RELAÇÃO ENTRE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E ESCOLARIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Distribuição de Renda, Revisão Sistemática de Literatura, Escolaridade, Desenvolvimento Econômico.
A realização de uma revisão sistemática de literatura permite que os estudiosos sobre a temática distribuição de renda e escolaridade consolide o conhecimento existente sobre esse tema, ao reunir e sintetizar os achados de diversos estudos já realizados. Isso possibilita uma compreensão mais ampla e profunda da relação entre distribuição de renda e escolaridade. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é encontrar evidências acerca das pesquisas sobre a relação entre a distribuição de renda e escolaridade a partir da literatura científica internacional. Utilizou-se a técnica de revisão sistemática de literatura com base no protocolo desenvolvido por Tranfield, Denyer e Smart (2003) que abrange três etapas: (1) planejamento da revisão; (2) realização da revisão e (3) disseminação do conhecimento. Para tanto, utilizou-se o corpus textual contendo 128 artigos primários a partir de critérios rígidos de seleção da amostra coletada nas bases de periódicos Scopus e Web of Science, visando responder a problemática de pesquisa. Os resultados auferidos para artigos primários foram estratificados numa planilha eletrônica excel por meio da análise de conteúdo e utilizando-se dos pacotes bibliométricos VOSviewer, Bibliometrix, Gephi e T-Lab Plus 2022, de onde foi possível aferir a validade das três principais leis bibliométricas acerca da análise da produtividade de autores (Lei de Lotka), produtividade dos periódicos (Lei de Bradford) e nuvem de palavras (Lei de Zipf). Além disso, esse trabalho dissertativo fornece aos leitores um rol de proposições sobre insights sobre a relação investigada visando desenvolver trabalhos futuros.