PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO CAVALCANTE LINS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: THIAGO CAVALCANTE LINS SILVA
DATA: 10/09/2020

ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA DA DUNAS DO BAIXO SÃO FRANCISCO, ALAGOAS

A compreensão das dinâmicas costeiras tem se tornado temática cada vez mais emergente na Geografia Física, em especial, na Geomorfologia, ramo que vem realizando significativas contribuições para a compreensão destes ambientes, discutindo as modificações das paisagens e seus reflexos nos modelados, sensibilidade a variações enérgicas. Os modelados costeiros são bastante sensíveis a variações, resultando em ocasionais processos de remodelamento, muito comum em campos de dunas. Essas feições costeiras inconsolidadas possuem balanceamentos e inter-relações que resultam em uma multiplicidade de modelados eólicos, estruturados a partir dos processos transportadores e deposicionais por vias aéreas. O Campo de Dunas do Baixo São Francisco, constitui uma área bastante dinâmica no Litoral de Alagoas, por este motivo apresenta uma diversidade de estudos relacionados ao mesmo, entretanto, os estudos de natureza geológica-geomorfológica são datados da década passada, necessitando de atualizações e ajustes. Daí surge a necessidade de estudos sistemáticos que busquem rediscutir a dinâmica geomorfológica e processos de transformação nessa porção de exceção do litoral do Estado. Nisso, o presente trabalho constitui uma proposta de análise integrada da dinâmica geomorfológica, visando compreender as transformações e processos morfológicos nessa área ao longo do Quaternário Tardio, com foco nas últimas décadas. Utilizando para isso técnicas de análises sedimentológicas e geomorfológicas, com caracterização do conteúdo e estruturas sedimentares, bem como, o mapeamento de unidades do relevo e quantificação de parâmetros morfométricos, além das técnicas de modelagem espacial em uma tentativa de projetar cenários futuros através de modelos 1D e 2D, integrando metodologias e análises tradicionais a um amplo leque de modernas ferramentas computacionais.

PALAVRAS-CHAVE:

Geomorfologia Costeira; Depósitos Eólicos; Análise Espaço-Temporal.

ÁREA: Geografia

Interno(a) - 1717255 - ANA PAULA LOPES DA SILVA
Externo(a) ao Programa - 1881518 - BRUNO FERREIRA
Externo(a) à Instituição - MARCO TULIO MENDONÇA DINIZ - UFRN