PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANNE SANTOS DE ALMEIDA MENDONCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYANNE SANTOS DE ALMEIDA MENDONCA
DATA : 09/09/2021
LOCAL: Videoconferência

Territorialização turística de empreendimentos imobiliários e conflitos socioespaciais na Rota Ecológica, litoral norte de Alagoas

Territorialização. Turismo. Conflitos Socioespaciais. Rota Ecológica

O turismo é um importante fator de produção do espaço geográfico. Ao se estabelecer em determinado recorte espacial, ele gera novas territorialidades, interfere nas territorialidades existentes, modifica os lugares e a paisagem, frequentemente gerando conflitos socioespaciais. Extensas áreas litorâneas da região Nordeste do Brasil vêm passando por processo de turistificação que tem causado uma série de conflitos socioespaciais, provocando muito debate sobre a ação do turismo no espaço, bem como sobre o seu impacto nos interesses das populações locais. Assim, o lugar de vivência das populações preexistentes, seus vínculos sociais e de pertencimento são alterados, para atender ao consumo para e pelos turistas. Esse fenômeno de natureza geográfica tem gerado a exclusão e marginalização de anfitriões e o esvaecimento de aspectos da cultura local. Além disso, o avanço do mercado imobiliário e a especulação em torno do valor da terra, frequentemente excluem parte da população preexistente, gerando inclusive dificuldades de acesso aos seus meios de vida tradicionais. Esses tipos de problemas, muito difundidos no litoral nordestino, também vêm ocorrendo em um trecho do litoral norte de Alagoas, com uma extensão linear de 23 km, e que abrange partes dos municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. Essa parte do litoral de Alagoas forma o destino turístico Rota Ecológica, o qual tornou-se conhecido por meio de uma oferta turística alternativa, composta, principalmente, de meios de hospedagem denominados de “pousadas de charme”. Entretanto, à medida em que a oferta dessas pousadas tornou o destino nacional e internacionalmente conhecido, começaram a surgir localmente, a partir de aproximadamente 2016, investimentos voltados à construção de empreendimentos turístico-imobiliários, com projetos arquitetônicos que descaracterizam a paisagem, indo na contramão do estilo das pousadas de charme. O objetivo dessa pesquisa é analisar a territorialização dos empreendimentos imobiliários no destino turístico Rota Ecológica, buscando compreender os conflitos socioespaciais e ambientais que eles têm causado. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva, e adota abordagem indutivo-dedutiva. Será usado procedimento de amostragem não-probabilística, intencional, buscando-se identificar e entrevistar agentes sociais relevantes para o exame do problema de pesquisa, por meio de entrevistas semiestruturadas. Também serão usados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: levantamentos de campo, para observação direta, registro fotográfico, e entrevistas exploratórias; exame de imagens do Google Earth; e análise de documentos públicos e privados. Espera-se que essa pesquisa contribua para avanços na compreensão das formas pelas quais o turismo tem contribuído para a produção do espaço litorâneo nordestino, incluindo os conflitos relacionados aos grupos sociais envolvidos.

Presidente - 1121307 - LINDEMBERG MEDEIROS DE ARAUJO
Externa à Instituição - MANUELA GRACE DE ALMEIDA ROCHA KASPARY - IFAL
Interno - 1188049 - PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
Notícia cadastrada em: 19/07/2021 09:59