Banca de DEFESA: CICERO DIOGO LINS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CICERO DIOGO LINS DE OLIVEIRA
DATA : 23/02/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual ICBS/Meet - https://meet.google.com/imn-teaz-knz
TÍTULO:

Temas Prioritários para Conservação de Elasmobrânquios Marinhos e Métodos Alternativos para Identificação do Risco de Extinção.


PALAVRAS-CHAVES:

Arraias e tubarões; Produção cientifica; Conservação; Risco de extinção; Atributos bioecologicos.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

Os elasmobrânquios, popularmente conhecidos como arraias e tubarões, estão entre os vertebrados mais antigos ainda vivos, a aproximadamente 400 milhões de anos. Eles possuem papeis cruciais para o ecossistema marinho saudável e funcional, o controle das populações de suas presas. Porém, os elasmobrânquios são um dos principais grupos mais ameaçados de extinção, devido a sobrepesca, poluição dos oceanos e perda de habitat. Nesse contexto, a presente tese visa entender as tendencias das pesquisas científicas sobre esse grupo de animais e identificar métodos que facilitem avaliações de risco de extinção de forma rápida e segura. Para isso, no primeiro capitulo desbravamos o cenário das pesquisas cientificas sobre os elasmobrânquios marinhos, buscado entender quais fatores podem impulsionar mais pesquisas e quais temas são de maior urgência. Observamos que a produção cientifica sobre elasmobrânquios marinhos é crescente de modo exponencial, e que essa produção está mais concentrada em países mais desenvolvidos economicamente, e de alta produção pesqueira. Em relação aos temas abordados, houve uma clara mudança ao longo do tempo, sendo mais comum até os anos 2000 temas como morfologias e anatomia, e mais atualmente temas tais como história de vida, conservação, ecologia. Essa mudança foi de extrema importância, pois destaca a necessidade de entendermos melhor esses animais e buscarmos medidas mais eficaz de conservação. No segundo capítulo, testamos uma metodologia já conhecida (analise demográfica) para avaliar o status populacional local da arraia Hypanus guttatus, comumente capturada no Nordeste do Brasil pela pesca de arrasto. Para essa avaliação usamos apenas dados já publicados sobre história de vida e pesca na região. Detectamos que a espécie tem crescimento populacional negativo (-11,83%) na região, ocasionado principalmente pela captura de indivíduos jovens. Portanto, os principais indivíduos que precisam de atenção para continuação da espécie no Nordeste do Brasil seriam os jovens e neonatos. E no último capítulo, analisamos de forma global e a nível de comunidade os elasmobrânquios marinhos, buscado identificar quais atributos bioecologicos podem ser preditivos de risco de extinção. Observamos que as espécies que apresentam viviparidade e que estão em ambientes mais próximos a costa e habitam águas mais rasas tendem a ter maior riscos de extinção. E que áreas com maior quantidade de captura de tubarões e arrais também são aonde ocorre a maior quantidade de espécies ameaças. Logo requer maior fiscalização nessas áreas, pra evitar que espécies ameaçadas sejam capturas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 400800 - VANDICK DA SILVA BATISTA
Interno(a) - 1639893 - CLAUDIO LUIS SANTOS SAMPAIO
Interno(a) - 823.093.370-72 - LUCAS AUGUSTO KAMINSKI - UFAL
Externo(a) à Instituição - FRANCISCO MARCANTE SANTANA DA SILVA - UFRPE
Externo(a) à Instituição - MATHEUS OLIVEIRA FREITAS
Externo(a) à Instituição - OTTO BISMARCK FAZZANO GADIG - UNESP
Notícia cadastrada em: 17/02/2023 11:26
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 29/04/2024 16:32