A SALA DE AULA E O MUNDO RURAL: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS RURAIS DO SERTÃO ALAGOANO
Ensino de Sociologia; Trabalho Docente;Escolas Rurais; Mundo Rural.
O presente trabalho possui a proposta de analisar e discutir a atuação docente no âmbito do
ensino de Sociologia, tendo como universo de pesquisa, escolas rurais no estado de Alagoas que oferecem o ensino médio. A questão principal é analisar se a Sociologia do ensino médio em escolas rurais alagoanas considera o contexto rural no qual os estudantes estão inseridos. Ou seja, será que a realidade local é “esvaziada” da sala de aula no âmbito do ensino de Sociologia? Sendo assim, a prática do professor de Sociologia será observada, bem como o currículo e os métodos empregados no ensino, além das condições de trabalho e da formação acadêmica desses docentes que atuam nas referidas escolas. Também será necessário entender qual a visão desses professores sobre as especificidades de ensino da área/território onde eles estão inseridos. Além desses pressupostos, a visão dos estudantes sobre o ensino de Sociologia também será observada. O processo de consolidação do ensino de Sociologia no Brasil e em Alagoas será apresentado a fim de oferecer uma visão histórica acerca da institucionalização da disciplina. A proposta é que a pesquisa possa alcançar todos os professores de Sociologia das 19 escolas rurais estaduais alagoanas através da formação de um perfil desses profissionais, mas com uma ênfase na pesquisa de campo em três escolas localizadas no sertão de Alagoas. Será utilizada, através de uma pesquisa de campo, a perspectiva qualitativa de análise, evidenciada pelo uso de roteiros de entrevistas semiestruturadas, norteadas pela metodologia da história oral e pela etnografia nas salas de
aula. A partir dessas informações, as características formativas e percepção dos docentes
poderão ser formuladas, bem como qual é a visão dos estudantes acerca do ensino de
Sociologia.