SENSIBILIDADE À FUNGICIDAS DE ESPÉCIES DE Lasiodiplodia ASSOCIADAS À FRUTEIRAS NO NORDESTE BRASILEIRO E ADAPTABILIDADE DE ISOLADOS
Botryosphaeriaceae; Doenças de fruteiras tropicais; Controle químico; Fungicidas DMI; Fungicidas MBC; Resistência a fungicidas; Adaptabilidade.
A região Nordeste do Brasil se destaca como produtora e exportadora de frutas tropicais. As doenças causadas por espécies de Lasiodiplodia são importantes nessa região, principalmente em videira, mangueira, mamoeiro e serigueleira. Embora L. theobromae seja a espécie predominante, outras como L. brasiliensis, L. euphorbiaceicola, L. hormozganensis, L. iraniensis e L. pseudotheobromae também estão associadas a essas doenças. As informações são limitadas sobre a sensibilidade a fungicidas dessas espécies menos conhecidas de Lasiodiplodia. Este estudo teve como objetivo avaliar a sensibilidade e a adaptabilidade de isolados de cinco espécies de Lasiodiplodia de pomares de fruteiras no Nordeste do Brasil aos fungicidas imazalil, tebuconazol, tiabendazol e tiofanato-metílico. A sensibilidade de 153 isolados de Lasiodiplodia obtidos de uva, manga, mamão e seriguela aos fungicidas foi avaliada medindo a concentração efetiva (EC50) necessária para inibir 50% do crescimento micelial. Posteriormente, cinco isolados com os valores de EC50 mais baixos (sensíveis-S) e mais altos (menos sensíveis-LS) foram examinados quanto à estabilidade da sensibilidade aos fungicidas, eficácia dos fungicidas no controle dos isolados em frutos e componentes de adaptabilidade, incluindo crescimento micelial, sensibilidade osmótica e virulência. A sensibilidade ao tebuconazol (EC50 média = 0,15 μg/mL) foi maior do que ao tiofanato-metílico (EC50 média = 0,34 μg/mL), tiabendazol (EC50 média = 1,15 μg/mL) e imazalil (EC50 média = 2,36 μg/mL). Foi detectada sensibilidade cruzada somente entre imazalil e tebuconazol. Isolados classificados como LS para imazalil exibiram um aumento na sensibilidade após subculturas sucessivas, enquanto os demais isolados mantiveram níveis de sensibilidade estáveis. A eficácia de controle de isolados LS para imazalil e tebuconazol em manga, mamão e seriguela foi significativamente menor do que a de isolados S. Custos de adaptabilidade foram observados apenas em isolados LS de tiabendazol, pois exibiram menor virulência em frutas de mamão em comparação com isolados S. Isolados classificados como LS para imazalil, tebuconazol e tiofanato-metil demonstraram maior capacidade de crescimento sob estresse salino em comparação aos isolados S. Os resultados deste estudo sugerem a presença potencial de isolados de Lasiodiplodia de pomares de uva, manga, mamão e seriguela no Nordeste do Brasil que são resistentes a imazalil, tebuconazol, tiabendazol e tiofanatometílico.