Banca de DEFESA: JOSÉ LEANDRO ALVES VIANA



Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOSÉ LEANDRO ALVES VIANA
DATA: 20/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 104
TÍTULO:

OS RESULTADOS NA CADEIA DE PRODUÇÃO LEITEIRA DE BOM CONSELHO - PE A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DE UMA AGROINDÚSTRIA NO MUNICÍPIO.


RESUMO:

As cadeias de produção leiteira espalhadas pelo Brasil e pelo mundo possuem participação significativa na estrutura econômica de diversos países e regiões do planeta, as indústrias envolvidas nesse processo fabricam uma série de produtos largamente consumidos diariamente por boa parte da população mundial, assim sendo, este estudo trata dos resultados na cadeia de produção leiteira de Bom Conselho – PE a partir da implantação de uma agroindústria no município. Esta pesquisa investiga os resultados partindo da estratégia utilizada pela empresa para a implantação de sua unidade na localidade, assim sendo, considerando esse processo realizamos uma análise do mesmo, a partir das expectativas que foram geradas no setor leiteiro do município e do anúncio da vinda da companhia. Do mesmo modo, buscamos também compreender o que a implantação da empresa produziu na cadeia de produção leiteira local, assim como a visão de alguns segmentos sociais ligados ao setor leiteiro a respeito da realidade encontrada. Da mesma forma, a percepção das inquietações, debates e questionamentos da população local e dos integrantes da cadeia de produção leiteira do município em relação ao desenvolvimento e crescimento do setor constituem-se a principal justificativa de sua realização, logo, os questionamentos levantados e as expectativas geradas, são ao mesmo tempo fontes e pressupostos para a realização deste estudo. A metodologia aplicada parte de um extenso levantamento bibliográfico tendo por base as obras de Althusser (1998); Chesnais (1996); Cholley (1964); Corrêa (1995); Espíndola (1999); Santos (1977), (1986), (1997), Serfati (2005) e Viana e Ferras (2007) dentre outros autores. Utilizamos como fontes para nossa pesquisa a coleta de dados e informações na imprensa local e em diversas instituições ligadas ao setor, da mesma forma, empregamos como procedimentos metodológicos a realização de entrevistas diretas com diversos representantes e integrantes de seguimentos ligados à cadeia de produção leiteira local, além de ensaios fotográficos, elaboração de gráficos, tabelas e quadros. Nos resultados desta pesquisa vemos como positiva a atuação da Lactalis na localidade, já que a mesma trouxe desenvolvimento, crescimento e realizou diversos investimentos principalmente na cadeia de produção leiteira local, com tecnologias, inovações, novos métodos e técnicas para a produção leiteira do município.


PALAVRAS-CHAVE:

Estratégia. Expectativas. Setor leiteiro.


PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1837255 - DOMINGOS SAVIO CORREA
Externo(a) à Instituição - JOSE MESSIAS BASTOS - UFSC
Interno(a) - 1121307 - LINDEMBERG MEDEIROS DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 28/01/2020 12:39
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 27/02/2024 13:51