Banca de QUALIFICAÇÃO: UELBER BARBOSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : UELBER BARBOSA SILVA
DATA : 18/02/2022
LOCAL: Videoconferência

A ideologia na Ontologia de Lukács

Ideologia; Ontologia; Luta de classes.

A pesquisa realizada nesta tese buscou compreender os aspectos gerais da ideologia a partir da Ontologia de Lukács. No processo, compreendeu-se que o autor húngaro apreende a ideologia como uma dupla função social, por um lado ela cria uma concepção de mundo geral e, por outro, em consequência do desenvolvimento das forças produtivas, a partir do aparecimento das classes sociais, ela cria as concepções de mundo dessas classes. Lukács chama a função de concepção geral de ideologia ampla, que auxilia os indivíduos a compreenderem os conflitos gerais que surgem da vida cotidiana; já a função de mediar os conflitos de classe, ele chama de ideologia restrita, por meio da qual os indivíduos tomam consciência dos conflitos originados pelas lutas de classe. Ambas as formas da ideologia, segundo filósofo comunista, além de auxiliar na compreensão dos conflitos, gerais e de classe, levam os indivíduos a solucioná-los de alguma forma. Para Lukács, o complexo do Direito e da política fazem parte das ideologias restritas, enquanto filosofia e arte são generalizações mais elevadas da ideologia. Nesta compreensão, a ideologia pode ou não ser uma falsa consciência. A verificação da falsidade ou veracidade de uma ideologia, neste sentido, deve ser observada no processo social concreto no qual ela influenciou os seres humanos a responderem de determinada maneira. Para chegar a essa compreensão, todavia, Lukács apreendeu o trabalho como fundamento do ser social e modelo mais geral da práxis dos seres humanos, por ser o complexo responsável pela incessante produção do novo. Para ele, o trabalho, neste sentido, como teleologia primária, é a base para a produção das indispensáveis teleologias secundárias. É no complexo das teleologias secundárias que a ideologia se manifesta e cumpre sua função social. Assim, conclui-se que ao lançar luz sobre o complexo ideológico, Lukács aponta para o caráter de possibilidade do processo histórico e para a função que a ideologia restrita, sobretudo a política, e as generalizações de tipo mais elevado cumprem no processo da luta de classes. Por fim, para o autor, a necessidade histórica de superação do capitalismo aparece como uma tarefa mediada também e principalmente pelo complexo ideológico.

Interna - 1121120 - EDLENE PIMENTEL SANTOS
Externo à Instituição - JOSÉ DERIBALDO GOMES DOS SANTOS - UFC
Externa à Instituição - MARIA GORETE RODRIGUES DE AMORIM - UFC
Interna - 1121107 - MARIA NORMA ALCANTARA BRANDAO DE HOLANDA