RELAÇÕES RACIAIS, LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO E A CONSTRUÇÃO DE HIERARQUIAS SOCIAIS
Ensino de Geografia; Relações étnico-raciais; Livro Didático.
Na última década, os questionamentos acerca do Livro Didático foram marcados por debates em encontros e congressos científicos, discutindo a elaboração e produção desses materiais, conforme as novas propostas para a educação, contemplando o Ensino de Geografia. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo geral, analisar como as relações raciais são apresentadas em três coleções de livros didáticos de Geografia do Ensino Médio em Alagoas, com vistas a discutir os discursos presentes nestes materiais. Em relação aos objetivos específicos, pretende-se: Abordar os conceitos: Racismo Estrutural, Raça, Etnia, Livro Didático e Colonialidade e sua relevância para o Ensino da Geografia; Historicizar o Livro Didático como importante recurso didático para a Educação Básica e para o Ensino de Geografia; Discutir o Ensino de Geografia com vistas a possibilitar caminhos para a construção da cidadania para os estudantes do Ensino Médio nas escolas de Alagoas; Compreender como vem sendo abordada a temática racial e o respeito a pessoas negras na Geografia Escolar, visando discutir a realização dessas práticas e sua relação com os Livros Didáticos de Geografia, verificando se este conteúdo está de acordo com o que é estabelecido pelo PNLD; Identificar e debater as principais linguagens utilizadas na abordagem dos conceitos de Raça e Etnia das três coleções em análise. Nessa pesquisa de cunho qualitativa, realizamos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, que tem como autores principais: Cavalcanti (1998), Callai (2010), Ianni (2004), Munanga (2004), Santos (2018), Quijano (2010) Tonini (2002), e análise documental, consultamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e analisamos algumas teses e/ou dissertações que tratam da temática em análise, estudo de leis e diretrizes que regem a elaboração dos livros didáticos, e elaboração de quadros. pesquisa tem o intuito de contribuir com a discussão da temática das relações raciais nos Livros Didáticos de Geografia, uma vez que estes materiais executam papel protagonista na educação pública brasileira. A pertinência em discutirmos a temática se deve a urgência em promovermos o debate sobre as relações étnico-raciais e a educação básica, entendendo o Ensino de Geografia como uma das ferramentas para a construção de uma sociedade antirracista.