NAS LINHAS DA DEGRADAÇÃO DO TRABALHO: “TELEMARKETING”, DIFUNDINDO A PRECARIZAÇÃO E CORROENDO DIREITOS NO BRASIL
Telemarketing, Precarização do trabalho, Degradação do Trabalho
O presente trabalho objetiva discorrer sobre a potencialização da degradação do trabalho com o telemarketing, modalidade de trabalho oriunda do universo laborativo dos serviços, capaz de difundir a precarização e corroer os direitos no Brasil. Sendo assim, a necessidade de estudar a temática advém do acirramento da ofensiva do capital sobre o trabalho, que impõe aos(as) trabalhadores(as) relações de trabalho mais flexíveis e precárias,
aliada a desregulamentação de direitos sociais, sobretudo dos direitos trabalhistas. A vista disso, estruturamos o percurso investigativo em quatro capítulos. No primeiro tecemos considerações pertinentes à análise da processualidade contraditória do ato de trabalhar, o qual ao mesmo tempo em que emancipa e aliena, humaniza e sujeita, libera e escraviza. No segundo capítulo serão abordados elementos centrais acerca do debate da crise estrutural e sua incidência no âmbito do trabalho. No terceiro capítulo apresentamos ponderações pertinentes acerca do desenvolvimento histórico da particularidade brasileira. No quarto e último capítulo tecemos a análise acerca das características do telemarketing, pertencente ao setor de serviços e que assume papel fundamental na criação de postos de trabalho no Brasil.