Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIELY BRAYNER RANGEL LINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ADRIELY BRAYNER RANGEL LINS
DATA: 17/12/2019
LOCAL: Faculdade de Serviço Social - Sala Multimeios

A CIDADE CAPITALISTA E AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS TRABALHADORES URBANOS NO BRASIL.

O mundo contemporâneo, rápido, dinâmico e essencialmente flexível está acomodado em cidades, não apenas no sentido de aglomeração populacional, mas também, na compreensão de que há um império das metrópoles e megalópoles. Cidades que são verdadeiros conglomerados de um mercado internacional que contribui para a realização das mercadorias num comércio mundializado. Concomitantemente a estruturação desses grandes espaços, também tem crescido as chamadas periferias resultando num processo de ocupação problemática do solo. Ainda assim, esse desenvolvimento humano capaz de se organizar em grandes espaços urbanos não nasce decorrente de uma pequena faixa de tempo na história.

Para compreender como a organização social em cidades é um fenômeno que advém de uma base estrutural muito além das primeiras civilizações e de como a cidade passou a se organizar a partir do desenvolvimento do modo de produção capitalista gerando impactos nas condições de vida dos trabalhadores urbanos, esta pesquisa, então, fora elaborada a partir das discussões realizadas através do grupo de pesquisa Trabalho e Serviço Social, além, dos estudos efetuados através do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/Casadinho), produzidos em associação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Numa perspectiva de entender as mudanças atuais no mundo urbano, devido também ao aumento exponencial da população citadina no Brasil chegando a quase noventa por cento, este estudo revela-se importante ao Serviço Social devido também a compreensão de que a questão urbana se apresenta como uma das expressões multifacetadas da questão social, sendo esta razão cabal para a origem e intervenção do Assistente Social. Dentro dessa esfera, tem-se também a necessidade de entendimento sobre as condições de vida das classes que vivem do trabalho no ambiente urbano, numa busca por esclarecimentos sobre as atuais condições de saúde, saneamento básico e mobilidade/acessibilidade urbana, objetivando contribuição com o atual debate sobre como as cidades modernas tem-se revelado aos seus moradores tendo seu controle e organização ditados pelos interesses das classes abastadas, dessa forma, exemplificando um verdadeiro exercício de contribuição com futuras pesquisas sobre o tema.

PALAVRAS-CHAVE:

trabalhador urbano, capitalismo, Brasil

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

Externo(a) ao Programa - 1121307 - LINDEMBERG MEDEIROS DE ARAUJO
Presidente - 1119849 - MARIA VIRGINIA BORGES AMARAL
Interno(a) - 1121073 - ROSA LUCIA PREDES TRINDADE
Notícia cadastrada em: 04/12/2019 11:35
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 03/05/2024 07:59