2021, A Base Nacional Comum e as orientações para o trabalho com o eixo da produção produção de texto nos anos finais do Ensino Fundamental II, Estudos da linguagem: abordagem metodológica e perspectivas teóricas, Eudes da Silva Santos
Marta Maria Minervino dos Santos
José Adailton Cortex Freire
2020, Ensino e variação linguística: aspectos teóricos e sua aplicação em sala de aula, Pesquisa Contemporâneas em Educação, Marta Maria Minervino dos Santos
José Adailton Cortez Freire
Participações em Bancas de Cursos (24)
2019, Monografia de Graduação Mãos que acolhem: as irmãs hospitaleiras da Imaculada Conceição e a educação católica em Penedo/Al (1913-1950), Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Dissertação de Mestrado O Gênero Fábula e sua Estrutura Narrativa:uma proposta de produção textual para o 3º ano do Ensino Fundamental, Rafael Bezerra de Lima, Elaine Cristina Nascimento da Silva, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação Plantas medicinas: usos, aplicações, efeitos e cuidados no cotidiano escolar, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação Perspectiva de professores sobre ser "tia" na escola: elementos da cultura escolar, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação A importância da educação infantil para o desenvolvimento integral da criança, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação Planejamento e Fracasso escolar: Possibiladades interpretativas dos fenomenos na escola, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação Investigando a Perspectiva de professores acerca da brincadeira na rotina pedagogica de um centro municipal de educação infantil de Arapiraca, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação Os impactos do PIBID na formação inicial dos acadêmicos bolsista da escola Zélia Barbosa Rocha em Arapiraca/Al, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação A (In)visibilidade da criança com TEA na BNCC, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação Reflexão sobre o einso de produção de texto: uma análise do que propõe a Base Nacional Comum Currucular para os anos finais do ensino fundamental, Emanuelle Camila Morais de Melo Albuquerque, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação O lixo no contexto escolar: análise de conteúdo de artigos publicados em três períodicos no período de 2010 a 2018, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação Identidade docente: Perspectivas, desafios e tensões, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação Filmes infantis como base para jogos: a importânia das mídias deiras no processo educativo, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação As agências e a criação de cultura infantil: vicencias e experiências das crianças em uma creche pública de Arapiraca, Marta Maria Minervino dos Santos
2019, Monografia de Graduação Cuidar e educar na educação infantil: perspectivas sobre o trabalho pedagógico com bebês, Marta Maria Minervino dos Santos
2018, Monografia de Graduação Gênero na educação infantil: compreensão dos docentes nos centros de educação infantil do municipio de Teotônio Vilela, Marta Maria Minervino dos Santos
2018, Monografia de Graduação As contribuições do Material manipulavel no ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental, Marta Maria Minervino dos Santos
2018, Monografia de Graduação Organização do trabalho com sequência didática por viés interdisciplinar, Marta Maria Minervino dos Santos
2018, Monografia de Graduação Educação Quilombola: estudo sobre o curriculo de uma escola quilombola de Arapiraca-Al, Marta Maria Minervino dos Santos
2018, Monografia de Graduação As contribuições do Material manipulavel no ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental, Marta Maria Minervino dos Santos
2018, Monografia de Graduação A fantasia de ler, ouvir e contar histórias: revisitando a experiência do Estágio supervisonado na educação infantil, Marta Maria Minervino dos Santos
2018, Monografia de Graduação O espaço destinado a brincadeiras em instituições públicas do agreste alagoano: análise dos relatórios de estágio do semestre de 2016, Marta Maria Minervino dos Santos
2018, Monografia de Graduação A importância do lúdico na educação infantil: uma análise da esperiência do estágio supervionado, Marta Maria Minervino dos Santos
2018, Monografia de Graduação Literatura como estratégia no problema da indisciplina escolar: uma experiência de estágio, Marta Maria Minervino dos Santos
Participação em Colegiados e Comissões (3)
Comissão de NDE, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Comissão de Progressão docente, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Comissão de Probatório, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Trabalho de Fim de Curso(30)
A importância da alfabetização e letramento para a aprendizagem, EDILENE ANJO DA SILVA ,
A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO VERBAL COMO MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL, ELMA ALVES DA SILVA ,
CONHECIMENTOS DOCENTES SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, MARIA EDUARDA LIMA DE OLIVEIRA CORDEIRO ,
A ABORDAGEM DA ORALIDADE E ESCRITA NO PROGRAMA NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO, TAYNA DINIZ BRITO ,
BNCC E SUAS ORIENTAÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TATIANE RAMALHO DOS SANTOS ,
Práticas de Alfabetização de Jovens e Adultos no período remoto: Experiência do Estágio Supervisionado III, ELAINE DOS SANTOS DA SILVA GUEDES ,
AS CONTRIBUIÇÕES DA ORALIDADE PARA O ENSINO DA ESCRITA: como os professores compreendem este processo, RENATA PAZ TORRES ,
A FORMAÇÃO E A CONCEPÇÃO DOCENTE QUANTO AO ENSINO DE
LEITURA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. , WITALO CICERO BARBOSA SILVA ,
AS CONTRIBUIÇÕES DOS GÊNEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO DA EJA, KEISYANNE ISABELLY NUNES MARQUES DA SILVA ,
As práticas pedagógicas no processo de alfabetização em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, ELIENE ARAUJO ALVES ,
As contribuições do lúdico no ensino de números e operações em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, LORRANNY ALVES DOS SANTOS ,
O ENSINO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS: Orientações da BNCC, BRUNA FRANCELINO DOS SANTOS ,
A IMPORTÂNCIA DA INFERÊNCIA NO PROCESSO DE$COMPREENSÃO LEITORA., JUCIANE DOS SANTOS ,
Estágio Supervisionado e sua importância para os cursos de formação de professores., JEFERSON FELIPE DA SILVA SANTOS ,
AS CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO PARA O LETRAMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VERA LÚCIA DE MELO ,
COMPREENSÃO DO COMPONENTE CURRICULAR DA LINGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS., NILZA TENORIO GOMEZ ,
A compreensão leitora de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, GRAYCE KELLY DE MAGALHAES AMORIM MACENA ,
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES
METODOLÓGICA DE FREIRE, MILENA SANTOS SANTANA ,
A importância da alfabetização e letramento para a aprendizagem, ELIAZIBIAW DA SILVA ,
ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÃO DOCENTE SOBRE O PNAIC E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO, LEIDIANA SILVA PEREIRA ,
A ABORDAGEM DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE ALUNOS DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, CIBELLY BARBOZA SOARES ,
Alfabetização: aprendizagem da língua escrita orientação da BNCC, AMANDA MAYRA DE LIMA COSTA ,
UMA ABORDAGEM SOBRE ALFABETIZAÇÃO E AS CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO DOS PROFESSORES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, KLEANE MIRANDA LEAO ,
O Processo de Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, JACKICIELE SANTOS ,
O LUGAR DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TAMARA SILVA TORRES ,
ABORDAGEM DA SOCIOLINGUÍSTICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. , MAIZA FERREIRA DA SILVA ,
Alfabetização: uma reflexão sobre a formação de professores., MARIA ANDRESA PONTES VIEIRA ,
09/2023
Alfabetização: uma reflexão sobre a formação de professores., MARIA ANDRESA PONTES VIEIRA ,
09/2023
Práticas pedagógicas no processo de ensino da leitura no 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Feira Grande-AL., LETICIA VITOR DOS SANTOS ,
02/2024
Abordagem da Alfabetização nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental na Nova Base Nacional Comum Curricular ? BNCC., FLAVIANA DOS SANTOS SILVA ,
02/2024