Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIA VANESSA ROCHA SANTOS



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUCIA VANESSA ROCHA SANTOS
DATA: 16/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: ICBS/UFAL
TÍTULO:

 Padrões comportamentais de Macrobrachium acanthurus (Wiegmann, 1836) machos em condições controladas (Crustacea, Palaemonidae).


RESUMO:

O camarão Macrobrachium acanthurus nativo da região das Américas, é um importante recurso pesqueiro, e fonte de renda de comunidades ribeirinhas locais. Porém uma série de fatores como degradação dos ecossistemas naturais, poluição de rios e introdução de espécies, podem estar interferindo em suas populações. Nesse sentido é fundamental a compreensão de seus aspectos comportamentais, pois à medida que os ambientes mudam, alguns padrões de comportamento podem ser alterados, vindo a causar efeitos na ecologia da população e na forma que os animais interagem no meio. O objetivo deste artigo foi descrever os padrões de comportamento exibidos por machosdo camarão M. acanthurus. As observações comportamentais foram realizadas durante 80 horas de gravação em ambiente controlado, em um ciclo de 24 horas com fotoperíodo 12:12. 10 animais de tamanhos semelhantes foram divididos em 2 grupos (1 grupo para cada fotoperíodo) e observados durante 5 dias consecutivos por meio de gravações de vídeo, analisadas através do método ad libitum. Foram observados 32 comportamentos agrupados em 2 categorias: Comportamentos gerais incluem atividade de locomoção, alimentação, inatividade, limpeza, escavação e muda, já os comportamentos sociais foram subdivididos em comportamentos de abordagem e submissão. Cada comportamento apresentado inclui um nome, ilustração, e descrição detalhada dos atos. Conclui-se que que o etograma desenvolvido serve de referência para no futuro, avaliar o efeito de distúrbios ambientais que possam interferir na espécie.


PALAVRAS-CHAVE:

Comportamento, etograma, camarão, conservação, relações intraespecíficas.


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
SUBÁREA: Comportamento Animal

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1150204 - PETRONIO ALVES COELHO FILHO
Interno(a) - 1714987 - TAMI MOTT
Externo(a) à Instituição - FABRÍCIO LOPES DE CARVALHO - UFBA
Externo(a) à Instituição - SANDRO SANTOS - UFSM
Notícia cadastrada em: 01/12/2020 10:09
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 16:15