Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS AUGUSTO DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS AUGUSTO DOS SANTOS SILVA
DATA : 26/10/2022
LOCAL: meet.google.com/rwo-rqdy-xxm

INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DA FLORESTA E LOCAL DO NINHO SOBRE OS RISCOS DE PREDAÇÃO DE OVOS EM SUB-BOSQUE DA FLORESTA TROPICAL ATLÂNTICA

Estrutura da vegetação, hipótese do predador especifico, hipótese da folhagem total, hipótese do predador aquafóbico, predação de ninhos

O risco de predação é um processo espaço-temporal dinâmico no qual cada habitat pode representar um risco maior ou menor para a presa. Esse risco influencia na tomada de decisão da presa para reduzir sua vulnerabilidade e, estratégias anti-predação incluem a melhor escolha do uso do espaço. Além disso, os efeitos sob os locais de ninho são diferenciados devido aos padrões regionais de cobertura de habitat. No entanto, pouco se sabe sobre padrões de atividade e estratégias de busca de ninhos dos predadores. Além disso, para entender estes possíveis padrões de predação algumas hipóteses precisam ser testadas. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar a influência da estrutura da vegetação, do local do ninho e do tipo de predador nos riscos de predação de ninhos de aves de sub-bosque da Mata Atlântica, usando ninhos naturais com ovos artificiais distribuídos em diferentes alturas e distâncias da água e, medindo variáveis de estrutura de habitat, serapilheira, copa e densidade de vegetação. Nossos resultados mostraram que os mamíferos foram os principais predadores dos ninhos, principalmente aqueles distantes entre 25 e 50m da água e construídos no solo ou em altura intermediária. Enquanto que as aves preferiram ninhos mais altos sem qualquer relação com a água. Confirmamos a relação positiva entre locais sem predação e maior densidade de vegetação. No entanto, apesar dos ninhos próximos a água sofrerem menos eventos de predação, os riachos escolhidos para o experimento não parecem atuar como uma barreira, visto que são estreitos e rasos.

Presidente - 1756620 - MARCIO AMORIM EFE
Interno - 1278133 - GUILHERME RAMOS DEMETRIO FERREIRA
Externa à Instituição - MARIA ALICE DOS SANTOS ALVES - UERJ
Externo à Instituição - BENJAMIN TIMOTHI PHALAN