Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA LEITE CARNIB DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BIANCA LEITE CARNIB DE SOUSA
DATA : 25/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência - Google meet
TÍTULO:

Efeitos do derramamento do óleo cru na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) sob múltiplos biomarcadores em brânquias e glândula digestiva do bivalve Tivela mactroides (Born, 1778)


PALAVRAS-CHAVES:

Biomonitoramento; Bivalve; Danos oxidativos; Derramamento de óleo; Neurotoxicidade; T. mactroides


PÁGINAS: 25
RESUMO:

O derramamento de óleo cru ocorrido em 2019 na Costa do Brasil afetou diversas Áreas Marinhas Protegidas, incluindo a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), em Alagoas. Os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) presentes nesse óleo podem causar efeitos adversos aos organismos aquáticos, como desbalanço redox, danos ao sistema nervoso e ao material genético. Desta forma, este estudo objetivou avaliar os possíveis efeitos ecotoxicológicos em bivalves de áreas atingidas pelo óleo. Para isso, o bivalve T. mactroides foi escolhido como espécie biomonitora e foram coletados nos períodos chuvoso (setembro/2020) e de estiagem (dezembro/2020) em três localidades da APACC, que representam um gradiente decrescente de volume de óleo removido: 1) São Bento-Maragogi; 2) Japaratinga e 3) Paripueira. Biomarcadores do balanço redox e neurotoxicidade foram avaliadas nas brânquias e glândula digestiva. Foi observada uma resposta antioxidante para todas as localidades em ambos os órgãos, bem como tal resposta foi suficiente para evitar dano oxidativo em Paripueira e Japaratinga. Entretanto, para Maragogi, os níveis de malondialdeído (MDA) encontrados na glândula digestiva indicam que T. mactroides passou por estresse oxidativo. Adicionalmente, foi encontrada maior atividade para superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT) e glutationa-S-transferase (GST) no período chuvoso, indicando que os bivalves nesse período tiveram um maior contato com poluentes, ocasionado pela ressuspensão dos sedimentos. Já a atividade da acetilcolinesterase (AChE) não foi diferente entre as localidades e os períodos avaliados. Em geral, T. mactroides se mostrou sensível às variações ambientais, entretanto apresentou respostas antioxidantes que a torna resiliente a diferentes estressores ambientais. Além disso, os resultados denotam a importância de uma avaliação individualizada dos diferentes biomarcadores para cada órgão. Este estudo foi pioneiro no monitoramento ecotoxicológico da Costa do Brasil com o emprego de T. mactroides, demonstrando a efetividade deste tipo de avaliação em programas de curto e longo prazo. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1265581 - LAZARO WENDER OLIVEIRA DE JESUS
Interna - 1544255 - TACIANA KRAMER DE OLIVEIRA PINTO
Externo à Instituição - THIAGO LOPES ROCHA - UFG
Externa à Instituição - RENATA GUIMARAES MOREIRA WHITTON - USP
Notícia cadastrada em: 05/11/2021 17:09
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 29/04/2024 14:40