PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Telefone/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISON ALVES SILVERIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALISON ALVES SILVERIO
DATA : 16/09/2021
LOCAL: Videoconferência

TERRITORIALIZAÇÃO DA INTERNET NA CIDADE DE LAGOA DO OURO – PERNAMBUCO

Território; Meio Técnico-Científico-Informacional, inlusão digital.

A Arpanet, primeira rede de computadores, entrou em funcionamento em 1969, e assinalou o início de uma nova era, marcada pela revolução das tecnologias da informação e comunicação. Entretanto, o Brasil só entraria nessa avançada etapa de desenvolvimento do Meio Técnico-Científico-Informacional, quase duas décadas depois através do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Inicialmente, as conexões ficaram restritas ao setor acadêmico, e somente, anos depois, seriam destinadas aos usuários domésticos e às empresas. A partir de então, esse quadro mudou consideravelmente. Atualmente, é possível constatar a expansão do acesso da população brasileira à rede mundial de computadores, não obstante as situações de desigualdades em relação ao acesso a esse objeto técnico no território nacional. À luz desse contexto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o processo de territorialização da internet na cidade de Lagoa do Ouro, no Agreste Meridional de Pernambuco, a partir da infraestrutura, acesso e uso entre diferentes grupos sociais. A despeito dos dados revelados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último censo, realizado em 2010, quando possuía 215 microcomputadores em 3.390 domicílios e somente oitenta e sete (87), conectados a internet, afora a não contabilização dos 2.130 aparelhos de telefonia celular, que então não foram levados em consideração como ferramentas de acesso, a partir da segunda metade do segundo decênio do século atual, é visível a expansão da internet em diferentes áreas da cidade.  Com efeito, o advento da conexão móvel e sem fio, somado a outros fatores, fizeram os smartphones se tornarem as principais ferramentas de acesso à web, contribuindo com a expansão e popularização da internet. Em Lagoa do Ouro, as operadoras de telefonia móvel, Vivo e Claro, oferecem 100% de cobertura 3G/4G, além das empresas provedoras de internet fixa, que oferecem conexões via fibra ótica, redefinindo dessa forma, a territorialização da internet na cidade.

Externo à Instituição - FABIO TOZI - UFMG
Presidente - 1214339 - ANTONIO ALFREDO TELES DE CARVALHO
Interno - 1120864 - CICERO PERICLES DE OLIVEIRA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 30/08/2021 16:24