PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: EVANDRO JOSE DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVANDRO JOSE DE LIMA
DATA : 28/08/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

A GEOGRAFIA DO POVO WASSU COCAL DE ALAGOAS: FORMAÇÃO, TERRITÓRIO, PRODUÇÃO DO ESPAÇO E EDUCAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Wassu Cocal; Alagoas; Território; Educação


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Esta pesquisa trata do povo indígena Wassu Cocal, sua trajetória em meio aos processos históricos do Brasil que resultaram na batalha do povo wassu pela posse da terra, sobrevivência, reconstrução da identidade e a atual luta por melhores condição de vida sem abdicar da sua cultura. Os povos originários sofreram com o extermínio e expulsão de suas terras pela produção canavieira, os constantes ataques aos aldeamentos por bandeirantes para transformar os nativos em escravos ou soldados para as suas incursões pelo Brasil. Durante a colonização, os governadores da Capitania de Pernambuco, com a anuência da Coroa Portuguesa, impuseram aos indígenas da aldeia Urucu, atual Wassu Cocal, a participação em diversos conflitos, principalmente nas batalhas do século XVII contra o Quilombo dos Palmares. Entre 1864 a 1870, o Governo Federal propôs aos wassus a participação na Guerra do Paraguai em troca do direito de posse do território da aldeia, mas a sua demarcação somente ocorreu em 1986 pela FUNAI, beneficiando inicialmente 64 famílias em 2.758 hectares. A desterritorialização e o aculturamento foram fatores determinantes na degradação da identidade Wassu ao longo de sua história, tendo que se reconstruir através da memória do povo e da de sua auto valorização. A aldeia Wassu está localizada atualmente entre os municípios de Joaquim Gomes, Matriz de Camaragibe e Novo Lino, dispersa na zona da mata alagoana setentrional, nos terrenos colinosos da Serra da Borborema, nas margens do Rio Camaragibe e atravessada pela BR 101, área cobiçada pelos produtores de cana e de gado. Essa herança social e territorial se expressa na organização da aldeia, composta por 17 núcleos, remanescentes das antigas fazendas de canade-açúcar, mas a população wassu, hoje com mais de 2 mil habitantes, é composta em sua maioria de pequenos produtores rurais. Neste contexto, a presente pesquisa analisa as políticas de educação pública indígena, enquanto meio de sanar as necessidades e carências da população, bem como a reflexão sobre a história e a produção do espaço wassu, as condições políticas, sociais e econômicas do povo e seu autoconhecimento. A compreensão da estrutura educacional, recursos materiais e imateriais, motivam a pesquisa sobre a educação indígena wassu, buscando analisar as carências e as contribuições da história, cultura e economia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1468006 - AVELAR ARAUJO SANTOS JUNIOR
Externo(a) ao Programa - 1837263 - JOSE IVAMILSON SILVA BARBALHO - nullPresidente - 1458194 - MARTA DA SILVEIRA LUEDEMANN
Notícia cadastrada em: 01/07/2024 11:27
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