Banca de QUALIFICAÇÃO: DANÚBIA LINS GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANÚBIA LINS GOMES
DATA : 25/05/2021
LOCAL: meet.google.com/znq-bmxt-pbj

Popularização de plantas alimentícias silvestres: barreiras, oportunidades e preditores da disposição a consumir

Dietas sustentáveis, comportamento do consumidor; preditores demográficos, psicologia alimentar.

No Brasil, muitas espécies vegetais foram incorporadas ao conceito de plantas alimentícias não convencionais (PANC). Essas plantas servem como alimeto, mas são desconhecidas ou subutilizadas pela maioria das pessoas. Este estudo visou entender as principais barreiras e desafios à popularização de PANC e os fatores que interferem nas intenções comportamentais relacionadas a esse grupo de plantas. Nós realizamos uma pesquisa online com 470 estudantes da Universidade Federal de Alagoas (NE do Brasil). Uma pequena porção da amostra (3,8%) consome alguma PANC com frequência. As principais barreiras ao consumo foram o acesso aos produtos e a falta de informações sobre eles. A neofobia alimentar e o conhecimento prévio estão diretamente relacionados à disposição a consuir PANC. A disseminação das vantagens nutricionais, ecológicas e sociais do consumo de PANC, e a associação entre PANC e alimetnos convencionais podemaumentar as chances de haver inclusão destas na dieta das pessoas.

Presidente - 1861153 - PATRICIA MUNIZ DE MEDEIROS
Interno - 653.006.294-72 - ULYSSES PAULINO DE ALBUQUERQUE - UFPE
Interno - 400800 - VANDICK DA SILVA BATISTA
Externo à Instituição - GUSTAVO TABOADA SOLDATI