marta maria minervino dos santos

CAAR - CAMPUS ARAPIRACA

Produção Intelectual

Capítulos de Livros (2)

  • 2021, A Base Nacional Comum e as orientações para o trabalho com o eixo da produção produção de texto nos anos finais do Ensino Fundamental II, Estudos da linguagem: abordagem metodológica e perspectivas teóricas, Eudes da Silva Santos Marta Maria Minervino dos Santos José Adailton Cortex Freire
  • 2020, Ensino e variação linguística: aspectos teóricos e sua aplicação em sala de aula, Pesquisa Contemporâneas em Educação, Marta Maria Minervino dos Santos José Adailton Cortez Freire

Participações em Bancas de Cursos (24)

  • 2019, Monografia de Graduação Mãos que acolhem: as irmãs hospitaleiras da Imaculada Conceição e a educação católica em Penedo/Al (1913-1950), Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Dissertação de Mestrado O Gênero Fábula e sua Estrutura Narrativa:uma proposta de produção textual para o 3º ano do Ensino Fundamental, Rafael Bezerra de Lima, Elaine Cristina Nascimento da Silva, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação Plantas medicinas: usos, aplicações, efeitos e cuidados no cotidiano escolar, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação Perspectiva de professores sobre ser "tia" na escola: elementos da cultura escolar, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação A importância da educação infantil para o desenvolvimento integral da criança, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação Planejamento e Fracasso escolar: Possibiladades interpretativas dos fenomenos na escola, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação Investigando a Perspectiva de professores acerca da brincadeira na rotina pedagogica de um centro municipal de educação infantil de Arapiraca, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação Os impactos do PIBID na formação inicial dos acadêmicos bolsista da escola Zélia Barbosa Rocha em Arapiraca/Al, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação A (In)visibilidade da criança com TEA na BNCC, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação Reflexão sobre o einso de produção de texto: uma análise do que propõe a Base Nacional Comum Currucular para os anos finais do ensino fundamental, Emanuelle Camila Morais de Melo Albuquerque, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação O lixo no contexto escolar: análise de conteúdo de artigos publicados em três períodicos no período de 2010 a 2018, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação Identidade docente: Perspectivas, desafios e tensões, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação Filmes infantis como base para jogos: a importânia das mídias deiras no processo educativo, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação As agências e a criação de cultura infantil: vicencias e experiências das crianças em uma creche pública de Arapiraca, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação Cuidar e educar na educação infantil: perspectivas sobre o trabalho pedagógico com bebês, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação Gênero na educação infantil: compreensão dos docentes nos centros de educação infantil do municipio de Teotônio Vilela, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação As contribuições do Material manipulavel no ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação Organização do trabalho com sequência didática por viés interdisciplinar, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação Educação Quilombola: estudo sobre o curriculo de uma escola quilombola de Arapiraca-Al, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação As contribuições do Material manipulavel no ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação A fantasia de ler, ouvir e contar histórias: revisitando a experiência do Estágio supervisonado na educação infantil, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação O espaço destinado a brincadeiras em instituições públicas do agreste alagoano: análise dos relatórios de estágio do semestre de 2016, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação A importância do lúdico na educação infantil: uma análise da esperiência do estágio supervionado, Marta Maria Minervino dos Santos
  • 2018, Monografia de Graduação Literatura como estratégia no problema da indisciplina escolar: uma experiência de estágio, Marta Maria Minervino dos Santos

Participação em Colegiados e Comissões (3)

  • Comissão de NDE, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Comissão de Progressão docente, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Comissão de Probatório, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Trabalho de Fim de Curso(30)

  • A importância da alfabetização e letramento para a aprendizagem, EDILENE ANJO DA SILVA ,
  • A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO VERBAL COMO MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL, ELMA ALVES DA SILVA ,
  • CONHECIMENTOS DOCENTES SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, MARIA EDUARDA LIMA DE OLIVEIRA CORDEIRO ,
  • A ABORDAGEM DA ORALIDADE E ESCRITA NO PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO, TAYNA DINIZ BRITO ,
  • BNCC E SUAS ORIENTAÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TATIANE RAMALHO DOS SANTOS ,
  • Práticas de Alfabetização de Jovens e Adultos no período remoto: Experiência do Estágio Supervisionado III, ELAINE DOS SANTOS DA SILVA GUEDES ,
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA ORALIDADE PARA O ENSINO DA ESCRITA: como os professores compreendem este processo, RENATA PAZ TORRES ,
  • A FORMAÇÃO E A CONCEPÇÃO DOCENTE QUANTO AO ENSINO DE LEITURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. , WITALO CICERO BARBOSA SILVA ,
  • AS CONTRIBUIÇÕES DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO DA EJA, KEISYANNE ISABELLY NUNES MARQUES DA SILVA ,
  • As práticas pedagógicas no processo de alfabetização em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, ELIENE ARAUJO ALVES ,
  • As contribuições do lúdico no ensino de números e operações em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, LORRANNY ALVES DOS SANTOS ,
  • O ENSINO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS: Orientações da BNCC, BRUNA FRANCELINO DOS SANTOS ,
  • A IMPORTÂNCIA DA INFERÊNCIA NO PROCESSO DE$COMPREENSÃO LEITORA., JUCIANE DOS SANTOS ,
  • Estágio Supervisionado e sua importância para os cursos de formação de professores., JEFERSON FELIPE DA SILVA SANTOS ,
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VERA LÚCIA DE MELO ,
  • COMPREENSÃO DO COMPONENTE CURRICULAR DA LINGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS., NILZA TENORIO GOMEZ ,
  • A compreensão leitora de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, GRAYCE KELLY DE MAGALHAES AMORIM MACENA ,
  • A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICA DE FREIRE, MILENA SANTOS SANTANA ,
  • A importância da alfabetização e letramento para a aprendizagem, ELIAZIBIAW DA SILVA ,
  • ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÃO DOCENTE SOBRE O PNAIC E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO, LEIDIANA SILVA PEREIRA ,
  • A ABORDAGEM DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CIBELLY BARBOZA SOARES ,
  • Alfabetização: aprendizagem da língua escrita orientação da BNCC, AMANDA MAYRA DE LIMA COSTA ,
  • UMA ABORDAGEM SOBRE ALFABETIZAÇÃO E AS CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO DOS PROFESSORES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, KLEANE MIRANDA LEAO ,
  • O Processo de Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, JACKICIELE SANTOS ,
  • O LUGAR DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TAMARA SILVA TORRES ,
  • ABORDAGEM DA SOCIOLINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. , MAIZA FERREIRA DA SILVA ,
  • Alfabetização: uma reflexão sobre a formação de professores., MARIA ANDRESA PONTES VIEIRA , 09/2023
  • Alfabetização: uma reflexão sobre a formação de professores., MARIA ANDRESA PONTES VIEIRA , 09/2023
  • Práticas pedagógicas no processo de ensino da leitura no 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Feira Grande-AL., LETICIA VITOR DOS SANTOS , 02/2024
  • Abordagem da Alfabetização nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental na Nova Base Nacional Comum Curricular ? BNCC., FLAVIANA DOS SANTOS SILVA , 02/2024

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 v4.9.3_s.121 03/05/2024 18:56