Banca de DEFESA: RAFAEL BARROS DE CASTRO



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RAFAEL BARROS DE CASTRO
DATA: 21/02/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 18 - ICBS
TÍTULO:

Conectividade do conhecimento ecológico local entre os pescadores artesanais de camarão: direcionamento e influências na produtividade pesqueira.


RESUMO:

A pesca de camarão tem importância socioeconômica e cultural, principalmente nos países em desenvolvimento. Para viabilizar a explotação sustentável dos recursos, manter o bem-estar social e respeitar cultura e tradição na atividade é necessário que esta pesca tenha uma gestão compatível com seu perfil, o qual na região é artesanal em média e pequena escala. Para embasar o conhecimento e viabilizar politicamente a gestão, o conhecimento ecológico local (CEL) dos pescadores é um instrumento relevante, mas pouco utilizado. O presente estudo tem o objetivo de investigar quais os perfis de pescadores que melhor se conectam com o CEL, e se estes pescadores formam grupos com temas do CEL. Além disto, foi testada a hipótese de que o CEL sobre as espécies de camarão mais explotadas impacta diretamente na produtividade de pesca. Para avaliar o CEL, foram realizadas entrevistas por amostragem acidental com pescadores de arrasto, utilizando como instrumento, formulários semiestruturados em três regiões do nordeste brasileiro. Foi utilizado o programa Gephi para avaliar a conectividade dos pescadores com os aspectos do CEL. Já para testar a relação que o CEL tem no rendimento pesqueiro foram usados modelos lineares generalizados (GLMs). Os resultados mostram que existem grupos de pescadores que se conectam com alguns temas do CEL, sendo os aspectos biológicos das três principais espécies de camarão que mais foram declarados como conhecidos pelos pescadores da frota camaroneira são relacionados aspectos reprodutivos, aliementação e migração. Os resultados do GLM indicam que reprodução é um CEL que contribui para a produtividade pesqueira. Conclui-se que para melhorar o processo de tomada de decisão e gestão da pesca de camarão deve-se incorporar diferentes tipos de conhecimentos. Aprimorar canais de comunicação que leve em consideração o CEL e a produtividade pesqueira podem auxiliar no uso sustentável destes recursos e manter o bem-estar da população de pescadores, atingindo os objetivos das partes interessadas.


PALAVRAS-CHAVE:

Pesca artesanal; conhecimento ecológico local; transmissão cultural; produtividade pesqueira; Penaeidae


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia Aplicada

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 400800 - VANDICK DA SILVA BATISTA
Interno(a) - 2882780 - RICHARD JAMES LADLE
Externo(a) à Instituição - ADRIANA ROSA CARVALHO - UFRN
Externo(a) à Instituição - ALEXANDRE SCHIAVETTI - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 17/02/2020 11:00
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 29/04/2024 16:54