PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ROBERTO GALDINO DE BARROS FILHO

DISCENTE : JOSÉ ROBERTO GALDINO DE BARROS FILHO
DATA : 08/09/2021

Mineração em Alagoas: análise sobre os impactos da atividade extrativa mineral de sal-gema em Maceió/AL.

Maceió, sal-gema, mineração, setor cloro-químico, desastre ambiental

Este projeto propõe o desenvolvimento de uma reflexão teórica crítica sobre a Industria mineral de sal-gema e os impactos de sua atuação na cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas. Esta mineração subsidia matéria-prima para o setor cloroquímico que possui relevância para a economia local e regional porem esta atividade é apontada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) como responsável pelo maior desastre ambiental em ocorrência localizado em área urbana da América Latina, atingindo diretamente cerca de 50 mil pessoas, danos causados a cidade pelo modelo extrativo mineral de sal-gema. Na perspectiva de investigar a problemática e dar contribuição da ciência geográfica ao tema, realiza-se inicialmente um estudo histórico-dialético sobre a formação social e econômica do Estado de Alagoas, dando ênfase nas especificidades desse processo na cidade de Maceió. Em seguida é feita uma caracterização dos aspectos físicos e biológicos, identificando a morfologia e a geologia da região explorada, substanciando elementos fundamentais da região onde ocorre as atividades de extração de sal-gema na Laguna Mundaú e em três bairros. Obtendo tais informações para embasamento cientifico é construído no decorrer uma contextualização da mineração entorno do sal-gema em Alagoas, que envolve o histórico da extração, os processos e evolução do beneficiamento (cloro/soda/DCE), e também a história da empresa responsável desde o surgimento da Salgema S/A e os acontecimentos ocorridos até a privatização e em seguida o surgimento da gigantesca petroquímica Braskem S/A. Apontando as contribuições do polo cloroquímico para a economia alagoana e as suas contradições que surgiram. Na sequência apresenta-se uma compreensão sobre o desastre ambiental em ocorrência, baseado nos relatórios da CPRM (2019) e de alguns estudos técnicos posteriores que descrevem o processo de subsidência que já atinge 5 bairros da cidade e os riscos ambientais diagnosticados. Por fim é construída uma análise geográfica sobre os impactos ambientais, sociais e econômicos causados e suas consequências para a cidade de Maceió.

Externa à Instituição - CLÁUDIA MARINA RIVERA ESCORCIA
Interno - 1837255 - DOMINGOS SAVIO CORREA
Presidente - 1458194 - MARTA DA SILVEIRA LUEDEMANN
Notícia cadastrada em: 09/07/2021 10:18