Banca de DEFESA: CAROLINA NEVES SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA NEVES SOUZA
DATA : 05/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: online
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS PARA A CONSERVAÇÃO: compreendendo os interesses e percepções digitais sobre as áreas protegidas brasileiras.


PALAVRAS-CHAVES:

Engajamento. Análise de sentimento. Twitter. Monitoramento ambiental. Dados digitais. Culturômica.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

As áreas protegidas (APs) desempenham um papel vital na proteção do patrimônio natural e cultural, ao mesmo tempo que apoiam os meios de subsistência locais. No entanto, apesar dessa importância, no Brasil, elas enfrentam desafios ligados à falta de recursos financeiros e a percepção de baixa eficácia da gestão, o que pode resultar na falta de apoio da sociedade com relação a essas áreas. Diante desse cenário, é necessário compreender melhor as percepções e interesses do público pelas APs brasileiras. Nesta tese, foram utilizados dados da rede social Twitter (renomeada X) para explorar tendências de interesse e percepções sobre as áreas protegidas no Brasil. Para isso, na primeira fase, foram coletados tweets em português sobre todas as categorias de APs no período de 2011 a 2020. Em seguida, uma metodologia inovadora de análise de sentimentos foi aplicada, focando especificamente nos parques nacionais (PARNAs) brasileiros, e ampliando o período de coleta de dados até 2022. Os conteúdos textuais dos tweets foram analisados com base em métricas de postagem e engajamento dos usuários (curtidas e retuítes), classificação dos sentimentos expressos no texto e modelagem de tópicos. Os resultados indicam que o número de usuários/tweets que postam sobre as APs brasileiras permaneceu estável ao longo do período amostral, no entanto, o engajamento cresceu consideravelmente a partir de 2018, coincidindo com mudanças no governo federal. Embora os parques nacionais tenham recebido mais menções, especialmente relacionadas as atividades turísticas, os tweets relacionados à conflitos nas APs atraíram mais discussões. A análise de sentimentos identificou 18.388 (17,30%) de postagens expressando sentimentos negativos em relação aos PARNAs, sendo a maioria relacionada aos incêndios florestais ocorridos entre 2011 e 2017 e ao impacto das decisões governamentais que afetaram os esforços de conservação pós-2019. Foram identificados seis tópicos de discussão proeminentes: (1) Incêndios florestais; (2) Segurança; (3) Regramentos; (4) Vida selvagem morta por atropelamento; (5) Privatização (Concessões); e, (6) Falta de recursos financeiros, refletindo a variedade de sentimentos negativos em relação aos parques. Além disso, a modelagem de tópicos por parques revelou-se benéfica na identificação de diferentes problemas e conflitos nos cinco PARNAs mais tuitados, facilitando assim ações de conservação direcionadas. Neste sentido, o estudo destaca a importância da análise de dados das redes sociais para compreender o interesse público e promover uma gestão mais eficaz das áreas protegidas. Isso pode subsidiar ações de conservação, melhorar a experiência dos visitantes e comunicar a importância das APs para a sociedade. Em última análise os resultados ressaltam o valor da culturômica para identificar lacunas e promover melhorias que alcancem o apoio público as áreas protegidas brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3882870 - ANA CLAUDIA MENDES MALHADO
Interno(a) - 1278133 - GUILHERME RAMOS DEMETRIO FERREIRA
Interno(a) - 2150648 - RAFAEL RICARDO VASCONCELOS DA SILVA
Externo(a) à Instituição - MARTA DE AZEVEDO IRVING
Externo(a) à Instituição - ALEXANDRE SCHIAVETTI - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 08:15
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 29/04/2024 18:39