Banca de DEFESA: FRANCISCO CARLOS RIBEIRO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: FRANCISCO CARLOS RIBEIRO DOS SANTOS
DATA: 17/07/2020
LOCAL: Faculdade de Serviço Social - via webconferência

A FUNÇÃO EDUCATIVA NO SERVIÇO SOCIAL: Uma abordagem ontológica

A dissertação ora apresentada se insere na linha de pesquisa “Questão Social, Direitos Sociais e Serviço Social” do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – nível mestrado – da Universidade Federal de Alagoas e tem como objeto de estudo a função educativa no Serviço Social. O ponto de partida é o reconhecimento de que o Serviço Social, através das políticas sociais, desenvolve uma ação profissional que resulta na internalização de conhecimentos, comportamentos, habilidades, valores à vida cotidiana da classe trabalhadora. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo investigar em que consiste a função educativa na profissão, buscando compreender qual sentido de sua funcionalidade na sociedade capitalista e qual conteúdo educativo o constitui. Fundamentado na perspectiva histórico-crítica, esta dissertação compreende um levantamento bibliográfico-documental das obras marxianas e marxistas que abordam os temas relacionados à educação e ao Serviço Social. Analisa a educação como práxis social fundada no trabalho, captando as mediações que articulam o sentido de educar, para além da prática escolar ou de instrução técnico-profissional, em particular como permeia em outras dimensões sociais, inclusive, no exercício profissional de algumas profissões, como no Serviço Social. Além da função social que cumpre o complexo social da educação, é dado também destaque ao substrato que constitui tal função na sociedade capitalista. O substrato então analisado coaduna a um conteúdo moral conservador clássico, pautado político e ideologicamente pela naturalização dos “problemas sociais”, pelo reformismo moral dos indivíduos e pela defesa das instituições sociais burguesas, de forma a viabilizar as condições de internalização e conformação social à ordem social do capital. No Serviço Social, são recuperados os determinantes históricos e ideo-políticos que condicionaram a emersão da profissão e, assim, o âmbito da dimensão política-ideológica que se insere a profissão. A partir das políticas sociais, problematiza-se emanação da função educativa no Serviço Social da forma como incide subsidiária e tacitamente no controle da força de trabalho para auxiliar na reprodução do capital e, por conseguinte, a manutenção da ordem burguesa. Por fim, ainda que inerentemente integradas, buscou-se realizar a distinção entre a função educativa que cumpre a profissão e a ação pedagógica do assistente social no exercício profissional, de modo a apreender qual a natureza e o alcance da função educativa no Serviço Social e, ao mesmo tempo, refletir acerca dos limites e possibilidades concretas do exercício profissional no sentido de atuação pedagógica junto à classe trabalhadora.

PALAVRAS-CHAVE:

Função educativa. Ação pedagógica. Serviço Social. Educação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

Presidente - 3322000 - CLARISSA TENORIO MARANHAO RAPOSO
Interno(a) - 1121039 - REIVAN MARINHO DE SOUZA CARNEIRO