O DECLÍNIO DA FUNÇÃO SOCIOESPACIAL DO CENTRO EDUCACIONAL DE PESQUISA APLICADA (CEPA) E O DESASTRE SOCIOAMBIENTAL DA BRASKEM S. A. EM MACEIÓ - ALAGOAS
Função; Forma; Declínio; Socioespacial.
O presente trabalho objetiva analisar a hipótese da existência de um processo de declínio da função socioespacial ocupada pelo Centro Educacional de Pesquisa Aplicada - CEPA enquanto aparelho público de educação básica criado e mantido pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas desde o ano de 1958. A pesquisa seguirá o método histórico dialético em uma perspectiva geográfica a partir de um enfoque interdisciplinar na busca por um raciocínio integrativo que buscará a contribuição de outros campos científicos para a compreensão do problema debatido, a exemplo da História, Pedagógica e Arquitetura. Para tanto, será feita de início uma busca pela definição da categoria analítica ‘função socioespacial de um objeto público’ que norteará a pesquisa, a partir da bibliografia disponível. Em seguida, será analisado o processo histórico de estruturação do CEPA, influenciado diretamente pelo modelo arquitetônico-pedagógico da ‘escola-parque’ proposto pelo educador Anísio Teixeira na década de 1950. Subsequentemente, serão feitas análises de eventos ocorridos no CEPA nas últimas décadas, que se acredita serem promotores do processo de declínio, a exemplo das decisões de fechamento de algumas instituições componentes do Centro e a abertura de uma avenida de trânsito urbano, o ‘eixo CEPA’ que corta do Centro. Por fim, serão debatidos os impactos da crise gerada pela Braskem S.A. no CEPA, a partir do fechamento de instituições e afastamento físico de parte da comunidade atendida. A pesquisa dar-se-á, majoritariamente, por meio da consulta e análise de materiais e documentos. Será feito o levantando de dados e informações, por meio da consulta a livros, TCCs, dissertações, teses, artigos científicos, reportagens, fotos e documentos públicos.