Avaliação de crescimento das mudas de três variedades de cacau (Theobroma cacao L.) em diferentes substratos durante quatro meses
vigor, torta de filtro, propagação cacau
Este estudo avaliou o crescimento de três variedades de cacau (Theobroma cacao L.) — Criollo, Trinitário e Forastero — cultivadas em diferentes substratos na região de Rio Largo, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas. Os substratos foram formulados com recursos disponíveis localmente, destacando-se a torta de filtro, um resíduo da agroindústria canavieira, e o solo da região. Foram testados cinco tratamentos (T1, T2, T3, T4 e T5), com a adição de água e areia do rio como componentes auxiliares para melhorar a estrutura dos substratos.
O objetivo do estudo foi identificar quais tratamentos promovem maior vigor e crescimento das plantas das três variedades de cacau ao longo de quatro meses. O experimento envolveu o desenvolvimento inicial das mudas em bandejas de tubetes e, posteriormente, o cultivo das plantas em sacolas plásticas organizadas em blocos casualizados. Durante os experimentos (1 e 2), foram realizadas medições em diferentes estágios para monitorar o crescimento das mudas, considerando variáveis como altura do caule, diâmetro do caule, comprimento das folhas, número de folhas por planta e peso da massa seca.
Os resultados indicaram que as sementes apresentaram bom desempenho, conforme os dados coletados, e que as mudas das três variedades cresceram adequadamente em todos os tratamentos durante a fase de viveiro, sem diferenças significativas segundo a análise de variância (ANOVA). Da mesma forma, o desenvolvimento das plantas em sacolas plásticas na casa de vegetação não apresentou diferenças estatisticamente significativas entre as variedades e os tratamentos avaliados. A variável peso da matéria seca, analisada individualmente, também não indicou diferenças significativas entre os tratamentos.
No entanto, ao considerar a análise conjunta dos experimentos, comparando os tratamentos para cada variável, observou-se diferença estatisticamente significativa para o diâmetro do caule e o número de folhas nos tratamentos T5 e T2 entre as variedades. Dessa forma, os substratos desenvolvidos e a técnica utilizada neste trabalho demonstraram eficiência na propagação de mudas de cacau. Além, a replicação do experimento em diferentes condições climáticas pode ampliar o conhecimento sobre a viabilidade do uso da torta de filtro de cana-de-açúcar como substrato na produção de mudas de cacau.