Banca de DEFESA: CLEVISSON JOSÉ DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEVISSON JOSÉ DA SILVA
DATA : 01/03/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

OS USOS DO TERRITÓRIO NO SETOR PRODUTIVO: POR UMA INDUSTRIALIZAÇÃO LOCAL DO ESTADO DE ALAGOAS


PALAVRAS-CHAVES:

Território usado. Indústria local. Região Geográfica Imediata de Arapiraca. Desenvolvimento territorial. Grupos empresarias locais. Atacadistas distribuidores.


PÁGINAS: 190
RESUMO:

A inquestionável capacidade de transformação da industrialização tem emanado inúmeros estudos em diferentes escalas no âmbito das ciências humanas e sociais. Entretanto, no caso do estado de Alagoas, com frequência são trabalhos voltados à análise dos grandes empreendimentos localizados na sua parte litorânea. E, mais, analisados na perspectiva das antigas políticas de desenvolvimento adotadas no Brasil, geralmente sob a tônica de uma supervalorização das indústrias externas em detrimento das atividades internas. Trilhando por outro caminho, pensando no desenvolvimento territorial a partir da coordenação do Estado em relação as forças produtivas que o território alagoano já dispõe internamente, o presente estudo tem por objetivo central entender os usos do território empreendidos pelas indústrias locais na Região Geográfica Imediata de Arapiraca. Para tanto, buscou-se analisar a organização econômica do estado de Alagoas, a gênese das indústrias locais dessa região, sua organização a partir das estratégias de capilaridade, bem como reconhecer os sistemas de ações que permitem as indústrias locais usarem o território alagoano e nordestino, e averiguar o ativismo estatal no fortalecimento dessas atividades. A metodologia compreendeu a tríade que constitui a pesquisa em Geografia: pesquisa bibliográfica, referente ao tema investigado; pesquisa documental e de dados, visando a aquisição de documentos históricos e de conteúdos normativos, além de dados secundários publicados por instituições oficiais; e pesquisa de campo, que possibilitou a aquisição de dados primários, o conhecimento da área estudada e a absorção do conhecimento da realidade, com a aplicação da teoria aliada a métodos consistentes de análise. Os resultados obtidos revelaram que baseadas na pequena produção mercantil, as indústrias locais tiveram um papel fundamental no crescimento da Região Geográfica Imediata de Arapiraca. Sendo assim, em grande parte, responsáveis pela sua dinâmica atual, representando atividades que usando o território de uma maneira diferenciada, a partir da utilização de sistemas de ações bem articulados, constituem um forte potencial no processo de desenvolvimento territorial da referida região. E dessa forma, possibilitando importantes transformações nas bases produtivas baseadas nas iniciativas locais, sobretudo no contexto do latifúndio alagoano ainda marcado pela dependência do setor agroindustrial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1214339 - ANTONIO ALFREDO TELES DE CARVALHO
Interno - 1120864 - CICERO PERICLES DE OLIVEIRA CARVALHO
Interna - 1495516 - LUCIANE MARANHA DE OLIVEIRA MARISCO
Externo à Instituição - FABIO GUEDES GOMES - UFAL
Notícia cadastrada em: 26/02/2021 09:34
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 05/03/2024 09:08