PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ROBERTO DANTAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOSÉ ROBERTO DANTAS DA SILVA
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Sala 104

TERRITÓRIO E IDENTIDADE: OS DESAFIOS DO COTIDIANO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS FILÚS, MARIANA E JUSSARINHA/AL

O território tem passado por várias transformações e a ciência geográfica o entende como sendo uma relação de poder que politicamente materializa-se no espaço. Neste aspecto, o território é singularmente revelador das condições presentes do cotidiano, bem como da formação da identidade. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a formação territorial, evidenciando a identidade em meio aos desafios do cotidiano das comunidades remanescentes de quilombo, Filús, Mariana e Jussarinha, que se localizam no município de Santana do Mundaú/AL. Neste trabalho privilegiamos o método qualitativo-quantitativo e exploratório. Como aporte teórico destaca-se Anjos (2014), Certeau (2009), Fanon (1968), Haesbaert (2007), Hall (2011), Lefebvre (1991), Lindoso (2011), Munanga (2012), Santos (1996), entre outros. Enquanto procedimentos metodológicos, realizamos levantamentos bibliográficos, trabalho de campo, onde foram aplicados 60 (sessenta) questionários, além de entrevistas com os representantes de cada uma das comunidades, registros fotográficos, elaboração de gráficos e tabelas. Percebemos que seus cotidianos são marcados por inúmeros desafios, entre eles, o analfabetismo, a quantidade de filhos, as condições habitacionais. Além das doenças que representam a maior dificuldade, sobretudo em Filús, por causa do albinismo. Assim como em Jussarinha, pelo seu quadro de complicações neurológicas e psiquiátricas e, por fim, em Mariana com a presença de doença de chagas. A relevância desta pesquisa consiste em um debate acerca de conceitos, com destaque para o território, cotidiano, identidade, preconceito, alienação, desalienação, dentre outros, os quais possibilitam a discussão sobre as comunidades quilombolas no contexto histórico-geográfico na atualidade.

PALAVRAS-CHAVE:

Território; Comunidades Quilombolas; Cotidiano; Identidade

ÁREA: Geografia

Interno(a) - 1214339 - ANTONIO ALFREDO TELES DE CARVALHO
Presidente - 1791144 - MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS
Externo(a) ao Programa - 3062821 - MARIANA GUEDES RAGGI
Notícia cadastrada em: 28/08/2019 12:37
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 29/03/2024 03:45