PPGPP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROTEÇÃO DE PLANTAS CAMPUS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS AGRÁRIAS Telefone/Ramal: 99963-8987

Banca de DEFESA: ALEXSANDRO GONCALVES PACHECO

DISCENTE : ALEXSANDRO GONCALVES PACHECO
DATA : 29/08/2022
LOCAL: CECA

RESPOSTA ATRATIVA DE DIFERENTES FEROMÔNIOS E CAIROMÔNIOS SINTÉTICOS SOBRE Rhynchophorus palmarum L. (1764) (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) E Metamasius Hemipeterus L. (1764) (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE)

controle comportamental, coleóptero, ecologia química.

Numerosas espécies de palmáceas são plantas de grande valor econômico estando entre as principais fontes de recursos florestais não madeireiro, com diversas utilidades e gerando emprego e renda a diversos agricultores. A incidência de pragas nas palmáceas constitui um fator limitante à exploração, respondendo de maneira significativa pelo depauperamento geral da cultura e também pela redução da produtividade. Esta situação é agravada pela ocorrência de pragas como Rhynchophorus palmarum L. (Coleoptera: Curculionidae) e Metamasius hemipterus L. (1764) (Coleoptera: Curculionidae), os danos à cultura são causados pelas larvas que fazem galerias no meristema apical das palmeiras ocasionando a redução do perfilhamento e a abertura dos orifícios podem servir como porta de entrada de fitopatógenos, além disso também podem ser vetores de doenças que podem levar a morte da planta. Os semioquímicos podem alterar o comportamento dos insetos, dessa forma permitindo o desenvolvimento de estratégias sustentáveis no controle de pragas. Até o presente momento, não há na literatura ou no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) informações sobre um inseticida potencialmente eficiente para o manejo de R. palmarum e M. hemipterus. Atualmente, o controle com uso de armadilhas com atrativos tem sido a forma de controle mais eficiente para a redução das populações desses insetos-praga. Diante disto, o trabalho teve como objetivo analisar a eficiência de feromônios e cairomônios sintéticos em testes de alfatometria e eletroantenografia na atratividade de R.palmarum e M.hemipterus como medida de controle comportamental. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Recursos Naturais (LPqRN) do Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas – Campus A.C. Simões. Concluiu-se que machos e fêmeas de R.palmarum apresentam respostas eletroantenográficas ao composto acetoína, sendo mais atrativo em machos do que fêmeas. Machos e fêmeas de R.palmarum e M. hemipterus apresentaram melhor resposta ao composto Meta 1, quando comparado aos compostos Meta 2, Rincoforol e Oléo de coco.

Presidente - 2149347 - HENRIQUE FONSECA GOULART
Interno - 1119939 - ANTONIO EUZEBIO GOULART SANTANA
Interna - 3161618 - JAKELINE MARIA DOS SANTOS
Interna - 2337920 - ROSEANE CRISTINA PREDES TRINDADE