PPGA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA CAMPUS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS Telefone/Ramal: 99953-0176

Banca de DEFESA: PATRICIA DA SILVA SANTOS

DISCENTE : PATRICIA DA SILVA SANTOS
DATA : 28/02/2023
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA

PRODUÇÃO DE MUDAS DE CARÁ SÃO TOMÉ (Dioscorea alata L.) A PARTIR DE SEGMENTOS DE TÚBERAS

Dioscorea alata L.; Propagação; Túberas-semente.

As diversas espécies de Dioscorea spp. (Dioscoreaceae) cultivadas no Brasil são conhecidas por vários nomes comuns, entre os quais se destacam o inhame e o cará. O cará é algumas vezes associado a espécies de outras famílias botânicas que também apresentam uma estrutura subterrânea amilácea comestível. O cará São Tomé (Dioscorea alata L.) é uma planta de origem africana que produz túberas comestíveis de alto valor nutricional e econômico muito cultivada no Brasil para consumo interno e exportação. As suas túberas são ricas em carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e possuem baixo índice glicêmico. A propagação dos inhames e carás geralmente é feito através de túberas-semente ou por pedaços de túberas. Embora o uso de túberas-semente seja a maneira mais adequada de propagação, ainda é pouco utilizado devido ao seu elevado custo e à baixa disponibilidade. Dentre os principais fatores que limitam a produtividade dos inhames e carás, está a ocorrência de doenças com destaque para a casca preta, que representa o principal problema fitossanitário dessas culturas no Brasil, tendo como agentes etiológicos os nematoides endoparasitas migradores Pratylenchus spp. e Scutellonema bradys. O aumento dessa doença dá-se principalmente pela constante disseminação dos nematoides através dos sucessivos plantios utilizando túberas-sementes contaminadas. Com a produção reduzida de túberas-sementes livres de patógenos o valor desse tipo de propágulo é elevado, o que leva os produtores a buscar outras alternativas para viabilizar o plantio da cultura. Com isso, fazem-se necessários estudos que possibilitem a obtenção de propágulos de baixo custo que disponham de qualidade fitossanitária para a realização de plantios seguros e livres de doenças. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou estabelecer uma alternativa de produção de mudas do cará São Tomé (Dioscorea alata L.) a partir de diferentes posições e pesos de segmentos de túberas capazes de, no futuro, fornecer túberas-sementes ou túberas comerciais de alto padrão de qualidade fitossanitária e fisiológica que atenda as necessidades comerciais de produtores. O estudo contou com dois experimentos realizados separadamente e foi adotado o delineamento em blocos casualizados. O primeiro experimento constou de 3 tratamentos e 12 repetições. Os tratamentos foram constituídos de: diferentes posições de segmentos de túbera (T1 - segmento apical; T2 - segmento medial e T3 - segmento basal) e foi adotado o peso único de 200g para todos os tratamentos. No segundo experimento foi adotado o esquema fatorial 3x3, sendo 9 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos de 2 fatores: posição dos segmentos de túbera (T1 - segmento apical; T2 - segmento medial e T3 - segmento basal), pesos (A1 - 200, A2 - 100 e A3 - 50 g). Os experimentos tiveram duração de 45 dias. As variáveis avaliadas foram: presença ou ausência de raízes, número de brotações, comprimento das ramas, massa seca e massa verde das ramas e massa verde e seca das raízes. Os resultados mostraram que os segmentos apicais e mediais apresentaram bons resultados nos pesos de 200 e 100g quanto à produção de brotações e desenvolvimento das ramas, bem como para a produção de massa verde e seca da parte aérea. No peso de 50g apenas o segmento apical apresentou números significativos quanto à produção de brotações e desenvolvimento das ramas, com isso conclui-se que não é indicado utilizar este peso nos segmentos provenientes das posições mediais e basais.

Presidente - 1120584 - EURICO EDUARDO PINTO DE LEMOS
Interno(a) - 332.041.954-49 - JORGE LUIZ XAVIER LINS CUNHA - UFAL
Interno(a) - 1161764 - LEILA DE PAULA REZENDE
Externo(a) à Instituição - TACIANA DE LIMA SALVADOR