Banca de DEFESA: ALDECI FRANCA ARAUJO DOS SANTOS

DISCENTE : ALDECI FRANCA ARAUJO DOS SANTOS
DATA : 20/10/2022
LOCAL: Virtual

DIVERSIDADE DE LEVEDURAS ASSOCIADAS AO SEDIMENTO DE MANGUEZAL DA BARRA DE SANTO ANTÔNIO, ALAGOAS, BRASIL

Micro-organismos, fungos, rizosfera, APA Costa dos Corais, floresta de mangue

Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição, situados entre os biomas terrestres e marinhos, em regiões tropicais e subtropicais. Abrangem aproximadamente 25.000 km2 do território brasileiro, o equivalente a 12% dos manguezais existentes no mundo. Suas principais características são substrato lamoso, variações diárias dos fatores do ambiente, como regime de marés e temperatura, e possuem espécies vegetais adaptadas às inundações de marés. Entre as espécies vegetais presentes nos manguezais estão Avicennia germinans, Avicennia schauerian, Laguncularia racemosa, Rhizophora harrisonii, Rhizophora mangle e Rhizophora racemosa. Essas espécies fixam-se ao substrato lamoso dos manguezais, criando zonas de elevadas atividades biológicas que abrigam grande diversidade de micro-organismos. Entre eles estão as leveduras que são micro- organismos unicelulares presentes em ambientes atmosféricos, aquáticos, terrestres e ecótonos como os manguezais. Neste ambiente, as leveduras estão sujeitas às variações dos fatores ambientais como a salinidade, temperatura e pH. Entretanto, apesar das flutuações diárias desses fatores, as leveduras desempenham alguns papéis essenciais nesse ecossistema como a ciclagem de nutrientes e são possíveis bioindicadores de qualidade ambiental. O conhecimento sobre a composição e a diversidade da comunidade de leveduras em manguezais ainda é incipiente, principalmente no nordeste do Brasil. Diante do exposto, nosso objetivo foi verificar a diversidade e composição da comunidade de leveduras associadas a sedimento rizosférico da espécie L. racemosa ao longo do manguezal da Barra de Santo Antônio, Alagoas. Para tanto, foram aferidos os parâmetros físico-quimicos e coletadas amostras de sedimento em três pontos no manguezal do rio Santo Antônio. As amostras foram diluídas e semeadas em Ágar YM modificado, seguidas de incubação a 25-28 oC por 5-7 dias. Para realizar a identificação molecular, a região D1/D2 LSU rDNA dos isolados foi amplificada e sequenciada. Os parâmetros físico-químicos do ambiente não presentaram variação estatísticamente significativa entre os pontos. Foi obtido um total de 132 isolados de leveduras, pertencentes a 32 espécies distribuídas em 18 gêneros. A maioria das espécies teve ocorrência única nas amostras. Foi possível isolar uma possível espécie nova pertencente ao gênero Barnettozyma. Além disso, verificamos que a comunidade de leveduras dos pontos amostrados é composicionalmente estável, mas as diversidades taxonômicas e filogenéticas entre os pontos amostrados tiveram diferenças significativas, aumentado à medida que os locais de amostragens estavam mais distantes do mar. Estes resultados indicam que, apesar das flutuações diárias dos fatores do ambiente, há uma estabilidade na composição da comunidade de leveduras que vivem em associação com a espécie L. racemosa. A curva de extrapolação não atingiu a assíntota, indicando que ainda existem espécies de leveduras em associação com a espécie L. racemosa que não conseguimos amostrar. Através da análise dos dados obtidos, concluiu-se que os parâmetros físico-químicos aferidos não influenciaram a diversidade de leveduras amostradas. A diversidade taxonômica de leveduras na mesma espécie vegetal pode variar ao longo do manguezal, provavelmente devido ao regime de marés haverá um ciclo de entrada e saída de espécies. Portanto, novas coletas devem ser feitas para melhor elucidar a dinâmica das espécies de leveduras presentes em manguezal.

Presidente - 2024367 - MELISSA FONTES LANDELL
Interno - 1916144 - GILBERTO COSTA JUSTINO
Externa à Instituição - PATRICIA VALENTE - UFRGS
Externa à Instituição - VANIA MARIA MACIEL MELO - UFC