Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR RODRIGUES PEREIRA

DISCENTE : VITOR RODRIGUES PEREIRA
DATA : 06/09/2022
LOCAL: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEAC (on-line)

A cor da pele interfere na obtenção de maiores rendas no mercado de trabalho alagoano?

Desigualdada racial; mercado de trabalho alagoano; diferenças de renda entre raças; discriminação racial.

O objetivo do presente trabalho é analisar as desigualdades de rendimentos estabelecida entre brancos e negros no mercado de trabalho alagoano, para os anos de 2000 a 2018. Este estudo tem como importância fundamental por trazer evidências da discriminação racial na qual os negros, representando a maior parte da população, mesmo com maior dificuldade de igualar o nível escolar do branco em média não consegue ter uma renda próxima. E como o contexto histórico de uma cultura, antes escravista, influência nesses resultados. Essa temática em Alagoas ainda é pouco explorada, o que torna esse trabalho ainda mais relevante ao contexto regional. A pesquisa tem um caráter qualitativo e pode ser classificada como descritiva e exploratória. Fará uma ampla revisão da literatura, com utilização de dados secundários, captados via Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Censos Demográficos e Pesquisas Nacionais por Amostras de Domicílios, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Posteriormente, será elaborada uma série histórica com tabelas e gráficos, auxiliados pela estatística descritiva. O presente trabalho visa qualificar o debate sobre as persistentes diferenças de renda entre raças, através de dados relacionados a emprego, educação e salário em Alagoas. É esperado comprovar a existência de uma discriminação intrínseca à população negra que limita o desenvolvimento econômico e a igualdade de oportunidades entre raças no Estado de Alagoas.

Interna - 1514965 - ANA MARIA RITA MILANI
Interno - 1653079 - CID OLIVAL FEITOSA
Externo à Instituição - PAULO SERIGO SOUZA FERREIRA - UFS
Notícia cadastrada em: 28/08/2022 11:50