PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de DEFESA: MANOEL NASCIMENTO DE OLIVEIRA NETO

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MANOEL NASCIMENTO DE OLIVEIRA NETO
DATA: 25/02/2021
LOCAL: Videoconferência

REGIÕES E REGIONALIZAÇÕES EM ALAGOAS

Nos últimos anos, as modificações na dinâmica social brasileira refletiram em novas configurações na organização do espaço, na necessidade de compreender tais modificações, em 2017 o IBGE lançou a proposta de regionalização - as Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias - em substituição as Mesorregiões e Microrregiões Geográficas. A partir da análise da metodologia proposta na configuração regional observa-se a necessidade de elaboração de divisões regionais cada vez mais detalhadas, que sejam capazes de explicar as modificações e a dinâmica na organização espacial brasileira, bem como todas essas transformações se materializam no espaço. As modificações metodológicas baseadas no estudo da Região de Influência das Cidades – REGIC evidenciam alterações relevantes na organização espacial e na rede urbana brasileira nas últimas décadas. Portanto, é necessário identificar quais as principais alterações na metodologia entre as propostas de divisão regional de 1990 e 2017, utilizando Alagoas como referência para a análise. Com o objetivo de apresentar e debater as diferenças de metodologias definidas pelo IBGE com relação à regionalização em Microrregiões Geográficas e Regiões Geográficas Imediatas. Bem como as mudanças na organização espacial em Alagoas nas últimas décadas, que serviram de parâmetro para a divisão regional.

PALAVRAS-CHAVE:

Organização espacial. Regionalização. Região Geográfica. REGIC. IBGE

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia

Interno(a) - 192.835.987-68 - MIGUEL ANGELO CAMPOS RIBEIRO - UFRJ
Presidente - 1188049 - PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
Externo(a) à Instituição - TEREZA CONI AGUIAR - UFF
Notícia cadastrada em: 25/01/2021 09:31
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/03/2024 05:57