Banca de DEFESA: FELIPE ALEXANDRE SANTOS VIEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE ALEXANDRE SANTOS VIEIRA
DATA : 27/04/2023
LOCAL: online

RELACIONANDO SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS CULTURAIS, PRÁTICAS GERADORAS DE VALOR E BEM-ESTAR EM ÁREAS PROTEGIDAS

Áreas Protegidas; Serviços Ecossistêmicos Culturais; Desserviços Ecossistêmicos culturais; Práticas Geradoras de Valor; Amazônia

Áreas protegidas são reconhecidas como essenciais para a conservação da natureza no século XXI. Apesar da grande importância destas áreas no Brasil, sua existência a longo-prazo tem sido ameaçada por setores da sociedade que as vêem como custos de oportunidade frente a outros usos do solo. Assim, para assegurar sua existência a longo-prazo, é necessário que demonstremos todas as formas de valor que elas geram, além do tradicional valor de conservação da biodiversidade. Aqui, utilizamos abordagens tradicionais e inovadoras para quantificar o fornecimento de Serviços e Desserviços Ecossistêmicos Culturais e Práticas Geradoras de Valor, respectivamente, por áreas protegidas brasileiras. No capítulo 1 desta tese, utilizamos questionários presenciais para identificar diferenças na percepção de serviços e desserviços culturais entre moradores de dentro e de fora de áreas protegidas na Amazônia, além de explorar fatores socio-econômicos associados a estas diferenças. Foi observado que moradores de áreas protegidas mencionaram mais recreação social e herança cultural se comparados a moradores de fora destas áreas. Além disso, as comunidades de dentro das áreas protegidas apresentam maior escolaridade e equidade de gênero. Argumentamos que tais diferenças devem estar associadas ao envolvimento destas comunidades com o projeto de manejo do pirarucu, que tem sido apontado como responsável por outros inúmeros benefícios sociais e ecológicos. No capítulo 2, foi possível identificar quais são as práticas geradoras de valor mais relevantes para visitantes domésticos e internacionais nas áreas protegidas costeiras a partir do numero de paginas na internet mencionando estas atividades. Como esperado, foi observado que recreação social é mais relevante para visitantes internacionais enquanto uso de recursos naturais é mais importante para visitantes domésticos. De forma geral, todas as categorias de praticas geradoras de valor foram mais salientes em parques nacionais, se comparados com parques estaduais ou municipais. Finalmente, conclui-se que nossos resultados na Amazônia podem servir como uma importante linha de base para avaliações de serviços e desserviços ecossistêmicos no futuro. Recomendamos também a criação de bases de dados integradas que possam ser rapidamente analisadas em conjunto para auxiliar as tomadas de decisão nas áreas protegidas deste icônico bioma. Ainda, a utilização do índide de saliência cultural baseado na quantidade de páginas da internet contendo termos-chave se demonstrou adequada para mensurar práticas geradoras de valor em áreas protegidas. Esperamos que a utilização desta abordagem possa ser replicada para a avaliação da importância de assets em áreas protegidas, como espécies icônicas/ameaçadas e atrativos turísticos. No futuro, é esperado que a maior capacidade de processamento dos computadores e o desenvolvimento de novas ferramentas para coletar e analisar os dados provenientes da internet possibilitem a geração de informações que auxiliem tomadas de decisão em áreas protegidas em tempo real.

Interno(a) - 1278133 - GUILHERME RAMOS DEMETRIO FERREIRA
Interno(a) - 2882780 - RICHARD JAMES LADLE
Interno(a) - 2269625 - ROBSON GUIMARAES DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - BRÁULIO ALMEIDA SANTOS - UFPB