,
11/2023
APRENDIZAGENS DOCENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, DEBORA VANESSA LIRA DE OLIVEIRA ,
04/2024
APRENDIZAGENS DOCENTES COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, GISELLE DA SILVA MENDONCA DE LIMA ,
04/2024
Orientações de Pós-Graduação (27)
Doutorado, DOUGLAS HENRIQUE BEZERRA SANTOS, 01/2022
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, DANIEL AUGUSTO MONTEIRO DE BARROS, 03/2021
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, SIVALDO JOAQUIM DE SANTANA, 09/2023
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, NELSON DA SILVA NUNES, 09/2023
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, CARLOS EDUARDO MULLER, 09/2018
- 08/2021
,
Orientação em Andamento
Doutorado, RAPHAEL DE OLIVEIRA FREITAS, 12/2018
- ,
Concluída em
Doutorado, MARCOS LEANDRO DA SILVA, 03/2021
- ,
Concluída em 06/2022
Doutorado, LUIZ CLAUDIO FERREIRA DA SILVA JUNIOR, 03/2020
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, VALDICK BARBOSA DE SALES JUNIOR, 03/2020
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, EVANDRO COELHO DOS SANTOS FILHO, 09/2023
- ,
Orientação em Andamento