Banca de DEFESA: VITOR RODRIGUES PEREIRA

DISCENTE : VITOR RODRIGUES PEREIRA
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEAC - Defesa online

A INFLUÊNCIA HISTÓRICA E RACIAL NAS DISPARIDADES DE EDUCAÇÃO E RENDA NO MERCADO DE TRABALHO DO ESTADO DE ALAGOAS (2000-2020)

Desigualdada racial; mercado de trabalho alagoano; diferenças de renda entre raças; discriminação racial.

Esta pesquisa examina as influências da identidade racial e do legado histórico escravo nas disparidades de renda no mercado de trabalho do Estado de Alagoas ao longo do período de 2000 a 2020. Utilizando uma abordagem de economia social, este estudo busca compreender como fatores históricos e socioculturais impactaram a distribuição de renda entre diferentes grupos étnico-raciais na região. Por meio de dados econômicos e sociais, foram avaliadas as relações entre características raciais, histórico de escravidão, níveis educacionais e renda auferida. Essa temática em Alagoas ainda é pouco explorada, o que torna esse trabalho ainda mais relevante ao contexto regional. A pesquisa tem um caráter qualitativo e pode ser classificada como descritiva e exploratória. Com utilização de dados secundários, captados via Pesquisas Nacionais por Amostras de Domicílios, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e dados de matriculas obtidos na Universidade Federal de Alagoas. Os resultados revelam a persistência de disparidades significativas de renda entre grupos raciais, indicando que a cor da pele continua a desempenhar um papel relevante na determinação dos ganhos no mercado de trabalho alagoano e brasileiro. Além disso, observou-se que o legado histórico da escravidão exerce uma influência substancial sobre as disparidades de renda, moldando oportunidades de emprego, acesso à educação e mobilidade social. As conclusões deste estudo têm implicações para políticas públicas voltadas a equidade e inclusão, destacando a importância de abordagens que enfrentem tanto as raízes históricas, quanto os desafios contemporâneos na não somente na partida de sua jornada, mas também com políticas que de fato rompam com o círculo vicioso e se tenha um mercado de trabalho mais justo e igualitário.

Presidente - 1653079 - CID OLIVAL FEITOSA
Interno(a) - 1514965 - ANA MARIA RITA MILANI
Externo(a) à Instituição - PAULO SERIGO SOUZA FERREIRA - UFS
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 16:15