Área de Concentração/Linhas de Pesquisa

 

Área de Concentração

Serviço Social, Trabalho e Direitos Sociais


Esta área de concentração propicia a formação, pesquisa e produção de conhecimentos em torno dos fundamentos do Serviço Social e da sociedade, das políticas sociais, do trabalho e dos direitos sociais. Os conteúdos do curso se articulam em disciplinas segundo esta área de concentração, considerando os conhecimentos veiculados através do seu corpo docente em sua diversidade de pesquisas e da especialidade do conhecimento dos seus membros.



 

Linhas de Pesquisa

1ª) Questão Social, Direitos Sociais e Serviço Social.

Esta linha de pesquisa reúne conteúdos referentes às bases fundamentais da profissão, de suas funções na sociedade em seu vínculo aos direitos sociais, às políticas sociais. Privilegia os fundamentos do Estado, suas funções e modalidades de intervenção em face das desigualdades sociais.

Professores vinculados: Edlene Pimentel Santos, Rosa Lúcia Predes Trindade, Maria Virgínia Borges Amaral, Maria Valéria Costa Correia, Clarissa Tenório Maranhão Raposo.

 

2ª) Trabalho, Política e Sociedade.

Esta linha de pesquisa comporta conteúdos sobre os fundamentos do trabalho e da sociabilidade, sobre métodos do conhecimento social e sobre marcos das bases histórico-sociais e econômicas da política, do Estado e da sociedade atual, suas peculiaridades e formas de ação junto a indivíduos e grupos sociais.

Professores vinculados: Sergio Afrânio Lessa Filho, Reivan Marinho de Souza, Maria Cristina Soares Paniago, Maria Norma Alcântara Brandão de Holanda, Diego de Oliveira Souza.

 

3ª) Direitos, Movimentos Sociais, Relações de Exploração Agrária, Urbana e de opressão.

Esta linha de pesquisa comporta conteúdos sobre os impactos da reconfiguração das atividades econômicas no campo e na cidade. Divisão sexual do trabalho, condição social das mulheres e políticas públicas, violência de classe, gênero, raça/etnia e geração.

Professores vinculados: Gilmaisa Macedo da Costa, Maria Adriana Torres e José Meneses Gomes, Artur Bispo dos Santos Neto, Elvira Simões Barretto.

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 24/04/2024 12:05