PPGA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA CAMPUS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS Telefone/Ramal: 99953-0176

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID JAVIER MATUZ ZARATE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAVID JAVIER MATUZ ZARATE
DATA : 15/12/2022
HORA: 20:00
LOCAL: ON LINE
TÍTULO:

Propagação sexuada e efeito da cianamida hidrogenada associada à desfolha na indução ao florescimento de Annona macroprophyllata Donn.


PALAVRAS-CHAVES:

Annona, papausa, dormência, dormex, indução floral


PÁGINAS: 110
RESUMO:

As anonáceas compreendem de aproximadamente 50 gêneros onde, Annona, Rollinia e Asimina, produzem frutos comestíveis, mas as duas primeiras sano de importância comercial. A maior a das espécies de Annona são encontradas em América do Sul e América central. México e conhecido como o centro de origem da Annona longifólia e da Annona longipes. Na região sudeste de México e em Guatemala encontramos a Annona macroprophyllata Donn. Os frutos das anonas se classificam como climatéricos, o fruto da papausa chega a pesar entre os 500 e 900 gramas, a popa pode ser ate o 50% do fruto, ostenta sabor e consistências agradáveis ao paladar. A maior demanda desse fruto é in natura, e que os fatores como estado de maturidade pela época da colheita, incidências de podridão e alto metabolismo, limitam significativamente sua vida de prateleira sob condições ambientais. A propagação da papausa é geralmente feita de forma sexuada através de sementes. Embora seja o mais comum, esse método de propagação não é recomendado. Conhecer o poder germinativo das sementes é fundamental em toda produção, não só para ter certeza do seu estado, mas também para calcular a quantidade a ser utilizada na superfície e melhor determinar a melhor época de semeadura. A impermeabilidade e dormência das sementes naturalmente as protegem e fornecem condições de sobrevivência para o seu estabelecimento e desenvolvimento em épocas inadequadas. A sensibilidade das sementes permite que elas despertem automaticamente quando as condições ambientais forem adequadas. De acordo com as Regras de Análise de Sementes-RAS (Brasil, 1992), o substrato é fundamental para o resultado da germinação, pois suas propriedades físicas podem influenciar a disponibilidade de água, luz, oxigênio e temperatura a que a semente suportará. É importante saber que substrato é compatível com as exigências da semente, por tanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes tipos de substratos para os testes de germinação das sementes de substratos pra assim obter os melhores resultados de germinação das sementes de papausa da variedade branca e rosa. Os resultados obtidos nesse trabalho mostram que o melhor substrato que apresenta as condições adequadas para uma boa germinação, os quais são boa aeração, retenção de água, luz e temperatura pra um bom desenvolvimento das sementes foi a vermiculita de grânulos médios com um 80% para a variedade branca e um 48% para a variedade rosa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1120584 - EURICO EDUARDO PINTO DE LEMOS
Interno(a) - 1161764 - LEILA DE PAULA REZENDE
Externo(a) à Instituição - JOSÉ DAILSON SILVA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 15/12/2022 20:49
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 03/05/2024 17:06