Banca de DEFESA: ROSANA DEISE FERREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : ROSANA DEISE FERREIRA DOS SANTOS
DATA : 30/05/2024
LOCAL: Universidade Federal de Alagoas

PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADO A ESCOLARIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA: PROPOSIÇÃO DE LACUNAS TEÓRICAS

Distribuição de Renda, Revisão Sistemática de Literatura, Escolaridade, Desenvolvimento Econômico.

A revisão sistemática de literatura permite que os estudiosos sobre a temática escolaridade e distribuição de renda consolide o conhecimento existente sobre o tema, ao reunir e sintetizar os achados de diversos estudos já realizados, possibilitando uma compreensão mais ampla e profunda da relação estudada, buscando identificar lacunas que podem ser objetos de estudos de pesquisas futuras, o que justifica a realização dessa pesquisa. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é encontrar evidências acerca das pesquisas sobre a relação entre a escolaridade e distribuição de renda a partir da literatura científica internacional. Utilizou-se a técnica de revisão sistemática de literatura com base no protocolo desenvolvido por Tranfield, Denyer e Smart (2003) que abrange três etapas: (1) planejamento da revisão; (2) realização da revisão e (3) disseminação do conhecimento. Para tanto, utilizou-se o corpus textual contendo 101 artigos primários de 78 periódicos diferentes a partir de critérios rígidos de seleção da amostra coletada nas bases de periódicos Scopus e Web of Science, visando responder a problemática de pesquisa. Os resultados auferidos para artigos primários foram estratificados numa planilha eletrônica Excel por meio da análise de conteúdo e utilizando-se dos pacotes bibliométricos VOSviewer, Bibliometrix, Gephi e T-Lab Plus 2022, de onde foi possível aferir a validade das três principais leis bibliométricas acerca da análise da produtividade de autores (Lei de Lotka), produtividade dos periódicos (Lei de Bradford) e nuvem de palavras (Lei de Zipf). Os resultados encontrados permitem afirmar que existe uma tendência exponencial na evolução temporal das publicações, além de evidenciar que há uma elite de pesquisa sobre o tema, com uma quantidade de 10 autores mais engajados na realização de pesquisas. Adicionalmente, a análise por cluster de países dividiu o corpus em 3 agrupamentos, o primeiro possui 3 países, tendo a China como destaque, o segundo possui 6 países e tem o Reino Unido como destaque e o último cluster tem os Estados Unidos como referência entre 10 países. Sobre a análise do agrupamento de palavras-chave é possível afirmar que das 30 palavras com maior frequência do corpus, foi encontrada 150 conexões, o que nos permite afirmar que as palavras-chave não independentes, havendo uma forte conexão entre elas. Além disso, esse trabalho fornece aos leitores um rol de proposições e insights sobre a relação investigada visando desenvolver trabalhos futuros.

Presidente - 1040257 - WESLEY VIEIRA DA SILVA
Interno(a) - 1870794 - ANDERSON MOREIRA ARISTIDES DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - Carlos Alano Soares de Almeida - UFERSA
Externo(a) à Instituição - Sandro Valdeci Lemes Deretti