Banca de QUALIFICAÇÃO: RAWELLY DE OLIVEIRA GONCALVES

DISCENTE : RAWELLY DE OLIVEIRA GONCALVES
DATA : 22/12/2023
LOCAL: meet.google.com/zte-frzy-dcc

VARIAÇÃO NOS PADRÕES DE DIMENSÃO DA BIODIVERSIDADE EM AVES SEGUIDORAS DE CORREIÇÃO AO LONGO DO GRADIENTE LATITUDINAL NA REGIÃO NEOTROPICAL

diversidade funcional, diversidade filogenética, interação ecológica, avifauna, Américas

O trabalho investiga a variação nos padrões de dimensão da biodiversidade em aves seguidoras de correição ao longo do gradiente latitudinal na região neotropical, um tema complexo dada a reconhecida maior biodiversidade nas regiões de baixa latitude. A pesquisa desafia a noção convencional de que a riqueza de espécies é sinônimo de biodiversidade, argumentando que outras dimensões, como funcional e filogenética, são cruciais para uma compreensão holística e para a conservação eficaz. Para entender essa variação multidimensional, foram coletados e analisados dados taxonômicos e funcionais das assembleias de aves seguidoras de formigas de correição. A metodologia envolveu uma revisão sistemática da literatura e coleta de dados in situ, utilizando a plataforma Scopus e bases de dados como AVONET para traços funcionais das espécies. Modelos Lineares Generalizados foram aplicados para examinar a relação entre a latitude e os índices de biodiversidade. Os resultados do estudo, que incorporou 32 documentos relevantes e informações de 388 espécies de aves, indicaram que a latitude não é um preditor significativo da diversidade taxonômica e funcional. Isso sugere que a distribuição da biodiversidade é influenciada por uma gama de outros fatores, potencialmente ofuscando o efeito da latitude. A pesquisa também notou a presença de outliers, sugerindo que condições ecológicas únicas ou erros de medição podem ter afetado a análise estatística. A discussão do trabalho ressalta que o efeito da latitude na biodiversidade é complexo e não pode ser simplificado por um gradiente linear. Fatores bióticos e abióticos, a heterogeneidade do habitat e a história evolutiva das espécies são provavelmente mais impactantes localmente do que a latitude. Além disso, a pesquisa destaca a necessidade de uma abordagem holística para entender os padrões de biodiversidade, levando em conta múltiplas variáveis e a interação entre elas. Em conclusão, o estudo aponta para a importância de estratégias de conservação multifacetadas e contextualizadas, que levem em consideração a complexidade dos ecossistemas neotropicais. Ele reforça que a conservação eficaz requer uma compreensão ampliada da biodiversidade que vai além dos gradientes latitudinais e inclui a interação entre diversos fatores ambientais e bióticos.

Presidente - 1756620 - MARCIO AMORIM EFE
Interno(a) - 1278133 - GUILHERME RAMOS DEMETRIO FERREIRA
Interno(a) - 2360032 - KIM RIBEIRO BARAO
Externo(a) à Instituição - MARCO AURELIO PIZO FERREIRA - UNESP