Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID JOSEPH FERREIRA TENÓRIO DE ALMEIDA



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DAVID JOSEPH FERREIRA TENÓRIO DE ALMEIDA
DATA: 18/04/2019
HORA: 13:30
LOCAL: Setor de Parasitologia do ICBS/Campus A. C. Simões/UFAL
TÍTULO:

PRIMEIRO RELATO DE Culex (Phenacomyia) Corniger Theobald, 1903 (Diptera: Culicidae) NO ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL


RESUMO:

A família Culicidae possui 3.564 espécies distribuídas em todo o mundo. Entre eles, cerca de 150 causam morbidade em humanos, por isso este é um importante assunto de pesquisa no campo da saúde humana. Culex (Phenacomyia) corniger Theobald, 1903 é uma espécie de interesse médico-veterinária em potencial que ocorre do México ao Uruguai. O objetivo do estudo foi descrever o primeiro relato de Culex (Phenacomyia) corniger no estado de Alagoas, Brasil.
Métodos: A amostragem foi realizada em uma residência localizada no município de Jequiá da Praia, litoral sul do estado de Alagoas, Brasil. Seis armadilhas Light-CDC foram usadas dentro (dois) e fora (quatro) da casa para capturar mosquitos. A amostragem foi realizada mensalmente, durante três dias consecutivos, entre 17h e 5h, de maio de 2018 a abril de 2019. Os espécimes foram transportados para o setor de entomologia do Laboratório Central de Alagoas - LACEN, onde foram identificados sob estereoscópio.
Resultados: Entre as diferentes espécies de Culicidae coletadas durante o estudo, duas fêmeas de Culex (Phenacomyia) corniger foram capturadas em janeiro de 2019 pela armadilha dentro da casa.
Conclusões: Esta espécie pode estar relacionada à transmissão de importantes agentes etiológicos causadores de zoonoses no Brasil, como a Febre do Nilo Ocidental e a Dirofilariose Canina, cuja região do presente estudo é endêmica para essa doença, como em todo o litoral brasileiro. Portanto, o primeiro relato de Culex corniger no estado de Alagoas é de grande importância no campo da epidemiologia, devido ao seu potencial na transmissão de agentes causadores de doenças importantes. Além disso, estudos futuros são necessários para elucidar quais agentes etiológicos esta espécie é capaz de transmitir, além de suas características (nicho e habitat).


PALAVRAS-CHAVE:

Culicidae, Culex (Phenacomyia) corniger, Primeiro relato, estado de Alagoas


PÁGINAS: 7
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) ao Programa - 2121224 - ANA CRISTINA BRITO DOS SANTOS
Externo(a) ao Programa - 2210612 - CLAUDIA MARIA LINS CALHEIROS
Presidente - 1640530 - WAGNNER JOSE NASCIMENTO PORTO
Notícia cadastrada em: 02/04/2019 10:28
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2019 - UFAL - sig-appsrv-01.ufal.br.srv1inst1