Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZA FREIRE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREZA FREIRE DA SILVA
DATA : 23/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: remota pela plataforma Google Meet
TÍTULO:

MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A

EXPANSÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL EM ALAGOAS NO PERÍODO DE 2016-2022

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação superior; mercantilização; serviço social; Alagoas.


PÁGINAS: 157
RESUMO:

     Esta dissertação investiga o processo de expansão dos cursos de graduação em serviço social no estado de Alagoas em meio ao processo de intensificação da mercantilização do ensino superior no Brasil, no período de 2016-2022. A pesquisa buscou compreender os significados da educação superior no capitalismo; refletir sobre o movimento de privatização e mercantilização dos cursos de serviço social em Alagoas e identificar as características do perfil da formação definido pelas IES privadas em atividade no ano de 2023 neste estado da federação. Para atender aos objetivos da pesquisa, definiu-se como percurso metodológico um estudo de caráter exploratório e como procedimentos técnicos o levantamento e análise bibliográfica e documental. No Brasil, a mercantilização da formação em serviço social é aprofundada nos anos 2000 com a expansão dos cursos EaD. Em Alagoas, desde 2016, como reflexo do intenso processo de mercantilização, o quantitativo de novos registros de assistentes sociais no Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL), que tiveram sua formação em IES privadas e na modalidade de ensino Ensino à Distância (EaD), passou a ser dominante frente à modalidade presencial e às Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Além disso, desde aquele ano, vivencia-se os desdobramentos sociais, políticos, econômicos e culturais do golpe orquestrado pelo bloco de poder e frações burguesas dominantes e seus reflexos na educação. É nessa conjuntura que se localiza a expansão dos cursos de serviço social em Alagoas no período proposto para análise, trazendo mudanças no perfil dos cursos e de seus profissionais. Na estrutura da dissertação, contextualiza-se, inicialmente, o desenvolvimento da educação, ressaltando sua vinculação com o trabalho e seu tratamento como mercadoria no capitalismo, para depois apreender os três momentos predominantes do processo de privatização da educação superior no Brasil. Posteriormente, são apresentados os resultados da pesquisa documental e da pesquisa bibliográfica sobre o processo de expansão dos cursos de serviço social em Alagoas e suas particularidades, com destaque para o período de 2016-2022, contexto da intensificação da mercantilização do ensino superior no Brasil. Por fim, nas considerações finais, apresentar-se-á um balanço da pesquisa realizada.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 3322000 - CLARISSA TENORIO MARANHAO
Interno(a) - 1121158 - ELVIRA SIMOES BARRETTO
Interno(a) - 1121073 - ROSA LUCIA PREDES TRINDADE
Externo(a) ao Programa - 2322070 - SILVANA MARCIA DE ANDRADE MEDEIROS - UFALExterno(a) ao Programa - 2534407 - TALVANES EUGENIO MACENO - UFAL
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 11:47
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