Banca de QUALIFICAÇÃO: KEYLA JULIANA SANTOS BERTOLINO CAFÉ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: KEYLA JULIANA SANTOS BERTOLINO CAFÉ
DATA: 22/12/2020
LOCAL: Sala Virtual - meet.google.com/jzn-dfbd-qnc

Conhecer para conservar: o caso das aves neotropicais, silvestres endêmicas e ameaçadas de extinção

A região Neotropical abriga cerca de 258 espécies de aves silvestres endêmicas e ameaçadas de extinção e a cada avaliação da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) a lista tem aumentado. A IUCN indica o conhecimento que é necessário para melhorar o estado de conservação das espécies. No entanto, a pesquisa científica na região tropical é limitada por diversos fatores. Dessa forma, buscamos avaliar a relação entre o conhecimento produzido e o conhecimento necessário à conservação destas espécies. Para isso extraímos as informações dos bancos de dados da BirdLife International e IUCN RedList. A produção científica entre 1870 e 2019, na forma de documentos publicados, foi identificada por meio da base de dados bibliométricos SCOPUS. Dados foram analisados usando planilhas dinâmicas no Excel@ e o software R. Identificamos 657 tipos de documentos sem repetição. A produção científica até 1995 era menor que duas publicações por ano, aumentando nos anos subsequentes. Somente 31 espécies foram responsáveis por mais de 50% dos estudos indexados e, em contrapartida, 65 espécies não foram associadas a nenhum documento indexado. Usando as palavras-chave apontadas nos documentos, os temas estudados mais frequentemente foram: Evolução (n=82), Genética (n=80), Comportamento (n=78), Taxonomia (n=74), Conservação (n=64), Reprodução (n=64), Distribuição (n=57), Gestão (n=55), Morfologia (n=53) e População (n=48). Nas ações propostas pela IUCN são indicados como prioritários os estudos populacionais (16,42%), estudos para esclarecer a distribuição (14,34%), ações visando a proteção das áreas, monitoramento e fiscalização (13,11 %), expansão ou criação de novas Unidade de Conservação (10,66%), pesquisa sobre os requerimentos ecológicos (9,06%) e educação ambiental (4,62%). As ameaças mais citadas pela IUCN foram perda e degradação de habitat (54,34%), caça (7,99%), comércio ilegal (5,02%), espécies exóticas invasoras (5,02%), mudança climática (4,57%), distúrbios provocados pelo gado (4,57%), impactos do uso de pesticidas (4,11%) e o impacto dos parasitas (3,20%). Concluímos que a relação entre o conhecimento produzido e o conhecimento indicado pela IUCN estão coerentes em alguns tópicos, mas ainda focado em poucas espécies. A maioria carece de conhecimentos básicos sobre sua ecologia e situação atual das populações. Portanto, torna-se urgente direcionar recursos e atenção científica para temas de estudo que subsidiem um processo mais eficiente de conservação.

PALAVRAS-CHAVE:

cienciometria, produção científica, ações de conservação

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
SUBÁREA: Zoologia Aplicada
ESPECIALIDADE: Conservação das Espécies Animais

Interno(a) - 316.466.258-03 - JOAO VITOR CAMPOS E SILVA - UFAL
Interno(a) - 2882780 - RICHARD JAMES LADLE
Externo(a) à Instituição - JOÃO CARLOS NABOUT - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 10/12/2020 17:51
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 29/04/2024 18:20