Território; Fechamento de Escolas do Campo; Políticas Públicas do Campo.
Pesquisar sobre a educação no/do campo no Povoado Sítio Nazário, localizado no município
de Penedo, em Alagoas, advém do interesse em entender as fragilidades da educação em áreas
rurais e a fim de conhecer a estrutura das escolas do campo. Sendo uma comunidade rural,
boa parte da população possui uma dependência econômica das atividades agropecuárias. O
investimento em escolas rurais, para uma educação no/do campo, garantiria a permanência
dos jovens nessas áreas e contribuiria para o desenvolvimento dessas comunidades. O
Objetivo principal da pesquisa é de analisar, a luz da ciência geográfica, as desigualdades e
injustiças socioespaciais no processo de desvalorização de escolas localizadas em áreas rurais
e fechamento da Escola Embrapa, do Povoado Sítio Nazário, e quais os impactos do
deslocamento dos estudantes para escolas rurais e escolas urbanas. Trata-se de um estudo
inédito sobre o Povoado Sítio Nazário, buscando levantar dados sobre a educação do/no
campo em uma zona rural do município de Penedo-Alagoas, a fim de compreender a
importância do acesso a escolas para a valorização da cultura e das atividades do campo. Para
tanto, utilizar-se-á de teóricos que tratam sobre a temática da educação do/no campo e ensino
de Geografia, como: Caldart (2008), Pereira e Castro (2021), Macêdo (2016), Ribeiro (2010),
Czarnieski e Dalarosa (2016), Souza (2011), dentre outros. Também busca-se analisar as
legislações e as políticas públicas acerca da temática, como a Lei nº 9.394/96 da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Programa Nacional de Educação na Reforma
Agrária (Pronera). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, baseando-se no método do
Materialismo Histórico-dialético. Partindo do pressuposto que para compreendermos a
realidades passamos pela análise da historicidade dos fenômenos, suas contradições e nuances
objetivas e subjetivas. Utilizaremos como meio de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a
aplicação de entrevistas semiestruturadas a fim de compreender a realidade dos camponeses
do ponto de vista dos sujeitos do campo. Pretende-se alcançar com a pesquisa a visibilidade
das problemáticas educacionais da comunidade objeto de estudo e a importância da
valorização das populações campesinas, além da publicação dos resultados da pesquisa em
periódicos.